Hoje em dia não há como falar de internet sem falar em tecnologia e vice-versa. 

Nos últimos tempos grandes transformações influenciaram empresas, profissionais e consumidores, mundialmente.

Essas mudanças já fazem parte do nosso dia a dia e ditam as nossas próximas estratégias.

Afinal, a internet (mais do que nunca!), está na lista de itens essenciais para metade da população mundial, e é fundamental para diversas revoluções em sociedade

Para entender alguns avanços, trouxemos insights de empresas e profissionais para discutir temas sobre como interagir e gerar negócios. 

Boa leitura!

A corrida para a transformação digital

Se antes a digitalização das empresas era apenas metas a serem alcançadas, nos dias de hoje tornou-se um dos principais combustíveis para dar fôlego ao mercado. 

Um estudo realizado pela SimilarWeb mostrou que o Brasil é o 4° país com o maior número no consumo de internet do mundo.

Agora, micro e pequenos empreendedores que ainda não estavam online, investem cada vez mais no digital e estão encontrando uma nova fonte de oportunidades.

Essa foi uma das medidas adotadas pela Cemtra, empresa especializada em Medicina do Trabalho, que já atuava há mais de 25 anos no mercado. Recentemente, a empresa criou um site para oferecer serviços e reestruturar o modelo do negócio na internet. 

 

Entre as regiões com os maiores números de demanda no mercado digital, podemos citar Sul e Sudeste do Brasil, que se destacaram no crescimento de e-commerces e serviços de delivery nos últimos meses. 

Entretanto, ter apenas um site ou uma loja virtual é apenas um dos primeiros passos para começar uma transformação digital. 

Com os avanços da internet, houve a chegada de novas alternativas para operacionalizar um negócio, adotando tecnologias que começam nos processos da empresa e atingem até mesmo a jornada dos clientes.

 

Dessa maneira, a transformação digital promoveu a entrada de novos segmentos que se concentravam no mundo offline e que antes dependiam de estruturas físicas para manter uma operação. 

O segmento de serviços impulsionou uma das maiores mudanças já vistas no mercado. Empresas como Tilit Group e Eunos puderam adotar formas remotas para gerenciamento do negócio.

 

Desde 2017 estamos buscando
a inovação como um caminho sem volta.
Agora, para diversificar o nosso negócio,
queremos a digitalização completa dele.”

    • Antônio Rezende, Eunos Inteligência de Obra

 

Nos últimos meses ferramentas como e-mail profissional e PABX Virtual se destacaram pela versatilidade do trabalho home office. Diversas empresas apostaram no uso das ferramentas para vender e atender clientes de forma remota. 

“Com o uso de ferramentas de
telefonia VoIP, podemos atender
os nossos clientes em qualquer lugar.
A tecnologia permitiu nos adaptarmos
para as novas realidades.”

    • Francisco Firmino, Kellf Corretora de Seguros

 

Com a transformação digital é possível estimular a maturidade de uma empresa. O uso de novas tecnologias pode diminuir custos com estruturas físicas, alcançar a estabilidade de sistemas e operações, gerenciar a troca de informações e dados, e ainda aumentar a mobilidade da empresa e dos funcionários apenas com o uso da internet.

O novo olhar do consumidor

 

O perfil do consumidor se transformou ao longo dos tempos, somados às necessidades aspiracionais, funcionais, sociais e emocionais aliadas aos avanços tecnológicos. 

A internet aprimorou as formas de interação entre os usuários e aproximou empresas e organizações, estimulando mudanças rápidas no comportamento e na forma como os clientes podem interagir com as marcas. 

A internet das coisas, o uso de dispositivos mobile e as redes sociais despertaram a busca por mais experiências, cada vez mais em real time.

 

E mesmo quando um usuário não faz compras online, ele utiliza a internet como uma fonte no processo de decisão. Reforçando ainda mais a importância de estratégias como Marketing de Conteúdo, Marketing Geográfico e parcerias com influenciadores.  

O uso de ferramentas como chatbot, e-mail marketing e redes sociais como WhatsApp Business, se tornaram uma das estratégias mais adotadas para acompanhar o comportamento dos consumidores e fazer parte do seu dia a dia. 

