Para começar a leitura desse texto, nós queremos te convidar a entrar em um universo livre de estereótipos.

Nós acreditamos que todos possuem direito à liberdade de escolha e de expressão, e queremos cada vez mais contribuir com iniciativas e atitudes que possam desenvolver e integrar pessoas. 

Antes da imersão no assunto, precisamos destacar qual é o significado por trás da Inclusão e Diversidade: 

    • Inclusão: trata-se do esforço para criar um ambiente em que todas as pessoas possam se sentir livres e seguras para desenvolver seu potencial completo.
    • Diversidade: é o valor que se obtém pela soma das diferenças culturais, de origem, habilidades físicas e mentais. Trata-se da crença de que essas diferenças são como forças transformadoras. 

E para que essas ações sejam praticadas, é necessário desenvolver estratégias que levem o nosso segmento  a contribuir com as mudanças em sociedade.

Neste conteúdo, nós vamos entender qual a importância e como adotar práticas cada vez mais inclusivas e diversas. Você também irá conhecer o Comitê de Inclusão e Diversidade da Locaweb. Vamos lá?

Entendendo o cenário de Inclusão e Diversidade na tecnologia

Para construir um ambiente diversificado, devemos estimular equilíbrio na distribuição de cargos, raça, gênero e orientação sexual, situação social, condições físicas, faixa-etária e níveis de escolaridade.

Existem políticas que visam de pessoas com deficiência nas empresas atualmente. Mas, para garantir a valorização da diversidade, é necessário adotar iniciativas além das leis, contribuindo com uma evolução em sociedade. 

Alguns setores, como de Tecnologia, sempre se destacaram pela falta de representatividade e diversidade. Quando analisados por grupos de minorias, provam que ainda há muito trabalho para ser feito no segmento. 

 

Mas afinal, como se preparar para a Inclusão e Diversidade?

Antes de pensar em praticar a inclusão e diversidade, é necessário entender se você e a sua empresa, de fato, são inclusivas. Essa tem se tornado uma das principais dúvidas em relação ao tema. 

Antes de iniciar um processo de mudanças, é necessário praticar a conscientização para identificar quais são os tipos de preconceito ou vieses inconscientes existentes. 

O autoconhecimento é uma das principais iniciativas para desconstruir padrões e estereótipos enraizados na sociedade e nos próprios indivíduos. 

 

“Ter essa iniciativa nos ajuda a entender e aceitar que somos diferentes e que precisamos nos respeitar. Isso ajuda a proporcionar um ambiente seguro e confortável para que cada pessoa possa ser quem ela quiser. Aqui na Locaweb,  investimos em um treinamento de vieses inconscientes, já que na maioria das vezes o preconceito está de uma forma que não percebemos. É assim que começamos a olhar para as nossas atividades, processos e rotina de forma mais inclusiva.”

– Eloisa Chaves, Analista de Endomarketing e Líder do Comitê de Inclusão.

 

Além da vontade de aplicar a diversidade, a empresa precisa estar preparada para proporcionar as condições adequadas com práticas inclusivas.

Esses cuidados começam através da cultura organizacional, infraestrutura, modelo de negócios e no cotidiano das empresas.

De forma geral, a tecnologia tem a responsabilidade de viabilizar as estratégias de inclusão. 

 

 

Por dentro do Comitê de Inclusão e Diversidade da Locaweb 

 

Iniciamos em 2019 um Comitê de Inclusão e Diversidade para acelerar a inclusão como parte da nossa cultura. Nossos primeiros passos começaram a partir de um estudo organizacional com levantamento de informações e dados internos, identificando quais práticas devem fazer parte do nosso negócio para colaboradores e clientes. 

 

Nesse momento é essencial se aproximar das pessoas colaboradoras e escutar suas dores. Através de rodas de conversa, dinâmicas, entrevistas e questionários, é possível dimensionar a inclusão na empresa e começar a criar uma rede de apoio segura.

– Danilo Bueno, Designer de Produtos e Líder do Comitê de Inclusão e Diversidade

 

O estímulo da liderança e conscientização de líderes e gestores permitiu que compreendêssemos qual a realidade interna, e também quais seriam nossos pilares.

Cultura e Origem, Pessoas com Deficiência, Mulheres na Tecnologia, LGTBQIA+ e Gerações foram os grupos desenvolvidos para estimular as mudanças necessárias.

Entre as nossas principais conquistas e avanços, estão a criação de um Censo de Diversidade, campanhas de conscientização, rodas de conversas e treinamentos com as lideranças da empresa e com os representantes do Comitê de Inclusão e Diversidade da Locaweb. 

Os colaboradores que possuem afinidade nas frentes do Comitê de Inclusão e Diversidade Locaweb, podem se associar como líderes ou atuarem como aliados para ajudarem com ações e estratégias.

E,  mesmo diante de um cenário de pandemia e trabalho remoto, realizamos encontros online e palestras abertas ao público, compartilhando conhecimentos e abordando discussões que ditam a inclusão em sociedade.

 

“Mesmo diante de um cenário de pandemia e trabalho remoto, reforçamos o nosso compromisso com encontros online para Locawebers e aberto ao público. Dessa forma, podemos contribuir com a evolução de cada indivíduo em sociedade.”

– Maria Vitória, Marketing Institucional e Líder do Comitê de Inclusão e Diversidade.

Impulsionar a política de inclusão e diversidade nas organizações no momento atual, vai além da questão ética. É uma medida que representa a preocupação da empresa com uma sociedade equânime e justa. 

No mundo corporativo é essencial promover a compreensão sobre a relevância do respeito e da valorização das pessoas. Quando uma empresa adota políticas de diversidade, ela tem acesso a diferentes pontos de vista, o que incentiva a inovação e permite solucionar questões de maneira adequada para diferentes públicos – individualmente e em sociedade.

 

“Quando pensamos em inclusão e diversidade, estamos falando de gente diversa, plural, gente que sorri, chora e luta pela vida. O nosso papel acaba sendo de um porteiro, muito sábio, por sinal, procurando sempre manter as portas abertas para que todos tenham oportunidade de passar por elas.”

– Guilherme D’Paula, UX Designer e Líder do Comitê de Inclusão e Diversidade.

 

E então, curtiu o nosso conteúdo? Esse artigo foi produzido pelo nosso Comitê de Inclusão e Diversidade.

Nos acompanhe nas redes sociais e receba em primeira mão essas e outras novidades.

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário

Evento 100% grátis e online -1 Dias 2 Horas 48 Minutos 6 Segundos
INSCREVA-SE!