Texto de Deivid Gonçalves

 

A WebStore Locaweb está com uma melhoria em seus códigos. Implementamos os chamados Rich Snippets. Mas o que isso significa? Agora nossos códigos conversam diretamente com os resultados de busca do Google, trazendo mais detalhamento sobre o conteúdo da sua WebStore. E o melhor é que isso tudo não tem nenhum custo.

Tecnicamente, podemos dizer que foram implementados microdados (breadcrumb e product).

 

O que são essas Snippets?

São pequenas linhas de texto que aparecem embaixo de todo resultado de pesquisa. Elas foram desenvolvidas para dar aos usuários uma noção sobre o conteúdo da página e por que ela é relevante para a consulta.

 

Para que serve?

– Atrair possíveis consumidores enquanto estes estiverem procurando itens para comprar no Google.

– Enviar suas listagens de produtos gratuitamente.

– Controlar as informações dos seus produtos. Você pode manter as informações dos seus produtos atualizadas e precisas para que seus compradores encontrem os itens mais atuais e  relevantes.

 

Na prática o que isso quer dizer?

Quando seu cliente faz uma busca por um produto pelo Google, nos resultados que aparecem links da sua loja, é mostrado algumas informações adicionais, como por exemplo: Links diretos de Categorias e subcategorias (além do link direto do produto, há uma opção para ir direto para essas categorias) e Detalhes do Produto, como o valor e se ele está disponível em sua loja.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

 

Esse tipo de exibição segue uma documentação criada pelo próprio Google. Nós apenas a implementamos, fazendo com que os resultados dentro da busca sejam mais otimizados.

Esses códigos não garantem melhor posicionamento nos resultados de busca do Google, e sim a exibição de informações adicionais de produtos/serviços oferecidos em sua WebStore Locaweb.

 

Como acompanhar esses dados da minha loja?

O legal de tudo isso é que na própria ferramenta Webmaster Tools do Google (https://www.google.com/webmasters/tools), você poderá acompanhar as estatísticas sobre esses dados estruturados dentro da sua loja. Basta ter acesso a uma conta no webmaster tools (devidamente validada com código Analytics), e depois disso é só clicar no menu lateral (otimização >> dados estruturados) e acompanhar tudo.

 Observações:

Pode levar algum tempo para que os rich snippets apareçam nos resultados de pesquisa.

A marcação de dados para os rich snippets não afetará a classificação de sua página nos resultados de pesquisa.

Para saber mais sobre Rich Snippets acesse aqui.