Se você já está inserido no e-commerce já deve ter ouvido o termo e-commerce ou marketplace de nicho, certo? Pois bem. Entre os canais de venda é preciso optar por estratégias que impactem diretamente o seu público alvo. Neste artigo, vamos entender o que são e quais as vantagens de vender em um e-commerce de nicho. Confira!

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    O que é um e-commerce de nicho?

    Um e-commerce ou marketplace de nicho nada mais é do que um canal mais segmentado. Por exemplo, ao vender em um canal mais abrangente se pode conquistar novos públicos, mas as buscas se dividem muito mais entre os artigos de interesse daquele público. E-commerces voltados a um único segmento são considerados de nicho, por exemplo, de artigos esportivos, de pets, de eletrônicos, entre outros.

    Para o lojista é importante estar inserido em e-commerces de nicho pois se aproveita da audiência segmentada do canal para vender a um público direcionado.

    Como funciona vender em Marketplace?

    Os marketplaces são grandes shoppings virtuais, onde os negócios se inserem para realizar as suas vendas. É preciso que o lojista se cadastre na plataforma e se ajuste com os modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em formas de pagamento e entrega do produto.

    O Marketplace está baseado na intermediação das vendas, e o lojista acaba contando com a audiência do canal, assim como marketing e segurança para a operação de vendas. Mas é preciso ficar de olho na taxa de comissionamento. Saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.

    Qual a diferença entre um e-commerce de variedades e um e-commerce de nicho?

    Ambos canais de venda atuam de maneira similar, porém, enquanto o e-commerce mais amplo aposta em oferecer diferentes produtos ao cliente, de diversas áreas, o e-commerce de nicho aceitará somente lojistas com os produtos relacionados ao segmento, a fim de auxiliar o público que procura por algo específico e não genérico.

    Mesmo com a praticidade que os marketplaces oferecem, gerenciar um negócio envolve muito processo de gestão interna, ou seja, manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados.

    Quais as principais vantagens em estar inserido em um e-commerce de nicho?

    Imagine a sua jornada de pesquisa por um produto enquanto cliente. Apesar da primeira pesquisa ser genérica, quando se encontra um marketplace segmentado que vende somente artigos relacionados ao item da busca, é uma grande facilidade. Por isso, as principais vantagens é que o público encontra mais facilmente o seu produto se estiver inserido no e-commerce correto, ou no mais segmentado possível.

    Ou seja, as principais vantagens em estar inserido em um e-commerce de nicho são: 

    • Mais acessível ao consumidor;
    • Vai ao encontro do público especializado;
    • Aproveita do marketing do canal de venda especializado para atrair novos consumidores;
    • Insere os seus produtos em um e-commerce já reconhecido pelos clientes por vender determinado segmento.
    ecoomerce de nicho

    Múltiplos canais

    É importante destacar que para criar presença digital o seu negócio pode estar inserido em diversos canais, tanto os marketplaces de nicho quanto os mais abrangentes. A multicanalidade é o que garante ao cliente a experiência omnichannel que ele almeja: encontrar o produto em canais diversos, sejam físicos, online, nichados ou não. Isso dá a percepção de valor de marca e força de vendas.

    Importante ressaltar que para vender em e-commerces variados é preciso contar com uma gestão integrada, a fim de manter cadastros, vendas, estoque  e entregas sincronizadas e com a gestão em uma única plataforma.

    Para vender em múltiplos canais também atente aos seguintes fatores?

    • Controle a logística e os prazos de entrega. A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação;
    • Atente ao gerenciamento de contas do negócio. Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção.

    Gestão integrada

    Contar com uma gestão integrada significa que os produtos cadastrados, vendidos e entregues ficarão registrados dentro de um mesmo sistema. Isso também vale para cobranças e recebimentos. Mesmo quando for vender em múltiplos canais ao mesmo tempo, os registros ficam atualizados e organizados no sistema.

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