Anualmente, a Strategy& – consultoria estratégica da PwC – e o jornal Valor Econômico realizam o Prêmio Valor Inovação Brasil. Trata-se de um ranking que analisa as práticas de inovação de companhias nacionais que atuam em diferentes setores e servem de inspiração para PMEs.

Para a última edição, lançada em outubro de 2021, foram estudadas 226 empresas. A pesquisa teve como tema “Inovação em segurança de dados: desafios e oportunidades” e levou em consideração cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

Quem saiu como grande vencedora foi a Embraer. A condecoração veio justamente após a empresa se recuperar de um grande ataque hacker em 2020, quando uma série de informações sobre produtos e funcionários foram roubados. As mudanças no setor foram tão significativas que acabaram abocanhando o topo do ranking.

Abaixo, você confere as 10 empresas mais inovadoras no ranking geral. Para conhecer as vencedoras de cada um dos 23 setores analisados, clique aqui.

1. Embraer

2. WEG

3. Nestlé

4. Vale

5. Petrobras

6. Einstein

7. Bosch

8. Mercado Livre

9. Natura

10. IBM Brasil