E aí pessoal, tudo bem com vocês? Pokemaobr novamente aqui trazendo mais um artigo para ajudar vocês a conhecerem um pouco mais sobre o universo de desenvolvimento.

Hoje, iremos falar sobre sites que toda pessoas dev deveria acessar:

1) Github

O github é uma plataforma de gerenciamento e hospedagem de código fonte e arquivos em geral que utiliza o controle de versão é o GIT. Basicamente é o site onde as pessoas devs mostram para as outras o seu portfólio de código. Além de possuir basicamente a grande maioria dos códigos de softwares open-source.

É muito legal e importante você ter um perfil no github, seja para você entender como funciona o controle de versão GIT na prática, como para você mostrar um pouco do que você produz de código como dev. Além de poder contribuir com projetos open source e ajudar a comunidade como um todo.

2) StackOverflow

Sabe aquele código mágico que você nem sabe o que faz de verdade, mas que alguém mandou você colocar no meio do seu sistema, pois sabe que funciona? Provavelmente ele veio do StackOverflow.

O StackOverflow é um sistema de perguntas e respostas, no melhor estilo do finado Yahoo! respostas, só que para o mundo dev, onde diversas pessoas desenvolvedoras tiram todo tipo de dúvida sobre desenvolvimento. Provavelmente quando você pesquisa sobre um erro no seu código, aparece com certeza alguma resposta que é advinda do StackOverflow.

3) Twitter

Embora muitas pessoas falem sobre o LinkedIn ser uma rede social para você buscar vagas e fazer networking. Quando falamos de devs, eu entendo que o Twitter é a melhor rede social para isso. A pessoa dev consegue acompanhar pessoas que contribuem e fazem parte de grandes repositórios de código aberto e também com pessoas que estão em todos os tipos de empresas, devs de todos os tipos de tecnologias.

Também é muito útil para você saber das últimas notícias sobre o mundo e até mesmo interagir com as tretas dev (embora eu acho que você não deveria realmente participar delas). Além de poder acompanhar essas pessoas, você acompanha as empresas também, os eventos de tecnologia e as pessoas que organizam eventos. Falando nisso, aproveita e siga  a Locaweb e o pokemaobr no twitter e acompanhe os eventos e ótimas notícias em relação ao mundo do desenvolvimento.

4) Comunidades.tech

Comunidades de desenvolvimento é algo que ao meu ver é muito importante para qualquer pessoa desenvolvedora. Existem comunidades de todos os tipos: de várias linguagens, várias tecnologias, inclusivas, por estado, online e presencial, etc. É realmente essencial você trocar conhecimento com outras pessoas de sua mesma área, e as comunidades são um passo essencial para isso.

O site comunidades.tech é um lugar onde reúne diversas comunidades brasileiras de tecnologia. E lá você pode encontrar a comunidade que mais se encaixa no seu estilo e ao que você se propõe em desenvolvimento.

sites para devs

5) Meetup

Já que acabamos de falar de eventos e de comunidades. O Meetup é a união desses 2 tópicos. É um site onde você consegue pesquisar pelas comunidades locais perto da região onde você mora. E, além disso, você consegue verificar quando ocorrerão eventos presenciais ou online daquelas comunidades.

É um site tão popular que os pequenos encontros que fazemos nas diversas comunidades de desenvolvimento brasileiras são conhecidos como “meetups”.

6) W3C

Quando falamos sobre a parte técnica e padronização da internet, falamos de W3C. O consórcio World Wide Web (W3C) é uma comunidade internacional que desenvolve padrões com o objetivo de garantir o crescimento da Web (retirado do site oficial).

Nesse site, você poderá ter acesso em português a diversos padrões que deveriam ser utilizados para desenvolvimento web: Web Design e Aplicações, Arquitetura Web, Web Semântica, Tecnologia XML, entre outros. Além de ser o melhor lugar para você estudar sobre Acessibilidade Web e entender um pouco mais como tornar a web cada vez melhor utilizável para todo tipo de pessoa.

7) W3Techs

Entender um pouco qual tecnologia é mais utilizada em cada propósito é algo muito importante para nós desenvolvedores. E a proposta do site W3Techs é exatamente essa, disponibilizar informações sobre a utilização de várias tecnologias na web.

Informações como: a tecnologia mais utilizada no back-end, a mais utilizada no front-end, o framework CSS mais utilizado, CMS, CDN, Servidores Web, Biblioteca Javascript e muito mais. Com certeza você vai se surpreender com alguns desses números.

8) freeCodeCamp

Para quem está querendo começar do jeito certo no mundo do desenvolvimento e quer um caminho para iniciar em desenvolvimento, o freeCodeCamp é onde você vai se encontrar. Cursos grátis e em português sobre desenvolvimento.

Design responsivo, Algoritmos e Estruturas de Dados em JavaScript, Bibliotecas Front-End, Visualização de Dados, Computação Científica com Python são alguns dos cursos que você pode realizar. Vale muito a pena para você conhecer o site, verificar esses cursos e entender melhor sobre essa área.

9) Dev.to

Você quer saber o que a galera das comunidades de desenvolvimento tem desenvolvido, estudado e criado? No Dev.to você pode descobrir conteúdo escrito por diversas pessoas desenvolvedoras de todos os lugares do mundo reunidos em um só lugar.

Com tutoriais, guias de desenvolvimento, enquetes, discussões e muito mais, o dev.to é um ponto de encontro de conhecimento em relação a desenvolvimento. Com conteúdo em diversas línguas e sobre diversas tecnologias com certeza você vai encontrar algo diversificado por lá.

A VPS Locaweb garante a melhor performance e infraestrutura para o seu projeto!

SAIBA MAIS

10) Gazeta.dev

O Gazeta.dev é um site onde na teoria tem todo tipo de mídia criada por devs. Podcasts, vídeos, lives, artigos, tudo junto e misturado para você conhecer novas pessoas que desenvolvem conteúdo e ficar ligado no que está acontecendo no mundo dev no Brasil.

Seria legal você dar uma passada lá e conferir o que a galera dev do Brasil está produzindo e aumentar o seu leque por onde buscar conteúdo.

Bem, galera, essas foram minhas 10 dicas de sites para devs para você aprender um pouco mais e ficar mais ligado no mundo do desenvolvimento. Caso você tenha alguma outra dica, deixe nos comentários para que possamos fazer uma nova lista. Um grande abraço e até a próxima.