Regras e padrões foram feitos para serem obedecidos (pelo menos numa utopia bem longe da Terra Brasilis…), correto? É impressionante, como parece haver um boicote às RFCs (http://www.ietf.org/rfc.html) que, teoricamente, controlam a forma como deve ser escrito o software na Internet de modo que haja interoperabilidade entre diversas plataformas e fabricantes.

Uma distorção, particularmente maligna que acontece, é com as RFCs que governam os e-mails. Não sabemos se é uma questão de falta de entendimento – realmente as especificações são complexas e… tediosas de ler – ou mesmo preguiça, mas é muito comum cada um escrever o seu software de envio de e-mail ou enviar arquivos anexados da maneira como quer. E isso não fica restrito aos pequenos usuários… grandes empresas de telecom e seus torpedos multimídia são verdadeiros bombardeios aos padrões. Tentem, ainda, enviar um e-mail via PHP para Windows com destino a servidor rodando qmail! (Aqui na LocaWeb vai funcionar ;)! ).

Assim, cabe a nós, como prestador de serviços, ter que “violar” novamente a RFC, inventar uma forma de entender o que se tentou realizar com aquele e-mail e encontrar uma solução para não deixar nosso cliente na mão. Felizmente, até o momento fomos capazes de adaptar as mudanças dentro de nossa arquitetura técnica de forma transparente e eficaz.

Estamos em alerta, aguardando a próxima investida criativa contra as RFCs…