Especialista dá dicas dos passos básicos para garantir um bom posicionamento das suas páginas nos buscadores

O consumidor nunca foi tão digital. Com a crise sanitária que o mundo enfrentou nos últimos dois anos, até mesmo as pessoas mais resistentes perceberam o potencial da internet para fazer compras e contratar serviços. Diante desse movimento, ficou ainda mais claro o quão importante é para uma empresa ter um site profissional.

Quando uma marca investe em um site próprio, ela dá o primeiro passo para conquistar um lugar de destaque em uma das maiores vitrines da internet: os motores de busca. Lembrando que alcançar a primeira posição nos resultados de pesquisa do Google, por exemplo, não é tarefa fácil, mas pode abrir muitas portas para os pequenos e médios negócios de todos os segmentos.

Navegue pelo índice

    Prepare e adapte

    “Cada empresa tem suas peculiaridades e não existe uma fórmula pronta para o sucesso”, destaca Isabella Lyrio, analista de marketing de produtos da Locaweb. Contudo, ela diz que o primeiro passo que o empreendedor pode dar é definir o tipo de site que o negócio precisa e qual tipo de conteúdo será trabalhado nele, assim como um layout que converse com a essência da marca.

    Um processo bem-feito e estruturado envolve, ainda, várias frentes de marketing digital. De início, o ideal é escolher uma empresa de confiança para hospedar o seu site. É importante também que o layout escolhido seja otimizado para SEO – estratégia fundamental para se destacar nos resultados de buscas –, garantindo um site devidamente parametrizado e tagueado.

    “Por último, eu destacaria o monitoramento constante dos dados de tráfego”, recomenda Isabella. Segundo ela, conseguir metrificar e analisar de onde as pessoas vêm é imprescindível para realizar melhorias no site. Ficar de olho na performance das páginas também é fundamental para garantir que tudo esteja funcionando da melhor maneira possível.

    “O desenvolvimento de sites profissionais e responsivos é capaz de promover sua marca de forma dinâmica e atrativa”, diz a analista de marketing de produtos da Locaweb. Tendo em vista as novas dinâmicas do mundo virtual, manter os consumidores próximos e estimular o relacionamento com eles trará muitas experiências positivas aos clientes. Pode ter certeza que os algoritmos do Google e dos outros buscadores vão perceber a boa relação que foi criada entre o visitante e o seu site. Com esses dados em mãos, o caminho só pode ser um: o topo!