Antes de saber de onde vem a internet que chega até a sua casa todos os dias por um aparelhinho, a banda larga é transportada por uma série de cabos enterrados na terra ou no fundo do mar. Essa modalidade garante que os dados sejam enviados com segurança e qualidade e permite que os continentes se tornem cada vez mais conectados.

No Brasil, o primeiro cabo instalado no fundo do mar fez parte da inaugural linha telegráfica brasileira, em 1857. Ele interligava a Praia da Saúde, no Rio de Janeiro, com a cidade de Petrópolis e tinha uma extensão de 15 quilômetros. Um pouco mais tarde, em 1874, D. Pedro II inaugurou um cabo interligando Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. A linha Recife, João Pessoa, Natal foi concluída no ano seguinte.

A evolução da internet

Já imaginou como seria o nosso dia a dia sem a internet? Com certeza, seria bem diferente da rotina que temos atualmente. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, nós criamos uma linha do tempo para você saber de onde vem a internet e como ela evoluiu no decorrer dos anos:

1989 – Nasce a World Wide Web

O cientista e pesquisador britânico da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) Tim Berners-Lee apresenta uma proposta de um “sistema de informação distribuída” para permitir que pesquisadores lidassem com enormes quantidades de informações geradas por complexos experimentos de física.

1990 – Primeiro site da história ainda está no ar

Tim Berners-Lee cria o primeiro site da história da internet em dezembro de 1990, ainda como membro do CERN. Até hoje o link pode ser acessado. O info.cern.ch contém informações a respeito do funcionamento da rede, com detalhes técnicos e funcionalidades, além de contar a história do projeto. Tudo isso é apresentado na interface HTML clássica, apenas com textos e links.

1992 – Primeira imagem na web

A foto de uma banda composta por integrantes do CERN, chamada Les Horribles Cernettes, é a primeira imagem publicada na internet.

1993 –  Domínio público

A World Wide Web (Rede Mundial de Computadores) passa a ter domínio público, o que a permite ser divulgada de maneira mais ampla e usada por qualquer pessoa no mundo.

1994 – É realizada a primeira compra online

O NetMarket é criado por jovens formandos – entre eles, o proeminente Daniel Kohn – da universidade britânica LSE. O jornal americano “The New York Times” atesta que a primeira transação online foi feita pelo site. Para isso, foi criado um sistema seguro pela internet, que envolvia cartões de crédito. O produto vendido foi um CD do álbum “Ten Summoner’s Tales” (1993), do cantor Sting, em 11 de agosto de 1994. Ele foi comprado por um morador da Filadélfia chamado Phil Brandenberger.

1998 – O navegador Internet Explorer assume a liderança

Em setembro de 1998, o navegador Internet Explorer ultrapassa pela primeira vez na história seu maior concorrente até então (o Netscape), segundo dados da International Data Corporation (IDC). O reinado da Microsoft na liderança dos browsers duraria pelo menos mais 14 anos, até que o produto da empresa fosse ultrapassado pelo Google Chrome.

2001 – Webspycam

Vigiar o café. É com esse objetivo que, em 1991, surge a webcam. O equipamento foi instalado no laboratório de computação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com a intenção de transmitir as imagens pela rede interna. Assim, seria possível saber se ainda havia café na jarra, sem precisar sair do lugar. Com o desenvolvimento da World Wide Web (WWW) e a possibilidade de difundir imagens, a câmera passou, a partir de 1993, a ficar conectada também via internet, para que qualquer pessoa no mundo pudesse acessá-la. Infelizmente, o serviço foi encerrado em 2001.

2005 – Primeiro vídeo no Youtube

Intitulado “Me at the zoo”, o vídeo tem apenas 19 segundos e é estrelado pelo próprio fundador da rede social, Jawed Karim, no Zoológico de San Diego (EUA).

2006 – Chega o Facebook para conectar todos no mundo

O Facebook (fundado em 2004) é aberto para além do ambiente universitário. Em 2006, também é lançado o Twitter.

de onde vem a internet evolução da internet

2011 – Nasce o Google+

No entanto, a rede social fracassa e não atinge seu objetivo de desbancar o Facebook. A gigante da tecnologia anunciou o encerramento da plataforma em 2018, após uma massiva brecha de segurança que expôs dados de milhares de usuários.

2016 – Robôs ultrapassam humanos na internet

A maior parte do tráfego de informações na rede mundial de computadores é feita por robôs, segundo relatório da empresa de tecnologia Incapsula. Dados da época revelam que 52% dos acessos a sites eram realizados por bots e 48%, por humanos.

2019 – Vídeos online ultrapassam a TV aberta no Brasil

Em outubro, o conteúdo digital assume, pela primeira vez, a liderança entre os consumidores brasileiros. Na esteira disso surge o TikTok, app de vídeos curtos que se tornou o terceiro mais baixado nas lojas digitais.

2020 – Impacto do 5G

Já em fase comercial em alguns países como China e Coreia do Sul, o 5G veio para ficar. A evolução da conexão em internet pode não somente ser uma grande aliada na telefonia no Brasil, mas também na aplicação em áreas como saúde e educação, além do comércio.

2021 – Crescimento dos dispositivos inteligentes

Nesse ano, as assistentes virtuais e os smartwatchs bateram todos os recordes de vendas, no passo em que a inteligência virtual está ganhando espaço, esses dispositivos ficam cada vez mais presentes na rotina das pessoas.

E aí, gostou de conhecer a linha do tempo de onde vem a internet? Então, continue acompanhando as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no mundo digital.