O atendimento ao cliente é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Afinal, o público precisa tirar dúvidas, obter informações e até registrar reclamações. Mas será que é possível manter uma boa comunicação e reduzir os custos de atendimento ao mesmo tempo?

Sim, você pode economizar nessa parte, sem prejudicar os seus consumidores. Confira neste artigo algumas estratégias para isso!

Como reduzir custos de atendimento?

O primeiro passo para reduzir custos com atendimento é ter informações acessíveis em todos os seus canais. Além de divulgar os seus produtos, é importante dedicar uma página específica com as principais dúvidas dos clientes.

Dessa forma, boa parte dos consumidores deixará de ligar na central telefônica, pois já terá solucionado o questionamento na internet. Essa medida é simples e pode fazer toda a diferença.

Você ainda pode investir em um Sistema de Atendimento Online (VoIP). Essa é uma opção muito mais econômica do que a telefonia tradicional, por utilizar a internet para funcionar. Sem contar que, atualmente, existem sistemas específicos para empresas com vários recursos. Confira as vantagens que o VoIP oferece:

1 – Reduzir de custos


Na telefonia VoIP, os custos são muito mais baixos, pois não há diferença de cobrança pela localidade. Ou seja, independentemente de onde as pessoas estejam o custo será sempre o mesmo.

Já na telefonia tradicional, a rede que existe por trás é muito mais complexa, o que reflete em gastos maiores.

2 – Usar recursos do PABX


O VoIP conta ainda com diversos recursos do PABX, ou seja, central de ramais. Uma dessas funcionalidades é a URA (Unidade de Resposta Audível). Sabe quando você liga para uma empresa e ouve uma mensagem automática, solicitando a escolha de um número? É exatamente isso.

Ao utilizar a URA, é possível evitar chamadas desnecessárias com os atendentes, garantindo, além da economia, uma melhor experiência ao público.

3 – Aumentar a produtividade


O sistema VoIP oferece diversos recursos, como a gravação de chamadas, que permite tirar insights do que pode ser melhorado. Será que a sua equipe está sabendo como tirar as dúvidas do cliente? Ou será que você poderia incluir alguma informação no site para diminuir a quantidade de ligações?

Por meio dessa análise e dos relatórios gerados, será possível treinar a equipe e fazer com que a produtividade aumente.

4 – Fazer ligações de qualquer lugar


Outra vantagem do VoIP é possibilitar que as ligações sejam feitas de qualquer lugar. Basta ter acesso à internet para que haja comunicação. Isso garante ainda mais atendimentos, até mesmo para quem não está no escritório.

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