Com tanta opção por aí, quais as diferenças entre o e-mail pago e o e-mail grátis? Existem muitas vantagens, principalmente para quem tem um negócio! 

As primeiras contas de e-mail grátis na internet eram bem básicas, seja pela falta de referência ou puramente pelas limitações tecnológicas. 

Até houve algumas evoluções de um ano para o outro, mas nada comparado ao que estava por vir na década de 2000: o Gmail. Criada pelo engenheiro da computação e desenvolvedor Paul Buchheit, o Gmail foi criado inicialmente para uso interno dos funcionários da Alphabet – empresa dona do Google. 

O projeto era tão bom que colocaram o Gmail no mercado em 2004 e foi um sucesso. E é até hoje, com suas 1,8 bilhão de contas ativas globalmente.

Percebendo o potencial de mercado, a Alphabet resolveu partir para o nicho corporativo e oferecer um Gmail profissional e pago como parte de uma suíte de ferramentas tecnológicas. 

Para isso, o Google firmou parceria com as suas Premier Partners – claro que a Locaweb é uma delas -, possibilitando a criação de e-mails com domínio próprio dentro do Google Workspace. Dessa forma, a comprovada tecnologia Gmail passa a contar com recursos específicos para o meio corporativo.

Ela oferece alto nível de segurança, fica hospedada dentro do servidor do Google e, de quebra, permite o uso do domínio do cliente – comercializado por empresas escolhidas a dedo, como a Locaweb. É bom demais e é verdade.

Vamos falar um pouco sobre as características do e-mail pago e comparar com o e-mail grátis, para você avaliar, para a sua realidade, qual é o modelo mais adequado. Acompanhe:

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      Vantagens do e-mail pago

      Quando pensamos em um e-mail grátis de uso pessoal e um e-mail pago de uso profissional, a primeira diferença é a utilização. Um e-mail para uso pessoal tem uma complexidade muito menor para a administração da conta. Para visualizar melhor, vamos apresentar as vantagens do e-mail pago:

      Ausência de anúncios

      Qualquer ferramenta gratuita precisa se manter. Existe uma equipe por trás do funcionamento, servidores físicos, cloud e tudo mais o que se possa imaginar. Os anunciantes são parte essencial do jogo, senão nada é “de graça”. 

      Já em um e-mail corporativo e privado, a história é outra. Quem paga pela ferramenta não precisa e nem deve receber anúncios, afinal essa carteira de clientes está pagando a conta.

      Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

      Rastreabilidade e Segurança

      Por se tratar de um e-mail pago, existe um critério mais apurado na rastreabilidade e segurança do que é trafegado. 

      A análise dos dados dentro do servidor é mais precisa e redundante, impedindo ameaças antes mesmo que elas cheguem à caixa do e-mail pago.  Além disso, no e-mail pago é possível contar com Antivírus e Antispam em cada conta do plano.

      Privacidade e Legalidade

      As contas do e-mail pago estão protegidas sob cláusulas contratuais que oferecem garantias jurídicas e constitucionais. Além disso, o termo de privacidade das informações contém tópicos personalizados para contas corporativas, diferentemente das contas gratuitas.

      Qualidade de suporte técnico

      O contrato da conta do e-mail pago oferece um nível de serviço superior a uma conta gratuita. Isso significa que o Google precisa garantir uma alta disponibilidade dos recursos e tem um tempo máximo para resolver problemas técnicos. 

      Além disso, o suporte técnico pode ser acessado por telefone ou chat 24h por dia e 7 dias por semana. Esse atendimento é prestado por uma equipe de especialistas.

      Faz mesmo diferença usar um e-mail com domínio próprio?

      Em tempos de golpes na internet e cibercriminosos com métodos cada vez mais sofisticados, o ideal é contar com a segurança oferecida por empresas sólidas no mercado. Isso sob o ponto de vista de uma empresa que se preocupa com a integridade das informações.

      O e-mail pago oferece toda a robustez de seu sistema, mas com o domínio escolhido pelo cliente. Indo mais além, empresas que utilizam um domínio próprio aumentam sua percepção de valor diante de quem faz negócio com ela. Mostram profissionalismo, fortalecem a própria marca e se organizam melhor.

      Sob o ponto de vista de identidade corporativa, o nome é algo extremamente importante para firmar a presença no mercado, sobretudo no digital. Empresas que utilizam domínios gratuitos, seja no site ou no e-mail, podem gerar muitos ruídos de comunicação.

      Companhias que agem dessa forma podem ser percebidas como uma empresa que “deveria cobrar mais barato” ou não é tão profissional assim. Quem quer evoluir e crescer precisa ter atenção a todos os detalhes, principalmente algo tão importante como um domínio próprio.

      Funcionalidades que facilitam a vida

      O e-mail pago foi pensado e testado para oferecer as melhores ferramentas para quem precisa do e-mail para gerenciar sua comunicação. Por isso, conta com funcionalidades práticas para o dia a dia:

      Filtros e Pastas

      Os filtros possibilitam o direcionamento de e-mails específicos para pastas criadas dentro do e-mail. Com isso, é possível analisar a comunicação de maneira mais focada e estratégica, não perdendo nenhum detalhe. 

      Você pode filtrar, por exemplo, mensagens com orçamentos e direcioná-las para a pasta “Orçamentos”. Ter informações reunidas por interesse ajuda a dedicar um olhar mais estratégico e fazer melhores escolhas. 

      Avisos de recebimento e leitura

      Essa funcionalidade ajuda a organizar o fluxo de informações enviadas e recebidas, ajudando a racionalizar o tempo dos follow ups.

      Lista de contatos

      No e-mail pago, os contatos podem ser enriquecidos com informações importantes, como em uma lista cadastral. Isso ajuda a desenvolver ações específicas de negócios e relacionamento.

      Respostas automáticas

      Cadastre respostas automáticas personalizadas, como aviso de ausência em férias, finais de semana e horário de atendimento. Essa funcionalidade é uma aliada no contato com as pessoas, mostrando que a empresa se preocupa em mantê-las informadas.

      Painel administrativo 

      No e-mail pago, a empresa pode administrar as funcionalidades em um painel de controle fácil de configurar, com informações visíveis e diretas. Tudo para tirar qualquer atrito da experiência com a ferramenta. Mas se precisar de ajuda, o suporte técnico está à disposição.

      Locaweb e Google Workspace

      A Locaweb faz parte do seleto grupo de Premier Partners do Google. Por isso, oferece o pacote completo de aplicativos do Google Workspace

      Trabalhamos juntos há mais de três anos e fomos anunciados recentemente como o maior parceiro online Google na América Latina. Além dos profissionais de atendimento e suporte certificados, temos também consultores e executivos de vendas certificados nos produtos Google. 

      E mais: a Locaweb permite realizar o pagamento dos planos do Google Workspace em boleto bancário, com cobrança em reais, para facilitar seu controle financeiro. Saiba mais e consulte os planos do Google Workspace.