O avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor trouxeram à tona a transformação digital, tanto nas empresas quanto no mundo. Ela é o processo pelo qual os negócios fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Com isso, há uma mudança estrutural, na qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central.

As três fases da transformação digital

Essa transformação faz parte de um processo, conhecido como progresso tecnológico. Ele consiste em três fases principais, sendo: digitização, digitalização e a transformação digital.

Digitização


A digitização consiste nas atividades de revisão de processos e de aperfeiçoamento de transações. Ela é a transição da forma analógica de informação para uma forma digital.

Segundo pesquisa global Indústria 4.0 da Price Waterhouse Coopers (PwC), os líderes globais do setor industrial pretendem investir 5% da sua receita anual na digitização de funções essenciais das cadeias vertical e horizontal de suas empresas.

Digitalização

A digitalização já é bem mais abrangente e consiste nas mudanças das empresas pela tecnologia. Dentro desse segmento estão alguns conceitos, como Big Data, Blockchain, criptomoedas, entre outros.

Na digitalização ocorre a implementação das ferramentas para otimização do trabalho e na geração de dados de mercado que retroalimentam as ações da empresa.

Transformação digital

A transformação digital funciona como uma “desmaterialização” da empresa. Como é o caso do uber, por exemplo.

Porém, o foco para que ela exista é entender a necessidade do consumidor e, a partir daí, ter a ideia do negócio para solucionar o seu problema.

Como Aplicar Transformação Digital Em 2021

Em 2021, o essencial será encontrar formas criativas para proporcionar a solução das “dores” do consumidor. Para isso, as empresas precisam se questionar sobre como podem mudar para aprimorar a experiência do cliente.

Essa resposta pode ser obtida através dos dados. Com eles, é possível construir segmentos inteligentes, além de garantir uma experiência personalizada para os usuários, de acordo com suas necessidades individuais.

Porém, é preciso se atentar à armazenagem desses dados em um ambiente digital. A Locaweb oferece o Cloud computing ou computação em nuvem, que é uma tecnologia que oferece recursos computacionais remotos, como memória, processamento e armazenamento de dados.

Nela, você pode hospedar sites, e-commerces, softwares e outros sistemas.

Gostou de saber sobre a transformação digital? Conheça mais sobre a Locaweb e suas soluções digitais.

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário