O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, anunciou uma atualização para quem vende pela internet: o WhatsApp Pay, novo recurso para realizar transações financeiras entre usuários e empresas.

Para te ajudar a entender quais funcionalidades estarão disponíveis, preparamos um post com tudo o que você deve saber sobre o WhatsApp Pay para empresas. Acompanhe e descubra como fazer e receber pagamentos online! 

 

Por que vender pelo WhatsApp?

O aplicativo de conversas e mensagens instantâneas está instalado em 99% dos celulares nacionais e já soma mais de 120 milhões de usuários ativos somente no Brasil. 

É considerado um dos aplicativos mais populares do país por sua facilidade em integrar pessoas, grupos e empresas. 

Dentre seus principais recursos estão o envio de mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e mídias, criação de grupos e listas de transmissão, dentre outros. Além disso, com a versão para empresas (WhatsApp Business), é possível criar uma conta comercial para atender clientes, construir catálogos on-line de produtos e ainda automatizar mensagens. 

Recentemente diversas empresas começaram a aderir o uso da ferramenta para alcançar clientes e gerar vendas de maneira complementar a um ecommerce, por exemplo. Áreas e departamentos de atendimento, também estão se beneficiando pela comodidade e fácil adesão dos clientes com a ferramenta na modalidade de chat online

Dessa maneira, além de aproximar clientes, o WhatsApp Pay para empresas também pode ser utilizado como um canal de vendas na internet. Para isso, é necessário estabelecer uma estratégia para profissionalizar suas interações no canal e encontrar novas oportunidades na rede.

Com o uso do WhatsApp Pay será possível fazer transferências e realizar transações bancárias entre contas de usuários e empresas. Sobretudo, antes de iniciar o processo, é importante realizar algumas adaptações para integrar a ferramenta em etapas de aquisição e vendas. 

Confira as nossas dicas para realizar pagamentos online via WhatsApp Pay.

 

Entenda as atualizações do WhatsApp Pay

O novo recurso será lançado oficialmente dentro de algumas semanas e o Brasil foi o primeiro país a testar o novo feature de vendas. 

As pessoas que possuírem contas de usuários poderão fazer transferências bancárias de até R$5 mil por mês utilizando os serviços de bancos integrados na plataforma – usuário comuns poderão fazer até 20 transferências por dia de até R$1 mil reais sem cobrança de taxas e custos.

Já as contas comerciais que receberão pagamentos utilizando o WhatsApp Business, terão uma taxa de 3,99% com o recebimento dos valores das vendas em até 2 dias. Tudo isso sem limitações em quantidades e volume de transferências ou valores. 

Como utilizar o recurso?

Os usuários de contas comuns ou comerciais devem cadastrar seus dados no Facebook Pay, utilizando uma das instituições financeiras integradas à plataforma para realizar ou receber pagamentos online

Após o cadastramento dos dados, o usuário deverá inserir um código PIN de seis dígitos para confirmar sua identidade e informações. As validações por PIN acontecerão como um código de segurança semelhante ao dos cartões de crédito para proteger as transações. 

Se os seus dados já estão cadastrados no Facebook Pay, aproveite para realizar uma revisão das informações e leia o regulamento disponível nas páginas de configuração.

Quais são os impactos do novo recurso para empresas?

A atualização promete trazer diversas vantagens no cotidiano de quem utiliza os serviços. 

Para as empresas, isso pode representar mais um canal para fechamento de vendas e transações online, oferecendo praticidade e agilidade entre os processos de vendas. 

Entretanto, é necessário construir uma relação dinâmica e de confiança com seus clientes com o uso do novo recurso. 

Diante do crescimento expressivo de vendas on-line, é essencial oferecer segurança em todas as etapas dos processos de vendas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cognizant, 65% dos usuários afirmam se preocuparem com seus dados pessoais na internet e 57% deles disseram que não fariam compras on-line com empresas que não oferecem segurança.

Com a chegada do novo recurso, os usuários de contas comerciais podem utilizar o WhatsApp Pay como mais um canal de vendas da sua estratégia digital, e buscar oportunidades de integrar ferramentas que estimulem a jornada do seu cliente na internet.  

Para facilitar a operação do dia a dia, faça um planejamento estratégico para a sua empresa, treine a sua equipe e trace métricas para acompanhamento de resultados no WhatsApp Pay para empresas. 

 

Usando o WhatsApp na sua estratégia digital 

Para quem possui um site ou e-commerce

Ter uma página na internet é uma estratégia fundamental para acelerar resultados. 

Se você já possui um site ou uma loja virtual, adicione a sua URL na descrição do seu perfil comercial no WhatsApp. Isso facilita a experiência do usuário e pode contribuir com as conversões e vendas na sua própria página da internet, diminuindo os custos com taxas e tarifas. 

Para quem quer vender em qualquer rede social 

Muito mais do que vender pelas redes sociais, é preciso garantir a segurança das operações financeiras entre uma empresa e um cliente na internet. Por isso, é indispensável cumprir procedimentos de segurança e oferecer uma jornada única e facilitadora, estimulando a confiança do seu cliente – de onde estiver. 

Com a ajuda de um link de pagamentos, é possível vender através de qualquer rede social de forma simples e segura, sem complicações.  

Com a Yapay é possível fechar vendas e realizar transações financeiras, compartilhando um link de pagamentos com seus clientes em qualquer rede social, contando com toda a segurança necessária – em qualquer lugar.  

E se você chegou até aqui, aproveite para conhecer todas as ferramentas de pagamento da Yapay e descubra como oferecer mais segurança para seus clientes na internet! 

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