Você sabe o que é SMTP? Essa sigla, que pode ser traduzida como Protocolo Simples de Transferência de Correio, é o processo por trás de quase todo fluxo de e-mails na internet. Ainda que alguns sistemas particulares, como Gmail e Outlook, por exemplo, utilizem outro protocolo, todo tipo de aplicação usa o SMTP para enviar e-mails fora de seus sistemas.

Entenda no artigo as vantagens dessa ferramenta e como usar para o seu negócio!

Como funciona o SMTP e por que é interessante para um negócio?

Antes de mais nada, é importante saber que o SMTP não é igual a um e-mail marketing. Essa ferramenta de comunicação age, mais ou menos, como um carteiro eletrônico. Todas as mensagens emitidas pela internet são apanhadas e enviadas pelo sistema, que entrega corretamente aos destinatários.

É essencial para negócios como e-commerces, pois integra a funcionalidade do disparo automaticamente a uma página ou serviço de e-mail. Por exemplo, caso queira enviar uma grande quantidade de mensagens automáticas a todos os seus clientes ou informar a comprovação de uma compra na conta cadastrada do consumidor. Na prática, o SMTP envia notificações e alertas acionadas ou consultadas pelo próprio usuário.

Além disso, usar o SMTP é uma garantia de que as suas mensagens sensíveis sejam entregues com segurança, uma vez que enviá-las por outros servidores tradicionais, oferecem limitações na entrega das mensagens — indo para o spam ou lixo eletrônico.

Quais as principais funcionalidades do SMTP Locaweb?

O SMTP Locaweb é muito mais do que um simples protocolo ou servidor. É uma plataforma de e-mails transacionais completa e funcional, que se integra com todo o sistema de um negócio, desde site, e-commerce, aplicativo e outras ferramentas.

O sistema assegura o alto desempenho, a entregabilidade e a velocidade no envio de e-mails e notificações automatizadas. Portanto, é essencial para comunicar clientes sobre:

– confirmação de cadastro;
– recuperação de senha;
– confirmação de pagamento/compra;
– notificação de envio de produto;
– envio de NF;
– produto entregue à transportadora;
– envio de informações e/ou dados sensíveis acionados pelo usuáriO.

Além disso, outra funcionalidade presente é a configuração via webhook — envio de informações em tempo real —, e o painel de gerenciamento, com relatórios relevantes, histórico, taxa de cliques e aberturas, entre outras informações sobre performance.

Para que tipo de negócio é indicado?

Não só para e-commerces, mas para todas empresas que precisam enviar e-mails automatizados entre sistemas de forma segura.

Diferente de um e-mail marketing, o SMTP é a principal ferramenta para disparos de alertas e notificações automáticas entre servidores, sistemas e usuários.

Gostou das funcionalidades? Descubra agora quais recursos estão disponíveis nos planos do SMTP Locaweb e conquiste alto desempenho nos seus próximos envios!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário