Independentemente se você é uma pessoa que programa há bastante tempo ou não, é sempre importante conhecer mais de uma linguagem. Nesse sentido, a Ruby pode ser a sua próxima opção.

Criada na década de 1990, ela é uma linguagem considerada nova e que foi inspirada em outras, como o Python. Entenda quais são os diferentes da Ruby e por que vale a pena programar por ela!

Navegue pelo índice

    Por que programar em Ruby?

    Atualmente, a Ruby é a 13º linguagem de programação mais popular do mundo — de mais de mil criadas — de acordo com o ranking TIOBE. Todo esse interesse não é à toa, já que ela tem uma tipagem dinâmica, é suportada por diversos sistemas operacionais e é open source.

    Outro ponto positivo está em ela ser orientada a objetos, o que torna a codificação mais próxima do problema real a serem resolvido e a manutenção futura mais simples. Veja outros motivos para programar em Ruby:

    1 – Bibliotecas gratuitas

    As Ruby Gems são as bibliotecas gratuitas dessa linguagem. Em um só lugar, os desenvolvedores encontram diversos elementos para construírem os próprios projetos.

    2 – Comunidade ativa

    Existem entusiastas de Ruby em todo o mundo, seja em fóruns, conferências ou comunidades. Isso faz com que milhares de informações sobre a linguagem estejam circulando, o que ajuda na hora de tirar dúvidas ou ter algum insight para um projeto.

    3 – Aprendizado rápido

    Como a linguagem Ruby é simples e intuitiva, você pode aprender o básico em pouco tempo e criar um blog com dois comandos. Para quem quiser se tornar um especialista, é óbvio que será preciso mais experiência, porém, nada assustador.

    4 – Sites famosos já utilizam

    A Ruby já é uma das principais linguagens entre os programadores. Inclusive, soluções e aplicações a utilizam. Então, ter essa expertise pode ser um diferencial para diversos projetos.

    5 – Ruby on Rails

    O framework da Ruby, chamado de Ruby on Rails, é mais uma vantagem de usar essa linguagem. Ele é adepto do código limpo e utiliza as boas práticas do desenvolvimento web. Sem contar que é bastante funcional e ajuda bastante no dia a dia dos programadores.

    Gostou de saber por que vale a pena programar em Ruby? Então, aproveite para ler os outros conteúdos do blog da Locaweb!