Para construir uma campanha e planejar o envio dos seus e-mails de uma forma estruturada, trouxemos algumas dicas com os principais tipos de email marketing que você pode criar para enviar uma mensagem para o seu cliente.

A maioria das empresas usam o e-mail marketing somente com o propósito de aumentar as vendas e ignoram o fato de que o e-mail marketing é, acima de tudo, uma ferramenta de comunicação, que quando é bem feita e ajustada ao perfil do público-alvo é capaz de contribuir significativamente com as vendas, pois aproxima o cliente da empresa e estreita o relacionamento.

Conheça os principais tipos de email marketing:

Há diversos tipos de comunicações que podem ser feitas através do envio de um e-mail, é preciso somente adequar os objetivos de cada ação aos do negócio. Confira abaixo os principais tipos de email marketing para utilizar nas suas campanhas:

1) Informativo

Contribui para reforçar a marca e aumentar o interesse dos clientes pela sua empresa, por isso o conteúdo deve ser sempre relevante, promovendo assim interesse nessa leitura. Esse tipo de e-mail é composto por diversos temas e assuntos ligados ao negócio da empresa: como artigos, notícias, novidades do mercado ou de produtos/serviços e dicas. Newsletters e Releases de imprensa são bons exemplos de e-mails informativos.

2) Promocional

Os e-mails promocionais são focados em uma ação pontual que a empresa deseja que o cliente faça, como preencher um formulário, efetuar uma compra ou gerar tráfego para seu site, blog, e-commerce ou loja física. Este tipo de conteúdo deve ter uma oferta direta e clara, e funciona bem quando o envio é aliado à segmentação de base, pois pode gerar conversões com o tipo de destinatário que “já está esperando” por essa oferta.

3) Relacionamento

É o tipo de comunicação que enfatiza a interatividade e a conexão com o cliente, e contribui no aumento da percepção de valor da sua empresa para os clientes e mercado.

Esse tipo de e-mail é ideal para criar aproximação e empatia com a sua base, é o tipo de comunicação que enfatiza a conexão com o cliente e contribui no aumento da percepção de valor da sua marca ou produto para o mercado. Alguns tipos de e-mail de relacionamento são:

  • Lembretes;
  • Cartões de aniversário;
  • Celebração de momentos importantes;
  • Datas sazonais;
  • Agradecimentos;
  • Convites.

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4) Transacional

Esses e-mails indicam a conclusão ou andamento de um serviço ou transação. São importantes para suprir a expectativa do cliente que realizou uma ação dentro do seu site e por permitir o acompanhamento e registro da transação. Os e-mails transacionais são:

  • Confirmação de pedidos;
  • Confirmação de compras ou inscrições;
  • Confirmação de pagamentos;
  • Confirmação de presença ou preenchimento de cadastro;
  • Respostas às dúvidas e solicitações ao SAC ou Suporte Técnico.

5) Nutrição

Esses e-mails tem como foco nutrir o cliente, ou seja, entregar conteúdos que estejam atrelados ao primeiro contato ou conversão que ele fez no seu site, fazendo com que ele passe por uma jornada e chegue a um determinado objetivo, como gerar uma venda, por exemplo. Esse tipo de e-mail também costuma ser segmentado, já ele faz parte de um fluxo de nutrição que depende de uma ação gerada pelo cliente, como o preenchimento de um cadastro via Landing Page ou assinatura de uma newsletter.

6) Resgate

O e-mail de resgate é utilizado para reconquistar determinados clientes da sua base que não estão mais interagindo com as suas campanhas. Nesse tipo de e-mail, é importante saber qual é a melhor maneira da abordar esse cliente e voltar a ter comunicação com ele, então, o ideal é reconstruir esse relacionamento aos poucos e não focar somente em conversão de vendas.

Independente do tipo de email marketing, o mais importante é ter clareza do perfil do destinatário e criar uma mensagem que seja realmente relevante para quem lê. Vale lembrar que você não precisa escolher uma estratégia única para os seus envios, o tipo de e-mail marketing pode e deve variar conforme o seu planejamento de campanhas, sua necessidade e momento da empresa.

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