Recrutamento para pesquisas e testes de usabilidade: Por onde começar?

Contratar uma empresa especializada de recrutamento para pesquisas e testes de usabilidade costuma ser o caminho mais rápido, mas normalmente custa caro. Se seu projeto não tem um orçamento que comporte a tercerização do recrutamento, a melhor saída é fazer por conta própria. Mas quem já tentou fazer isso sabe que não é tarefa das mais fáceis.

Independentemente de qual caminho você vai escolher para recrutar tem duas coisas que você precisa saber para garantir a qualidade da seleção dos seus participantes:

1.  Definir com clareza o perfil adequado para o seu teste.
2.  Não restringir a definição de perfil a dados demográficos.

Em entrevista realizada por Jared M. Spool, Dana Chisnell, da UsabilityWorks, co-autora do Handbook of Usability recomenda evitar o uso de dados demográficos como descrição de perfil de usuário. Porque, por exemplo, a idade não é necessariamente um indicador de comportamento, desempenho ou especialização. Se quisermos saber como os diferentes comportamentos e experiências afetam a maneira como as pessoas irão utilizar uma determinada aplicação, precisamos olhar para além da idade. Ao definir o perfil, considere a experiência do participante com uma determinada funcionalidade ou atividade, frequência de uso de uma plataforma, software ou internet de acordo com os objetivos do seu estudo.

Se você vai fazer o recrutamento por conta própria, tenha em mente que você vai precisar selecionar participantes que tenham alguma motivação para participar da pesquisa, que sejam cooperativos e articulados. Se o partipante não apresenta essas características fica bem díficil extrair dele o que você precisa. A sessão de teste deixa de ter foco na avaliação do produto e se torna uma administração do participante.

Como encontrar participantes motivados, cooperativos e articulados?
Você pode encontrar pessoas dispostas a participarem do seu estudo de diferentes formas:
– Utilizar uma listagem de clientes da sua empresa
– Disponibilizar um questionário de recrutamento no seu site
– Convidar interessados através do twitter
– Convidar amigos (em último caso)

Divulgue que você está a procura de participantes para testes e pesquisas. Uma vez que você tem uma lista de pessoas interessadas, o passo seguinte é descobrir se a pessoa que tem motivação e interesse em participar do teste está dentro do perfil que você procura.  Você pode iniciar a  seleção de participantes através de e-mail ou questionário de recrutamento online.

Ao montar um questionário para recrutamento, opte por perguntas simples e objetivas que deixem claro qual é o grau de familiaridade que o usuário tem com determinada funcionalidade ou sistema de acordo com os objetivos da sua pesquisa. Em seguida, agrupe os respondentes que tem o mesmo tipo de experiência. Por exemplo, Você pode fazer testes com pessoas que tenham experiência básica ou avançada com determinada funcionalidade ou com usuários e não usuários da sua ferramenta mas não deve comparar resultados de um grupo com o outro.

Depois entre em contato com as pessoas que estão dentro do perfil procurado para agendar os testes. Jackob Nilsen sugere que você faça testes de usabilidade com pelo menos 5 usuários por perfil, segundo ele, com esse número de pessoas já é possível encontrar pelo menos 75% dos problemas. Se não conseguir agendar testes com pelo menos 3 pessoas com o mesmo perfil, é recomendado entrar em contato com mais pessoas e continuar o recrutamento para que você consiga ter uma amostragem significativa ao comparar os resultados.

Gráfico Jackob Nielsen - Usability problems found x Number of test users
Gráfico Jackob Nielsen – Usability problems found x Number of test users

E com quantas pessoas é preciso entrar em contato até conseguir selecionar o número desejado de pessoas? Conto pra vocês no próximo post sobre recrutamento de participantes para testes e pesquisas. Aguardem!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

3 Comments

  • Trackback: Experiência do Usuário (Locaweb) » Blog Archive » Recrutamento para pesquisas e testes de usabilidade: Seleção e incentivo de participantes
  • Alice
    Posted 08/09/2010 at 17:06 0Likes

    Gostei muito do post, me foi bastante util, porem tenho uma duvida quanto ao ítem “convidar interessados atraves do twitter”.
    Como fazer esse tipo de seleção, ou apenas um preenchimento de banco de dados, atravez de redes sociais? É interessante criar um perfil social para a Empresa, ou é possivel realizar esse processo atravez do meu perfil de pessoa fisica?
    Obrigada!
    Alice Dias

  • Rodrigo Hortenciano
    Posted 08/09/2010 at 19:16 0Likes

    Olá Alice!

    Caso sua empresa possua um perfil no twitter que se relaciona com seus clientes, é preciso saber qual o foco destes, ou a grande maioria.
    O convite pelo twitter, pode ter uma prévia sobre o que seria o teste, por exemplo:
    – Olá! Estamos lançando o serviço XXXXX e gostaríamos de sua opinião. Para quem se interessou, acesse -> http://….
    O endereço divulgado no twitter, pode levar a um formulário para levantamento do perfil do usuário, após o preenchimento, o possível participante pode visualizar uma mensagem de agradecimento pelo interesse.
    Como citado no post, “Uma vez que você tem uma lista de pessoas interessadas, o passo seguinte é descobrir se a pessoa que tem motivação e interesse em participar do teste está dentro do perfil que você procura.”

    Sobre sua questão, se é possível realizar através de seu perfil de pessoa física, pode ser feito desde que esse tenha uma interação com o público desejado, lembramos que os seguidores possuem um foco e por esse motivo seguem determinado perfil, pois desejam saber determinadas informações enviadas pelo twitter. Caso o tipo de mensagem enviada pelo seu perfil pessoal, não tenha relação com o perfil de sua empresa, nesse caso não é aconselhável, pois a chance de não ter participantes com o perfil desejado será maior.

    Atenciosamente :)

Comments are closed.