Ao pesquisar sobre marketing digital, provavelmente você se deparou com várias estratégias, como por exemplo: e-mail marketing, mídias sociais, criação de sites e a famosa pesquisa de palavras-chave para SEO.

Como proprietário de um negócio ou aspirante a profissional de SEO, você provavelmente já deve ter visto algo como: “Use a palavra-chave ideal e você terá mais tráfego nos mecanismos de pesquisa” ou “Otimize as palavras-chave do seu site e você alcançará suas metas de negócios”.

Isso acontece porque as palavras-chave e a pesquisa de palavras-chave são as primeiras coisas que você deve aprender quando deseja expandir seu negócio na internet, utilizando a otimização para mecanismos de pesquisa – como o Google.

Porém, no momento de fazer isso é comum que muitas dúvidas surjam. Afinal, como escolher as palavras certas?

Se você se encontra nessa situação, este guia vai ser útil para você entender o conceito mais fundamental de SEO: a pesquisa de palavras-chave. Nosso objetivo hoje é ajudá-lo a solucionar as seguintes dúvidas:

  • O que é pesquisa de palavras-chave?
  • Qual é a importância da pesquisa de palavras-chave?
  • Como realizar pesquisas de palavras-chave?
  • O que fazer depois que definir as palavras-chave?

Vamos lá!

O que é pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar palavras que podem direcionar tráfego para sua empresa. Principalmente, isso é feito identificando como os potenciais clientes estão encontrando um site  no mesmo nicho que o seu. 

Quando procuramos uma solução para qualquer um dos nossos problemas, usamos um mecanismo de pesquisa – sendo o Google o mais conhecido e utilizado – para encontrar respostas para isso.

Esperamos que o mecanismos de pesquisa nos forneça uma solução logo na primeira página de resultados, também conhecida como SERP.

A pesquisa de palavras-chave nos ajuda a identificar aquelas “frases” ou “palavras” que os usuários estão utilizando ao realizar pesquisas em uma mecanismo de buscas.

Como empresa ou profissional que quer divulgar seu trabalho, quando sabemos que tipo de consulta os usuários estão fazendo, podemos otimizar ou criar novas páginas (conteúdo), ajudando os usuários a encontrar a resposta que precisam e usar esse tráfego para expandir o negócio.

Como alternativa, usando as mesmas palavras-chave, você também pode executar anúncios pagos na plataforma, como a publicidade no Google ou Facebook, por exemplo, para direcionar tráfego para seus potenciais clientes.

Qual a importância da pesquisa de palavras-chave?

Nem todas as palavras-chave são iguais e vamos tentar quantificar isso. O processo de pesquisa de palavras-chave pode ajudar sua empresa (site, blog, e-commerce, etc.) das seguintes maneiras:

  1. A pesquisa ajuda a entender o idioma usado pelo seu público-alvo em um mecanismo de pesquisa.
  2. Ajuda a descobrir consultas inexploradas, que podem ser uma ótima forma de atrair potenciais clientes.
  3. Atrai público-alvo engajado, ou seja, são potenciais clientes que realmente têm interesse em seu produto ou serviço.
  4. Ajuda na compreensão de tendências do mercado e do cliente. Periodicamente, realizar pesquisas de palavras-chave o ajudará a entender em que direção o mercado e os clientes estão caminhando.
  5.  O seu negócio terá vantagem competitiva, já que incorporar palavras-chave e SEO conseguirá destacar seu site entre os dos seus concorrentes.
  6. Reduzirá o custo por PPC, porque as palavras-chave o ajudarão a direcionar esse tráfego.

Existem muitas outras vantagens na pesquisa de palavras-chave, sendo as que citamos apenas algumas das principais.

Como realizar pesquisas de palavras-chave?

Existem várias técnicas que você pode seguir para pesquisas de palavras-chave em SEO. Vejamos alguns dos mais populares, uma vez que podem ser executados até mesmo por um novato.

