Se você é aquele desenvolvedor que gosta de se atualizar e está sempre descobrindo algo novo dentro de sua área, este artigo é para você. O portal Computerworld selecionou linguagens de programação que estão cada vez mais ganhando relevância e nós listamos 7 delas para você ficar de olho, pesquisar e investir.
Afinal, um bom programador deve estar sempre preparado – nunca se sabe quando alguma delas poderá ser a solução de um projeto, não é mesmo? Saia na frente! Confira:
1 – Go ou Golang
Desenvolvida pelo Google em 2009, a linguagem open source, é conhecida pela simplicidade e dinamismo. Segundo a própria empresa ela é “fácil o suficiente para que os programadores se lembrem”. O Go está tendo uma boa aceitação e permite aos DEVs a concisão e estrutura de compilação do C, junto com a facilidade de uso de uma linguagem script dinâmica. Ficou interessado? O Tableless publicou um artigo com motivos para você utilizar a linguagem.
2 – Groovy
A linguagem permite escrever programas simples que podem aproveitar o código Java existente, se conecta em Java JARs e tudo roda na JVM. Ele funciona como uma linguagem de script dinâmica com acesso aos dados em objetivos de tipagem estática.
3 – CoffeeScript
CoffeeScript não é bem uma linguagem de programação, é um pré-processador que converte o que você escreve em JavaScript. Essa ferramenta surgiu quando os desenvolvedores que não curtiam o “;” tiveram que programar em JS. Com essa ferramenta é possível escrever códigos de forma mais limpa, já que ela os ajusta para o JavaScript.
4 – Scala
Se você curte Java, utilizar Scala é uma boa ideia. A ferramenta também roda no JVM e oferece um design mais da programação funcional para o Java. Também fornece o código que se encaixa com as especificações da classe Java e conectando com outros arquivos JAR.
5 – Dart
Essa é uma nova linguagem de programação para navegadores web do Google e também funciona para animar DIVs e formar objetos. Dart é uma boa opção para os DEVs que estão construindo um APP da web dinâmico e, estão cansados de JavaScript – a linguagem oferece uma sintaxe limpa.
6 – Julia
Às vezes o Python acaba sendo um pouco lento – e virar um problema quando se está mastigando um conjunto grande de dados. Para acelerar o processo muitos escrevem o mais importante no núcleo em C, só que unir duas linguagens pode complicar o processo de revisão, correção e amplificação de sistemas. Nesse caso Julia pode ajudar.
A linguagem tem sintaxe limpa e permite que o código seja compilado em segundo plano, assim é possível configurar um notebook ou sessão interativa, como com Python, e ter os códigos compilados imediatamente.
7 – Erlang
Imagine que a ferramenta começou na época das centrais telefônicas da Ericsson! :O
O Erlang é um paradigma funcional, grande parte do código opera em seu próprio mundo, sem que corrompa o resto do sistema por meio de efeitos colaterais. As funções fazem todo trabalho internamente, correndo em pequenos “processos” que atuam como caixas de areia (sandboxes) que se comunicam entre si digitalmente.
O modelo como atua também acelera a execução das tarefas, determinando o que pode ser executado simultaneamente, reduzindo a sobrecarga.
Você já conhecia ou utilizou alguma dessas linguagens? Conta para gente! 🙂
Fonte: Portal Computerworld
Acho importante fica de olho em Clojure. Muta gente falando sobre ela, Startups como Nubank utilizando.
Eu só trocaria esse coffescript ai por typescript. O proprio angular 2 foi feito em type e oferece suporte a type/js/dart. Coffescript tem uns anos já de mercado e a adoção parece ter sido brm baixa
Faltou o Typescript, uma das grandes apostas do Google para dar um boost de produtividade no seu mais novo framework web: Angular 2.
I just want to say I’m new to weblog and certainly savored this page. A You actually have outstanding well written articles. Just only read this blog i can understand very easily.
Obrigado Sindhubell. o/
Bom somente a GO tem Alta relevância pois todas as demais linguagem já generativa de outras linguagem como você pode entender que roda JVM por baixo em é java da mesma maneira
Mesma coisa Escrita Chinesa e Escrita Japonesa ou Corena tudo igual na verdade na idéia
Só mente a GO realmente podemos considera com uma ruptura de plataforma de compilação
Seria bom falar de Lua uma linguagen criada na puc do Rio q hj roda em muitos engines dê jogos, em jogos como o WoW da blizard
Dica anotada Joilnen. 🙂
JSX, R, Go, Elixir, Lua, Rust e GraphQL (Consulta).
Meu Deus…Salve-se quem puder…onde vamos parar !? Criar uma nova linguagem a cada dia é o caminho ? Acho que vamos ter q criar códigos para durar somente 3 meses pq a partir dai já ficou ultrapassado…Desenvolvedor não invista mais em cursos pq quando vc terminar o curso a linguagem que vc acabou de aprender já ficou obsoleta !!! AAA já ia me esquecendo, não esquecem de pegar uns projetos no freelancer e workana pra construir um ERP por 300 reais.
Achei show o conteúdo sem mais delongas, vai direto ao assunto.