Em um cenário cada vez mais acirrado e aberto a criação de novos modelos de negócios, as pequenas empresas estão competindo diretamente com as grandes empresas, e atuando com foco em gerar novas oportunidades.

Em uma das palestras da Locaweb Digital Conference, Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e dono de um extenso currículo, destacou que a maior vantagem competitiva das pequenas empresas está ligada à agilidade que possuem para resolverem diferentes problemas em tempo e processos reduzidos.

Em sua palestra, chamada “Pense Simples”, Gustavo contou sua história no empreendedorismo e deu dicas valiosas para quem deseja renovar seu negócio e manter sua companhia sempre inovando. O mercado, cada vez mais competitivo e dinâmico, exige que as empresas tenham poder de mobilidade para se adaptarem.

Qualquer coisa que você quiser saber tem na internet, a informação chega a todo lugar. Isso faz com que a competitividade seja muito maior”, disse Gustavo.

Uma dica para inovar…

Sgundo ele, o segredo é sempre pensar em como fazer isso. “Pra eu ser uma empresa inovadora, eu preciso enraizar a inovação no DNA do negócio, não tem que ser uma área da empresa. Precisa fazer parte de maneira fluida do negócio”, contou.

No entanto, trazer inovação somente pela inovação não é o suficiente. É necessário ir além. “É preciso ter um propósito para inovar, como melhorar a vida das pessoas e arrumar algo que está errado. Seja questionador e pense em 10 vezes – como eu faço algo 10 vezes mais rápido ou 10 vezes mais barato”, completou Caetano.

A dificuldade de inovar, inclusive, é um problema de muitas indústrias antigas – conforme lembrou o especialista: cerca de 89% das empresas dos anos 50 não existem mais.

“Em 2006, as maiores empresas do mundo eram de petróleo e bancos. As maiores empresas agora são de tecnologia. E a indústria da tecnologia é uma das poucas que está sempre se reinventando”, explicou Caetano.

Mas por que inovar?

Segundo o palestrante, o cliente é sempre a resposta. “O consumidor mudou, a tecnologia passou a fazer parte da nossa vida. Antigamente, para você ter 100% do marketshare do mercado, precisava gastar um dinheirão na Globo. Agora, o jeito de trazer os clientes é diferente”, comentou.

Gustavo ainda compartilhou 10 dicas para criar uma empresa inovadora destacando comportamentos como resolução de problemas, estabelecimento de metas, flexibilidade em processos e etc.

Para acessar todas as dicas e saber como diferenciar o seu negócio, aproveite para acessar a palestra na íntegra clicando aqui e fazendo a sua inscrição! Você ainda poderá garantir acesso ilimitado a essa e outras palestras sobre empreendedorismo digital da Locaweb Digital Conference, evento anual realizado pela Locaweb. Em 2020, o evento contou com nomes como Luiza Trajano (Magazine Luiza), Dan Cockerell (ex-Disney), Gustavo Caetano (Samba Tech), Konrad Dantas (Kondzilla), entre outros, divididos em 5 dias de acesso gratuito.