As soluções SaaS são as grandes aliadas das empresas atualmente. Mesmo quem não conhece esse termo, é bem provável que já tenha utilizado alguma ferramenta como essas.

Há opções para editar textos, fazer cálculos, organizar apresentações e muito mais. Entenda o que esses recursos têm de diferente dos tradicionais e por que são tão vantajosos!

Qual é a diferença das soluções SaaS para as ferramentas comuns?

Primeiro, vale a pena entender o que é SaaS. Essa palavra é uma abreviação do termo Software as a Service (Software como serviço, em português).

A diferença principal dessas ferramentas para os programas tradicionais está na funcionalidade. Um software comum, como o Pacote Office, requer um sistema operacional para que funcione. Por isso, na hora de comprar uma ferramenta assim, é necessário verificar se serve para o Windows 10, Linux, etc.

As soluções SaaS são diferentes. Elas operam na nuvem, o que garante maior flexibilidade a quem utiliza. Os programas do Google Drive são exemplos disso. Você pode editar textos no Docs e depois acessá-los em outra máquina ou pelo celular — basta, nesse caso, acessar o seu e-mail.

Quais são as vantagens das ferramentas SaaS?

Percebeu como as soluções SaaS estão presentes no dia a dia? Sobretudo para os pequenos negócios, há enormes vantagens de apostar nesse tipo de tecnologia. Confira as principais!

Redução de custos

Os softwares digitais tendem a ter um custo muito menor do que os tradicionais. O gasto com as licenças é algo que já não existe em grande parte das empresas, o que permite ter uma rentabilidade maior.

Menos infraestrutura

Por estarem hospedadas na nuvem, as ferramentas SaaS não precisam de dezenas de servidores e redes. Consequentemente, as empresas conseguem diminuir custos com energia, mão de obra e manutenções.

Segurança extra

Todos os dados e arquivos que são colocados nesses sistemas são protegidos pelo servidor que os disponibiliza. Dessa forma, os materiais da empresa ganham uma camada a mais de segurança, o que faz com que os backups diários sejam desnecessários.

Acesso remoto

Em uma época que muitas empresas estão atuando de forma remota, permitir que a equipe acesse a tudo de qualquer lugar é essencial. Nas plataformas SaaS, os documentos e arquivos ficam disponíveis 24 horas por dia e podem ser atualizados em tempo real.

Agora que você sabe mais sobre essas ferramentas para o seu negócio, aproveite para ver outros conteúdos da Locaweb sobre tecnologia!