A partir de abril, clientes que possuem o banco de dados MySQL já podem utilizar a versão 3.3 do phpMyAdmin. Esta nova versão traz diversas melhorias de performance e segurança.

Além disso, a Locaweb fez mudanças significativas na arquitetura deste sistema: ao invés de hospedá-lo nos próprios servidores de banco de dados, o phpMyAdmin fica agora hospedado em um cluster central e balanceado, garantindo desempenho superior e mais homogêneo.

A interface com o usuário também é nova. Já é possível utilizar temas para customizar a aparência do phpMyAdmin. Um dos mais populares é o pmamhomme, de Mike Hommé, que traz uma interface mais limpa, funcional e agradável. Para mudar opções de aparência como idioma, tema, cores e tamanho da fonte, basta selecionar as opções na caixa Interface, na página inicial do phpMyAdmin.

O acesso ao phpMyAdmin continua sendo feito normalmente através do Painel de Controle da hospedagem. Alternativamente, pode-se acessá-lo diretamente através de http://phpmyadmin.locaweb.com.br (neste caso, será necessário informar endereço do servidor e nome do usuário além da senha).