“Podemos oferecer cada vez mais
uma experiência online e offline
para os clientes, usando o
melhor dos dois mundos.”

    • Letícia Santos, Marketing de Relacionamento Locaweb Pro

 

Ao analisarmos a maneira como as gerações se relacionam com a internet, também identificamos novas tendências no consumo de determinados grupos. Um estudo recente do Google mostrou que o termo “como fazer compras online” teve um crescimento no número de buscas em mais de 190%, só em março deste ano. 

Outra pesquisa destaca que os maiores clientes de aplicativos são pessoas com faixa-etária entre 18 e 34 anos, e a maioria dos pedidos realizados são feitos por novos clientes.

Por isso, compreender as características do público é essencial para adotar medidas rápidas que podem integrá-lo ao negócio.

 

“A presença digital por si só,
não é mais suficiente. Crie uma estratégia
para que seus clientes cheguem até você,
para que eles entendam do que
se trata e percebam o valor da sua oferta.
Dessa maneira, o engajamento
poderá levar a conversão. ”

    • Daniel Lugondi, Gerente de Inovação e Design Locaweb

Muito mais do que códigos para desenvolvedores

A carreira de um desenvolvedor também começou como os primeiros passos da internet.

Hoje, um dos principais requisitos está no amplo conhecimento de linguagens, metodologias e no uso de tecnologias que agregam o seu portfólio. E mais do que isso: os desenvolvedores se tornaram um dos profissionais  mais buscados da área.

 

Além de atuar para desenvolver, projetar e implantar infraestruturas, sistemas e softwares, também é possível contribuir para as empresas e a navegabilidade de usuários na internet. 

Com os avanços dos últimos tempos, o profissional de programação pode desenvolver desde sites até mesmo aplicativos, combinando o uso de infraestruturas e softwares como IaaS, PaaS e SaaS. 

 

“Os novos softwares disponíveis
no mercado, oferecem um mar
de possibilidades para desenvolver e integrar.
Além de otimizar processos, permitem
encontrar soluções cada vez
mais completas e prontas para
serem usadas, encontrando diversas
oportunidades em todo o ecossistema.”

    • Cesar Andrade,  Especialista e Consultor na Locaweb Pro

 

Agora, com o aumento da demanda e a chegada de novas empresas no ambiente digital, é possível encontrar uma gama de possibilidades para gerar negócios e aumentar sua renda com a internet. 

Atualmente mais de 19 mil desenvolvedores trabalham gerando negócios com a internet.

 

Mas, para isso, é essencial encontrar parceiros que ofereçam sistemas e plataformas de qualidade. E para se destacar cada vez mais no mercado, os conhecimentos em back-end e front-end estão indo além do universo dos códigos. 

Mesmo para um profissional com conhecimento tão amplos, é necessário conciliar estratégias e encontrar novas oportunidades, acompanhando tendências e promovendo inovações.

“Também atuo como freelancer
especializado em desenvolvimento mobile.
Preciso acompanhar todas
as mudanças no segmento como
atualizações de sistemas operacionais
Android e iOS, uso de GPS, novas linguagens,
e todas as novidades que estão
chegando no mercado.”

    • Lucas Barbosa, Desenvolvedor Mobile All iN Marketing Cloud  

Feita de pessoas para pessoas

Agora que você chegou até aqui, deu para notar o quão essencial se tornou o uso da internet na nossa sociedade? 

O objetivo por trás da sua criação desde 1969, era oferecer através de um protocolo comum a troca de dados e mensagens através de uma rede de computadores.

Anos depois, diversos avanços permitiram desenvolver atividades e aumentar a conectividade e comunicação entre grupos e pessoas.

Seja como um empreendedor, profissional ou usuário, a internet funciona cada vez mais para revolucionar a conexão para interagir e gerar negócios. 

É por isso que aqui na Locaweb, nós contribuímos para mais de 350 mil clientes construírem sua história na internet com ferramentas e soluções feitas de pessoas para pessoas. 

E então, curtiu nossos insights? Aproveite para descobrir como ajudamos a desenvolver suas ideias. 

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário

Evento 100% grátis e online -1 Dias 3 Horas 56 Minutos 14 Segundos
INSCREVA-SE!