O Dia do Consumidor se consolidou como uma das principais datas para o comércio eletrônico, tornando-se um importante período para o crescimento de compras online.

Se você vende pela internet, já deve ter notado que diante de um comportamento de consumo cada vez mais específico, tornou-se essencial direcionar novas estratégias para estimular oportunidades particulares e ter sucesso ao longo do ano

Para te ajudar a construir ações eficazes e alcançar novas conversões (e o resgate de clientes!), selecionamos 11 ideias para vender mais nesta data. 

Comece a leitura do artigo e descubra ações para incluir no planejamento da sua marca e estratégias para garantir a conversão e fidelização de clientes a partir do período. 

7 ações para incluir no seu planejamento 

1. Certifique-se da estabilidade e segurança da sua loja

Quem vende pela internet precisa garantir o bom funcionamento da sua página e se certificar de que tudo está operando corretamente. 

Antes de começar qualquer estratégia que vá impulsionar o tráfego do seu site, lembre-se de verificar se a sua hospedagem de sites irá suportar o alto número de acessos simultâneos. 

Avalie também as automações do seu e-commerce, reduzindo as chances de erro e evitando a perda de clientes. 

+Leia mais: Conheça 9 medidas para aumentar a segurança do seu e-commerce!

2. Personalize sua página

Se você apostar em ações especiais para datas sazonais, é essencial personalizar sua página com elementos da sua campanha.

Isso poderá engajar visitantes, leads e clientes, facilitando o reconhecimento de oportunidades e aumentando o nível de engajamento com a sua marca no período.

Ao personalizar sua página, ficará claro para quem acessar que sua marca está oferecendo condições e promoções especiais.

Aproveite para fazer uma seleção dos produtos mais vendidos e buscados, colocando-os em destaque – por mais simples que possa parecer, esta é uma das principais ideias para quem quer vender mais no Dia do Consumidor.

Use a mesma  identidade para customizar e-mails, comunicações, publicações nas redes sociais, cupons, ofertas e vitrines.

3. Monte um cronograma de ações

A constância é a melhor amiga de quem quer garantir experiência e relacionamento para gerar novas conversões. 

De forma geral, um calendário e cronograma são eficazes para empresas identificarem novas ideias para vender mais em qualquer período do ano.

Com a criação e mapeamento de um cronograma estratégico, é possível conciliar todas as ações da sua marca, considerando datas importantes, disparos de e-mail e até impulsionamento de publicações nas redes sociais e mecanismos de busca. 

Identifique as datas mais compatíveis com a sua marca e faça um planejamento para impactar clientes e seguidores. 

4. Faça promoções especiais 

Promoções são fundamentais para quem vende online, mas para garantir bons resultados é preciso programar períodos específicos e ativações especiais. 

Dentre as opções mais utilizadas por e-commerces, podemos citar:

  • Cupons de descontos;
  • Frete grátis;
  • Promoções exclusivas por canais ou contatos;
  • Up-selling e cross selling;
  • Carrinho abandonado;
  • Brindes;
  • Seleção de produtos para queima de estoque, entre outros.

A escolha da melhor estratégia deve levar em conta ainda as necessidades e objetivos por trás da sua campanha. 

Vale ressaltar que não é indicado aplicar todas as ações de uma única vez, já que pode diminuir a demanda e gerar conflitos. Escolha, teste e acompanhe o que irá funcionar para o seu negócio.

5. Explore todos os canais

Engana-se quem pensa em reduzir o uso de canais (a menos que exista a necessidade de alguma desativação, é claro). Cada vez mais leads, seguidores e clientes intercalam sua jornada entre sites, e-mail, vídeos e redes sociais. Por isso, o melhor é garantir a sua cobertura nos principais canais de interação – considerando oportunidades para converter e vender mais. 

O melhor, entretanto, é garantir personalização para cada canal e abordagem, já que naturalmente eles podem demandar interações diferenciadas.

6. Conecte o físico e o online

As integrações de empresas físicas e online estão entre os novos hábitos de consumo. A integração omnichannel é uma das principais estratégias para fomentar a experiência dos clientes, pois oferece ainda mais comodidade.

Uma abordagem omnichannel significa a integração de distribuição, promoção e comunicação de uma marca. Segundo uma pesquisa realizada pela Mark & Growth, as empresas que apostam em integrações online e offline, aumentam em 89% suas chances de vendas e retenção. 

Antes de tudo, entenda como é a jornada de compras e a experiência que você oferece ao seu cliente. Aposte no uso de tecnologias e dados para que a sua estratégia funcione e identifique como facilitar o acesso do cliente ao produto e serviço. 

7. Revise seus canais de atendimento

O atendimento aos clientes requer sempre atenção para garantir qualidade, independente do período e ações investidas.

Em períodos específicos é previsível o aumento da demanda e chamados.  Por isso, a revisão dos seus canais de atendimento e suporte precisam estar em dia, garantindo agilidade e transparência nas abordagens. 

+Leia mais: Veja como reduzir custos com atendimento e telefonia!

4 ideias para converter e vender mais no Dia do Consumidor

Sabemos que para construir oportunidades com novos públicos e encantar seus clientes na internet, é preciso encontrar sempre novas ideias considerando particularidades e segmentações específicas. Afinal, só quem vende pela internet já sabe que existem inúmeras oportunidades de novos contatos na atuação online.

