O php 8.1 foi lançado em novembro de 2021, e trouxe diversas funcionalidades novas pra linguagem como Enums, propriedades read only, além de melhorias de performance. Nas interwebs eu sou o @nawarian, programador PHP há mais de 10 anos – inclusive já contribuí com o core da linguagem –, mantenho o blog de programação codamos.com.br e hoje eu vou te ensinar como instalar o PHP 8.1 em seu Ubuntu 18.04 ou 20.04.

Compilar ou instalar o PHP?

Para ambientes de produção a minha recomendação é sempre compilar o PHP de acordo com as necessidades do seu servidor. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas a performance e controle da aplicação fazem valer a pena.

Caso queira um guia rápido de como compilar o PHP, dá uma olhada neste post que eu escrevi no meu blog explicando passo a passo como compilar o PHP 8.1.

Agora, se você estiver rodando em sua máquina local para aprender ou mesmo para desenvolvimento, recomendo utilizar uma instalação padrão pois dá muito menos trabalho.

Guia passo a passo: instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

A instalação do PHP 8.1 nas versões 18.04 e 20.04 do Ubuntu não é óbvia como com outros pacotes, a gente precisa adotar um PPA específico. Então vem comigo que eu vou te dar um passo a passo para instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04.

Já abre o seu terminal e vamos instalar a última versão do PHP!

Passo 1: Atualizar o sistema operacional

Antes de tudo, vamos atualizar o sistema e retirar qualquer pendência do caminho. Isso é importante não só pra corrigir potenciais falhas e vulnerabilidades, mas também pra evitar que a gente utilize pacotes incompatíveis.

No seu terminal, roda o comando abaixo:
$ sudo apt update

O primeiro comando, apt update, vai atualizar as informações dos pacotes do seu sistema. Por utilizar o comando sudo talvez ele peça para que você entre com a sua senha. A sua tela deve ficar assim:

Passo 1 - como instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

E logo em seguida vamos atualizar os pacotes do sistema usando o apt -y upgrade:
$ sudo apt -y upgrade

Passo 2 -  veja como instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

Como eu estou usando um container pra escrever este artigo, a minha lista de pacotes é bem pequena. Mas caso você esteja utilizando o Ubuntu desktop, é normal ver uma lista enorme de pacotes sendo atualizados.

Caso esteja utilizando o Ubuntu desktop, eu recomendo que você reinicie o seu sistema operacional antes de seguir para o passo 2.
$ sudo systctl reboot

Passo 2: Adicionar o repositório PPA do PHP 8.1

Isto só é necessário para as versões 18.04 e 20.04 do Ubuntu. Versões mais atuais já possuem o PHP 8.1 utilizando os repositórios padrão do sistema.

Nós vamos precisar adicionar o repositório do Ondřej Surý, e para fazer isso é bem simples. Vamos primeiro instalar alguns pacotes relacionados a chaves e certificados, e depois adicionamos o repositório ppa do Ondřej.

Bora instalar os pacotes novos:
$ sudo apt update
$ sudo apt install -y \

lsb-release \
ca-certificates \

apt-transport-https \
software-properties-common

Passo 3 - instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

Com os pacotes instalados, vamos adicionar o repositório PPA:
$ sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php

Ao executar o comando acima, o sistema vai te pedir para confirmar a ação. Apenas pressione Enter e tudo ficará como na tela a seguir:

Passo 4 - instale o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

Já podemos fazer outro apt update para atualizar a lista de pacotes disponíveis online, que agora deverá incluir o PHP 8.1:
$ sudo apt update

Passo 5 - instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

Passo 3: Instalar o PHP 8.1

Agora o sistema deverá estar preparado para instalar a versão 8.1 do PHP. Rode o comando abaixo para instalar o PHP 8.1 em seu Ubuntu:
$ sudo apt install php8.1

Pressione a tecla y (yes) para continuar. Caso seu sistema esteja em português, você precisa apertar a tecla s (sim). E, claro, confirme com a tecla Enter.

Passo 6 - instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

Passo 4: Confirmar que a instalação funcionou

Após o passo acima, o PHP 8.1 já deverá estar disponível em seu sistema. A gente pode confirmar utilizando a linha de comando a seguir:
$ php -v

Se a linha PHP 8.1.x aparecer pra você, é sinal de que o PHP 8.1 já está instalado e funcionando em seu sistema!

Passo 7 - instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

Pronto!

Com isso você já tem o que precisa para brincar com o PHP 8.1! Caso queira procurar por alguma extensão basta fazer uma busca pelo nome da extensão com o prefixo php8.1-. Por exemplo, para buscar o pacote Swoole você pode escrever o seguinte comando:
$ apt search php8.1-swoole

Passo 8 - instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04

E aí você consegue instalar o pacote normalmente usando o apt install <nome-do-pacote>.

Não esquece de compartilhar este artigo e de visitar o blog codamos.com.br, onde eu posto mais dicas como esta aqui de um jeito bem explicadinho.

Até a próxima!