Dando continuidade aos posts sobre Métodos de Testes e Pesquisas, falaremos um pouco sobre alguns métodos que podem ser utilizados tanto na etapa de concepção quanto na etapa de avaliação do projeto, começando pelo Card Sorting.

O Card Sorting é um método de pesquisa que segue a abordagem de projeto centrado no usuário. É utilizado principalmente para identificar como as pessoas agrupam informações de uma maneira que seja útil para elas. Pode ser utilizado também para identificar qual a nomenclatura mais adequada para determinados grupos de informação.

Card Sorting Aberto e Fechado

Exemplo de aplicação de Card Sorting Aberto e Fechado utilizando cartões de papel

O método Card Sorting foi proposto na década de 80 por Anter e outros pesquisadores (Multiple Sorting Tasks, no original) e tem se tornado um forte aliado ao estudo da Arquitetura de Informação por:

» Contribuir para criação de estruturas organizacionais otimizadas e mais adequadas ao modelo mental dos usuários;

» Desenvolver arquiteturas baseadas na forma como as pessoas classificam e categorizam os assuntos;

» Avaliar a Arquitetura de Informação e suas categorias (no caso de ser feito quando a arquitetura já está em andamento ou definida);

» Avaliar um novo modelo de categorização e identificar itens que são difíceis de classificar.

O Card Sorting é relativamente simples de ser aplicado e apresenta baixo custo. Pode ser aplicado com a utilização de cartões de papel ou com a utilização de softwares especializados. Entre os programas disponíveis no mercado temos o xSort e CardZort.

xSort: Software utilizado para realização de Card Sorting

xSort: Software utilizado para realização de Card Sorting

CardZort: Software utilizado para realização de Card Sorting

CardZort: Software utilizado para realização de Card Sorting

A vantagem da utilização dos softwares é que se pode aplicar a pesquisa à distância e a tabulação de dados é feita pelo programa que gera estatísticas e relatórios. No entanto, vale lembrar que é preciso saber interpretá-los. Utilizando cartões de papel, a tabulação de dados pode ser feita através de uma planilha de excel.

No próximo post sobre Métodos de Testes e Pesquisas: Questionários e Entrevistas. Aguardem!