Já faz algum tempo que tenho recebido dúvidas de clientes referentes ao uso do Ajax. A principal delas era: Por que a LocaWeb não instala o ATLAS Framework nos servidores? Esta é uma questão importante, a LocaWeb tem um compromisso muito sério com os clientes, o que envolve muita responsabilidade, principalmente na mudança de arquitetura, instalação de novos componentes etc…

O Ajax .NET, que era conhecido como Atlas Framework, não era instalado nos servidores porque ainda estava em versão beta. Neste caso, para usar algumas bibliotecas do Ajax .NET era preciso publicar as DLL’s do Ajax .NET na pasta /BIN da aplicação .NET.

Mas agora conto a boa notícia! Saiu à versão 1.0 do Ajax.NET, e ela já foi testada e instalada em nossos servidores Windows 2003 para ser utilizada com o .NET Framework 2.0! Agora não é mais necessário publicar as DLL’s do Ajax no servidor, nem tampouco recomendado. Nesta versão as DLL’s ficam no GAC (Global Assembly Cache), disponível para todos os sites do servidor!

Mas não é só isso, agora você poderá incrementar suas páginas com muita, mas muita facilidade… Não vou me prender aos exemplos de códigos neste post, quero apenas divulgar este grande passo realizado em parceria (LocaWeb + Clientes/Desenvolvedores), em contrapartida, vou passar alguns links bem interessantes:

http://download.microsoft.com/download/0/f/6/0f651a0f-6f2b-4497-b061-e1b2825e22e0/MSAJAX-ToDoList.wmv

http://www.asp.net/learn/videos/

http://ajax.asp.net/

Sugiro ainda que use o ASP.NET Ajax Control Toolkit junto com o Microsoft Visual Studio 2005, o que agiliza muito o desenvolvimento da sua aplicação .NET com Ajax!

Confira e se intere sobre esta tecnologia.