Em um mundo cada vez mais digital, construir uma boa presença online passou a ser determinante para o sucesso do negócio. No passado, a atuação das empresas na internet chegou a ser encarada como modismo, mas hoje já se sabe que nenhum empreendimento consegue se manter à margem dessa realidade e, mesmo assim, prosperar.

A verdade é que incorporar a presença online ao dia a dia da organização é fornecer ao cliente a possibilidade de conhecer a empresa, interagir com ela, saber mais sobre seus produtos e, assim, ter mais confiança para fazer negócios e gerar oportunidades.

Quer começar agora mesmo a construir uma boa presença online para a sua empresa? Então continue a leitura do post que preparamos sobre o assunto. Vamos lá?

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    Qual é a importância de um boa presença online?

    A presença online nada mais é do que o resultado de um conjunto de esforços para construir e consolidar uma marca nos meios digitais, como site, e-commerce etc.

    Existem bons motivos para se investir nessa área. Veja só.

    Conexão com o mundo digital

    O crescimento do acesso à internet caminha a passos largos em todo o mundo. Para se ter uma ideia, no Brasil, segundo dados do IBGE, há 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 64,7% de toda a população.

    Além disso, uma pesquisa da PWC realizada em 2018 mostrou que 65% dos consumidores brasileiros compram pelo menos uma vez por mês pela internet.

    Expansão do seu negócio

    Uma loja virtual, por exemplo, é a possibilidade de ter sua empresa funcionando 24 horas por dia, vendendo e captando clientes a um custo muito reduzido se comparado a um ponto físico.

    Outra vantagem da presença online é que ela não impõe limites geográficos. Uma pessoa de outro estado ou até mesmo de outro país pode comprar um produto no seu e-commerce. Você é quem decide até onde quer chegar.

    Estratégia de marketing mais eficiente

    Por meio da internet é possível diversificar as formas de comunicação com os leads ou clientes. Pode-se falar de produtos e serviços em canais como blogs, sites, fóruns, chats, redes sociais etc.

    O marketing digital é mais eficiente e econômico do que as antigas formas de comunicação. Ele consegue levar a mensagem relevante para o público certo no momento exato — e o resultado pode ser sempre mensurado.

    Interação com o cliente

    Outra grande vantagem da presença online é a possibilidade de interagir com os consumidores — eles comentam, deixam sua opinião e tiram dúvidas. Essa interação também é uma excelente oportunidade para a empresa saber o que pensa seu cliente e, assim, melhorar seus produtos e serviços.

    Como construir a presença online da sua empresa?

    Não basta ter presença digital: ela precisa ser bem construída para que seu negócio consiga obter as vantagens citadas. Quer saber como fazer isso? Confira as nossas dicas.

    Entenda o seu público

    Este é o primeiro passo para estabelecer uma presença online. Comece definindo a persona para o seu negócio. Para isso, trace o perfil detalhado do seu cliente, desde a idade e a profissão até as motivações e os anseios.

    Isso é de grande importância, porque com a definição da persona, você conseguirá abordar o cliente do jeito certo, oferecendo o que ele realmente precisa.

    Defina objetivos e indicadores

    É muito importante saber exatamente onde a sua empresa quer chegar. Quando o empresário “atira para todos os lados”, as chances de não atingir nenhum dos alvos é grande. Por isso, é preciso ter um foco.

    A dica é estruturar um bom plano de negócios, com metas e prazos. Periodicamente, avalie se você está conseguindo cumprir o que foi traçado, mensure o sucesso das ações e não hesite em corrigir ou adaptar estratégias caso perceba que elas não estão funcionando.

    Domine as ferramentas digitais

    Dependendo do objetivo que você traçou e dos hábitos da sua persona, escolha as ferramentas digitais mais indicadas para a sua estratégia. Por isso, é muito importante conhecer as opções e ter em mente as funcionalidades de cada uma. Saiba mais sobre algumas delas.

    Registro de domínio

    Esse é o primeiro passo para construir a presença digital da sua empresa, e não importa se você utilizará um site ou uma loja virtual. O registro de domínio é o nome da sua marca na internet. Ele fará com que o seu negócio seja encontrado.

    A partir do registro de domínio da sua empresa, você também poderá utilizá-lo no e-mail e em outros canais digitais, facilitando e padronizando a sua marca na web.

    Website

    Ter um site institucional que fala sobre sua empresa, seus produtos e serviços e fornecer uma forma de contato transmite seriedade e segurança ao seu cliente em potencial.

    Além disso, ele funciona como uma vitrine para o seu negócio, reunindo as informações importantes para o seu público-alvo. Entre as vantagens de um website, podemos citar:

    • credibilidade para a empresa;
    • visibilidade;
    • possibilidade de aparecer em uma pesquisa no Google;
    • possibilidade de atrair novos clientes e aumentar as conversões;
    • garantia de um espaço em que os clientes tirem dúvidas, como nos comentários ou nas páginas de perguntas frequentes.

    Blog

    Por meio dele você pode estabelecer uma comunicação com seus leads e clientes. O blog entrega informações de valor, capazes de fazer com que o público perceba a empresa como referência no mercado, tamanha sua autoridade no ramo de atuação.

    Loja virtual

    Como vimos, uma loja virtual significa ter “portas” abertas 24 horas por dia, sem limites geográficos ou custos com ponto físico e muitos funcionários.

    Mídias sociais

    É importante estabelecer presença nas mídias sociais, já que elas conseguem direcionar o tráfego para o seu blog. Além disso, são canais excelentes de interação com o público.

    Quais são os erros mais comuns?

    Algumas empresas não conseguem atingir seus objetivos com a presença online porque cometem alguns erros que poderiam ser facilmente evitados. Conheça cada um deles.

    Não ter um site acessível

    O usuário está cada vez mais exigente. Por isso, as empresas precisam estar atentas à otimização de sites em dispositivos móveis, à velocidade do site e à usabilidade geral.

    Menosprezar o SEO

    O SEO (Search Engine Optimization) inclui uma série de práticas que aumentam a visibilidade da empresa na internet e nos mecanismos de busca. Sendo assim, deve fazer parte da estratégia de um empreendimento que queira garantir sua presença online.

    A identificação e a utilização de palavras-chave para o negócio otimizam o site e melhoram seu posicionamento no Google e nos demais buscadores.

    Descuidar da segurança do site

    O Certificado Digital SSL garante a integridade dos dados que circulam entre os sistemas, ou seja, site e servidor de hospedagem. Ele impede a leitura e modificação das informações transferidas nessa conexão. Em uma loja virtual, por exemplo, ele é fundamental para garantir a proteção dos dados do cliente, como números de cartões de créditos ou documentos.

    Construir uma boa presença online é possível e acessível a empresas de todo porte, basta elaborar uma boa estratégia, escolher os canais certos e evitar algumas armadilhas.

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