A transformação digital dos negócios envolve muito mais que tecnologia. E, por isso, os maiores benefícios têm a ver com as pessoas e a forma de fazer negócios.

Muitas empresas pensam em transformação digital como um processo puramente tecnológico, como se a implementação de sistemas baseados em softwares fosse lançá-las ao mundo da eficiência, dobrando a lucratividade e tudo mais. Assim, como mágica. Outras, por sua vez, acham que não têm tamanho nem verba para isso. Errado e errado.

Uma coisa é certa: digitalizar é um passo essencial e indispensável, independentemente do tamanho do negócio. Só que antes de investir em tecnologia, é preciso fazer uma revisão geral e derrubar mitos que só atrapalham o crescimento saudável e “pé no chão” que a tecnologia traz.

A transformação digital muda tudo: a cultura da empresa, a forma como novos produtos e serviços são criados e oferecidos, o jeito de vender.

Navegue pelo índice

    Antes do digital vem a transformação

    Conhecer e admitir qual é a cultura organizacional da empresa é essencial para entender em qual ponto da jornada se está – e o que precisa ser resolvido para se chegar às metas de digitalização do negócio.

    Parece esquisito, mas a transformação digital não é possível sem pessoas (mas as pessoas certas). E o medo número um dos profissionais em um processo desses é perder o emprego. É uma preocupação legítima, que precisa ser trabalhada durante toda a implantação para evitar boicotes – inconscientes ou não.

    Pense da seguinte maneira: se a transformação digital for bem-sucedida e o negócio começar a crescer, a empresa precisará de mais pessoas – não de menos. Haverá, isso sim, a necessidade de as pessoas progredirem profissionalmente para acompanhar o ritmo e as novas demandas. Apresente esse tema para suas equipes como uma oportunidade de evolução.

    Conheça os perfis das pessoas que trabalham na empresa. Saiba se elas têm condição de encabeçar os projetos, exerça influência positiva sobre o grupo para disseminar os conceitos e entenda o quanto elas estão abertas para sair da zona de conforto e se lançar em novos desafios.

    Faça com que a equipe seja uma participante ativa dessa transformação. As pessoas que trabalham no dia a dia conhecem muito bem o que funciona e no que não funciona, muitas vezes podendo dar indicativos muito preciosos sobre qual direção tomar nas operações.

    Mapeie o que você já tem

    Faça um mapeamento das tecnologias e dispositivos que sua empresa dispõe e como são utilizados para melhorar o desempenho do negócio. Saiba o quão seguras estão as informações dentro dos seus sistemas. Esse é um pilar fundamental para quem quer entrar na era digital de corpo inteiro.

    A partir daí, será mais fácil saber o que precisa ser atualizado ou trocado, quais serviços serão contratados, quais áreas serão priorizadas, em quanto tempo e, principalmente, dentro de qual orçamento. Como diria aquela frase: “dinheiro não nasce em árvore”. Antes de investir, saiba o que o negócio precisa para sair de onde está e chegar aonde se deseja.

    Esse processo deve se repetir e se repetir até que a implantação seja concluída. Dessa forma, é possível diagnosticar problemas e solucioná-los mais rapidamente.

    transformação digital

    Comece pelo básico

    Se sua empresa vende produtos ou serviços via e-commerce ou se sua equipe trabalha remotamente (em vendas, no administrativo ou no desenvolvimento de tecnologia), as informações precisam de um local seguro e de fácil acesso para todos. O negócio precisará da infraestrutura certa para que os sites e os dados estejam atualizados em tempo real, com estabilidade e segurança.

    Isso pode ser conseguido contratando um serviço de Cloud Computing de empresas confiáveis. Ele permite a hospedagem de e-commerces, sites, informações e documentos, com garantia de estabilidade e alto nível de serviço.

    Antes de contratar uma infraestrutura de cloud, analise sua necessidade e o perfil do produto. Veja quais sistemas operacionais e linguagem são suportados, como é a navegabilidade do painel de controle, a capacidade de armazenamento e se atende à escalabilidade prevista.

    A Locaweb, por exemplo, tem toda a sua infraestrutura alocada no Brasil, garantindo mais previsibilidade na cobrança (sem surpresas causadas pela variação cambial ou tributação), baixa latência de rede, mais segurança e confidencialidade das informações (usamos serviços baseados na Intel Cloud Technology, que tem arquitetura pensada para proteção de dados).

    Seja ágil na transformação digital

    Um grande trunfo da Metodologia Ágil é resolver demandas de maneira rápida, dinâmica e focada. Ela está fortemente associada à gestão de TI, mas com um pouco de criatividade é possível adaptar e implantar em muitos outros departamentos da empresa. E isso é fundamental para a transformação digital do negócio.

    Uma sugestão aqui para usar de maneira adaptada: em reuniões com toda a equipe e sua liderança, as atividades deverão ser mapeadas e os prazos de entrega negociados ali na hora, com quem fará cada atividade. O importante é que as pessoas entendam como suas ações impactam no trabalho das outras pessoas e que tudo está interligado. Nesse momento, podem surgir ideias e formas melhores de resolver demandas, sem perda de qualidade e com ganho de eficiência.

    Monte um quadro com as responsabilidades de cada um e os prazos, para que todos os envolvidos tenham acesso. Todos os dias, antes de iniciar as atividades, faça uma revisão para saber em que pé está cada demanda. Essa forma de trabalhar traz ganho de previsibilidade, agilidade na tomada de decisões, criação de inovação e organização.

    Essa é uma sugestão bem básica e de fácil implementação, mas não chega nem perto do que é a Metodologia Ágil. A recomendação é que se estude mais a fundo esse rico tema, que pode trazer insights muito úteis para a gestão do negócio.

    A transformação digital é complexa, mas é 100% necessária para seu negócio – não importa qual seja o tamanho dele. E quando tudo estiver caminhando, a empresa talvez nem entenda por que não fez isso antes.

    E conte com a gente para essa jornada. Será ótimo fazer parte da sua evolução!

    Veja como as soluções de Cloud Computing podem transformar o seu negócio!

    QUERO CONHECER!