Encontre as palavras-chave de seus principais concorrentes

Essa é talvez a maneira mais fácil de encontrar palavras-chave que já estão funcionando para um site existe. Com uma rápida pesquisa no Google você pode procurar seus três principais concorrentes.

Vamos supor que seu nicho seja de carrinho de bebê. Você pode utilizar essa palavra-chave para encontrá-los. Depois de identificá-los, você pode utilizar o SEMRush, que é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

No painel do SEMRush, cole o domínio que você identificou na pesquisa do Google e use-o para encontrar palavras-chave nas quais o domínio está classificado.

A ferramenta mostrará todos os detalhes importantes, como:

  • Qual palavra-chave está direcionando o tráfego máximo para o site;
  • O volume em % de tráfego e posição da palavra-chave.
  • Qual página do site está recebendo tráfego para determinada palavra-chave.

O SEMRush também oferece uma opção para filtrar palavras-chave com base em vários fatores.

Use as palavras-chave semente

Esse método consome mais tempo do que o outro que citamos acima, mas ajuda a descobrir palavras-chave exclusivas que poucas pessoas estão segmentando. Você pode usar essa opção utilizando ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

As palavras-chave semente, também conhecidas como head tails, são expressões curtas com no máximo duas palavras e também são termos amplos. A palavra-chave “sapato”, por exemplo, é uma semente, pois é um termo amplo e que possui diversas outras possibilidades de complemento.

Esta semente servirá de base para variações de sua estratégia. A partir dela será possível criar palavras-chave long-tail (ou cauda longa), que são expressões mais específicas como “relógio de parede vintage”.

Para esse segundo tipo de pesquisa de palavras-chave, também vamos utilizar o SEMRush como exemplo de ferramenta.

  • Vá para o SEMRush
  • Clique na ferramenta Keyword Magic Tool

Digite sua palavra-chave inicial (semente) e selecione o país principal que você está segmentando. Agora, clique em pesquisar e dentro de alguns segundos, o SEMRush gerará várias opções de palavras-chave da sua palavra inicial.

Você pode fazer a mesma coisa usando a ferramenta Google Keyword Planner, que é gratuita. A única desvantagem é que a ferramenta de planejador de palavras-chave do Google foi criada pensando nos anúncios pagos e não é muito amigável para a pesquisa de palavras para SEO.

No entanto, para quem está com um orçamento apertado, a ferramenta do Google é uma boa opção.

Vale deixar claro que utilizamos o SEMRush como exemplo de ferramenta para pesquisa de palavras-chave porque é uma das opções mais conhecidas e utilizadas. Porém, você pode usar outras ferramentas, como KWFinder, para obter o mesmo resultado.

O que fazer depois que definir as palavras-chave

As dicas que demos acima te ajudarão a capturar suas principais palavras-chave. Agora, você precisa fazer algumas coisas, como:

  1. Criar o cluster de palavras-chave semelhantes.
  2. Criar um plano de SEO para criar novas páginas de conteúdo ou produto – estrutura do site.

Ao deixar seu site, blog ou e-commerce otimizado com as palavras-chave ideais para o seu negócio, você conseguirá obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca, gerando tráfego de potenciais clientes.

Esperamos que este guia tenha te ajudado a entender o que é pesquisa de palavras-chave e como você realmente pode fazê-las. Entendemos que este é um assunto extenso, afinal, envolve técnicas de SEO e você pode estar tendo algumas perguntas.

Hoje em dia, existem diversos cursos – até mesmo gratuitos – voltados para otimização de sites e muito conteúdo – como este guia – que poderão te ajudar a saber mais sobre o assunto.

O importante é que agora você tem uma ideia de como escolher as palavras-chave para o seu negócio e aos poucos vai ir dando os próximos passos para conseguir o tão desejado topo nos resultados de pesquisa.

Escrito por Lucas Pelisari, especialista em Link Builder na UpSites.

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