Uma das ferramentas gratuitas mais usadas para analisar as métricas de um site é o Google Analytics.
Neste post, vamos falar de algumas destas métricas:
Sessões ou visitas
São as visitas feitas ao seu site. Todas as ações que o usuário realiza ficam armazenadas em uma sessão só.
Se o usuário ficar 30 minutos inativo e depois retornar, será considerada uma nova sessão.
Usuários
São os interessados que visitam sua página, tudo o que ele faz fica armazenado na sessão. 1 usuário pode gerar muitas sessões.
Visualizações de página
Vezes que as páginas foram visualizadas (se a página for atualizada, será uma nova visualização).
Visualização de página única
Contabiliza apenas uma visualização de página por usuário.
Taxa de rejeição ou Bounce Rate
É a porcentagem de usuários que visita o seu site, visualiza apenas uma página e sai sem clicar em nenhuma outra página.
Caso você tenha um blog, a taxa de rejeição será alta, pois muitos usuários acessam para ler apenas um post e saem.
Tempo Médio na página
Se você tem um blog ou um ecommerce, por exemplo, é importante notar se os leitores ficam pouco tempo na página.
Ou se você possui um ecommerce e o usuário fica muito tempo em uma página que não deveria, talvez tenha algum problema no código, alguma lentidão nas consultas.
Fonte de Tráfego ou Origem/Mídia
É muito importante saber de onde os visitantes vieram, para isso serve o filtro Origem/Mídia.
A Origem é o mecanismo de pesquisa, e mídia a categoria da origem, pode ser orgânico, cpa, cpv.
Exemplos de Origem:
- Google;
- Bing;
- Facebook;
- Yahoo;
- Twitter.
Exemplos de Mídia:
- Orgânico;
- CPA;
- CPC;
- CPV.
Conforme falado no post anterior Origem (source) e Mídia (medium) são dados extraídos via UTM.
Quando fazemos mídia paga é importante sempre taggear para sabermos de onde vem.
Confira um exemplo de como ver todas essas métricas juntas: acesse seu Google Analytics e vá em Comportamento > Todas as páginas (no meu caso, escolhi a página do meu post anterior).
Em Dimensão Secundária selecionei Origem/Mídia:
Com este relatório, consigo visualizar todas as métricas mencionadas.
Na 1ª linha temos o tráfego direto, que é quando o usuário digita diretamente o link, ou pode acontecer se ele recebe o link do post e acessa.
Se não houve tagueamento no link, ele vem como direto.
Ns 2ª linha onde a fonte de tráfego é o facebook a taxa de rejeição é alta, um dos motivos pode ser porque o usuário clica no anúncio do post no facebook, lê o post e retorna.
Na 3ª linha temos a pesquisa via google, pelo orgânico.
Pessoas que vieram por esta fonte de tráfego ficam mais tempo na página, pois elas estavam procurando por este conteúdo, são pessoas mais interessadas.
E a taxa de rejeição está bem baixa, ou seja, essas pessoas leram outros posts também e visitaram outras páginas do Blog.
Na 4ª linha temos o cpc (custo por clique) que é a mídia paga do google, mas este tráfego não foi bom, pois a taxa de rejeição foi alta e o tempo médio na página muito baixo, então o conteúdo não foi lido.
Isto pode significar algum tagueamento errado ou alguma configuração errada na ferramenta do Google, pois é claro que o cliente não gostaria de cair nesta página.
Estes são alguns insights que podemos tirar apenas com essas métricas básicas, lembrando que a ferramenta é extensa e podemos coletar todo tipo de informação.
Até a próxima!
1 Comment
Italo J P Greggio
Era o que procurávamos!!!
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