O armazenamento correto de dados é fundamental para as operações e negócios das empresas de qualquer porte, afinal, qualquer perda ou alteração de informações pode representar perdas substanciais em faturamento, produtividade ou até mesmo na percepção da imagem e da marca pelos consumidores.

disquete-blog

Em função disso, cada vez mais as pessoas físicas e jurídicas buscam soluções de backup online para que possam armazenar e proteger seus dados na nuvem e evitar que eventualidades prejudiquem a performance nos negócios. Entenda agora a importância de adotar um serviço desse tipo.

Libere espaço para o que importa

Armazenar fotos, vídeos, documentos e outros arquivos pode ser uma tarefa desafiadora até mesmo para as grandes corporações. Cada vez maiores, esses arquivos ocupam espaço valioso em qualquer servidor.

Com um serviço de backup, sua empresa poderá armazenar todos os arquivos na nuvem, em um servidor externo, que suporta um volume imenso de dados sem exigir investimentos no aumento da infraestrutura de hardware. Com isso, as máquinas da empresa poderão ter seu espaço de armazenamento utilizado para o que realmente importa no dia a dia do negócio.

Acesse a partir de qualquer lugar

O uso de um backup online permite o acesso aos arquivos armazenados a partir de qualquer lugar que tenha conexão com a web. Além disso, o serviço também permite o uso de qualquer sistema operacional, assim como a consulta a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Localize com rapidez

Antigamente, quando alguém precisava encontrar um arquivo em um backup físico, poderia levar dias buscando os dados em HDs externos, CDs, pendrives ou outras mídias. O backup online permite a localização rápida de arquivos e pastas que estão cuidadosamente organizados na web, facilitando seu compartilhamento com outros usuários que tenham permissão para isso.

Painel de controle

A tarefa de gerenciar as informações no backup também fica bem mais fácil. Por meio de um painel de controle, os usuários podem, assim como em seus próprios computadores, criar, renomear e organizar pastas, adicionar usuários e criar grupos. E tudo isso pode ser feito com poucos cliques, tornando o armazém de dados da empresa um espaço muito mais colaborativo e agradável para se trabalhar.

Mais segurança

Quando o assunto é Cloud Computing, muitos empreendedores se sentem desconfiados em relação à segurança das informações armazenadas. No entanto, serviços de backup utilizam certificados digitais SSL e criptografia idênticos aos usados pelos bancos para proteger as informações de seus clientes, por exemplo.

Além disso, para se tornarem competitivas, as empresas que fornecem o serviço costumam passar por auditorias e buscam atender a normas de segurança internacionais, aumentando ainda mais os níveis de segurança do serviço.

Automação

Os melhores provedores de serviços de backup online no mercado também possuem uma funcionalidade extremamente útil para o dia a dia: o backup automático de determinadas pastas ou arquivos. Ao usar essa funcionalidade, sua empresa se assegura de que alguns dados cruciais terão uma cópia de segurança recente, evitando problemas no futuro.

E você? Já perdeu alguma informação importante em sua empresa por não contar com um serviço de backup na web? Compartilhe sua experiência!

disquete-blog-2