De certo, nunca estamos sozinhos. Visitantes, leads, oportunidades e clientes estão sempre interagindo com a sua empresa em todos os canais. E para que sejam adotadas medidas eficazes, nós compartilhamos 4 ideias para vender mais no Dia do Consumidor. 

Veja a seguir como construir novas ações e mãos à obra!

Para gerar novas prospecções

Diante de uma data comemorativa, os consumidores costumam iniciar suas pesquisas com pelo menos 1 mês de antecedência, começando a interagir com as marcas e comparar as principais ofertas. Por isso, uma das apostas é iniciar antecipadamente algumas ações que visam converter novos leads. 

Independente se você oferece serviços ou produtos, ter uma página na internet já pode indicar metade do caminho. 

Os visitantes de um e-commerce ao navegar pelas suas páginas podem se inscrever em 

formulários para ofertas, assinaturas de newsletters, cupons especiais, materiais e até lista de espera. Ao apostar em um CTA (chamada para ação) em que o usuário deixa um e-mail ou informação de contato, você começará a construir uma base de potenciais clientes e poderá contatá-los com mais recorrência, oferecendo o que for mais compatível para o perfil. 

Aproveite para mapear todos os pontos de interação com a sua marca, tornando a captação ainda mais fácil e frequente. 

A criação de páginas especiais e landing pages direcionadas a uma única ação também poderá funcionar para captar novos leads. 

Lembre-se de inserir nos formulários questões que possam identificá-lo e por fim, segmentá-lo. 

E se você usa as redes sociais e faz campanhas de mídia, aproveite para ativar o pixel em todas as páginas do seu e-commerce. Dessa maneira você também poderá impactar os visitantes com comunicações em outras plataformas e trazê-lo novamente para suas páginas.

Reativando o carrinho abandonado

Esta pode ser uma das únicas oportunidades para converter abandono de carrinho, abandono de navegação e conquistar clientes indecisos. 

Quem vende na internet frequentemente se depara com vendas inacabadas. O maior desafio está em reconquistar e fortalecer o relacionamento do provável consumidor com a sua marca, correto? 

A melhor saída para abandono de carrinho é a automação de comunicações via e-mail com condições especiais, indicação de produtos similares e cross sell.

Já para aqueles que abandonam a navegação, é possível segmentá-los e indicar os itens visualizados e módulos compatíveis com a pesquisa. 

De toda forma, considere aliar nas estratégias a redução de preços dinâmico e régua de reconquista para indecisos. Ao oferecer comunicações sobre os itens mais adquiridos naquela categoria, você estará ajudando a decidir pela compra. 

Para isso começar, basta integrar uma solução completa de marketing na sua empresa, automatizando gatilhos para segmentações e ações personalizadas para a jornada de cada cliente.

+SAIBA MAIS: Conheça o portfólio de marketing para e-commerce All iN!

Estimulando sua base de clientes

Se você já possui uma lista de clientes passível de identificação, trate-os com exclusividade. A oportunidade de novas conversões é ainda maior quando lidamos com clientes já conhecidos. 

Se você não mantém uma comunicação frequente, aproveite para construir mensagens personalizadas e segmentadas. Ofertas especiais serão bem-vindas para iniciar a reativação.

Agrupe seus contatos por dados demográficos, informações comportamentais, produtos e serviços de interesse e histórico de compras.  

Ao utilizar uma solução de marketing como a All iN, por exemplo, você também poderá acionar a funcionalidade de vitrine inteligente, fazendo com seus clientes possam ter uma jornada ainda mais compatível com seu perfil e pesquisas. 

Uma das melhores ideias para vender mais é oferecer gatilhos hiperpersonalizados com Big Data e Inteligência Artificial para aumentar as chances de novas conversões. 

Vale destacar que a sua base de clientes por si só já oferecerá oportunidades valiosas, considerando ainda um baixo custo de investimento, pois tratam-se de pessoas que já estão na sua base. Fica a dica!

Convertendo no pós-venda

Segundo um levantamento do E-commerce Brasil, as iniciativas de fidelização no pós-venda representam de 25% a 85% no lucro das empresas. Com isso, as ações para encantar o cliente após o fechamento de vendas precisam ser cada vez mais fortalecidas. Entre as principais estratégias estão:

  • Pesquisa de satisfação;
  • Contato proativo e recorrente para follow-up;
  • Réguas de e-mail marketing para nutrição;
  • Propostas e promoções exclusivas;
  • Atendimento de qualidade;
  • Conteúdos e materiais especiais;
  • Convite para eventos, dentre outros.

Para começar a aplicar essas e outras ações, aproveite para conhecer o Desk360, a plataforma completa de atendimento da Locaweb, e descubra novos recursos para gerenciar atendimentos e fidelizar seus clientes. 

Conclusão

Lembre-se que as vendas no Dia do Consumidor podem ser um termômetro para que você identifique o que virá ao longo do ano – e como melhorar suas ações.

Aproveite as nossas estratégias para identificar comportamentos, hábitos e coletar dados que tornarão suas próximas campanhas ainda mais eficazes. 

E para começar a preparar o seu negócio, faça uma pesquisa sobre softwares e ferramentas que poderão servir para o seu negócio. Aproveite para acessar o nosso site e conhecer o portfólio de e-commerce mais completo do mercado! 

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