Uma pergunta que muita gente me faz é como melhorar em alguns aspectos no meio da programação. Algumas pessoas devs se preocupam muito apenas com o código, outras nem com o código se preocupam.

No artigo de hoje irei dar 5 dicas que te ajudarão a ser uma pessoa dev mais produtiva. E, essas dicas não necessariamente são sobre código. Confira:

Navegue pelo índice

    1) Leia muito código

    Muita gente tem a ideia que iremos melhorar como devs simplesmente escrevendo mais código. Porém, uma grande parte do nosso trabalho é o poder de síntese de problemas complexos em problemas menores, e, uma das formas que podemos otimizar isso, é estudando como as outras pessoas implementam alguns caminhos lógicos podemos melhorar a nossa escrita de código e otimizar como resolvemos os problemas.

    Uma maneira interessante de fazer isso é lendo código de grandes projetos que você utiliza no dia a dia. A maioria dos projetos que utilizamos diariamente têm o seu código disponível no github. Por diversas vezes eu pego um trecho de código aleatório de alguma biblioteca que eu utilizo e tento entender, lendo o código, o que aquele trecho está fazendo em relação ao projeto como um todo. Além disso, tento entender o por que de se usar aquelas estruturas de dados específicas.

    Nessas leituras é possível conhecer um pouco mais algumas funções nativas da linguagem que você utiliza, melhora o seu processo de construção lógica e de disposição do código, e isso faz com que quando você tiver que copiar e colar um código do stackoverflow por exemplo, você saiba o que está acontecendo por trás daquela lógica.

    2) Utilize um framework (no momento certo)

    Desenvolver utilizando um framework pode agilizar muito o seu processo de construção de aplicações, já que frameworks em geral possuem muitos componentes para abstrair grandes funcionalidades que seriam mais complexas de se utilizar usando apenas a linguagem pura. Como muitas pessoas utilizam esse tipo de código, ele foi muito mais testado, refatorado e facilita bastante em tarefas rotineiras em nosso desenvolvimento.

    Porém, muitas pessoas começam estudando uma linguagem indo direto para o framework, o que eu não sou muito a favor. Quando estamos aprendendo a desenvolver, ou até mesmo uma linguagem específica, o ideal é que você saiba o que a linguagem é capaz de resolver sozinha, entender qual a sintaxe usual da linguagem, os tipos de erro que podem ser disparados pela linguagem e como construir as coisas da base.

    Outra coisa que você acaba sabendo discernir quando começa aprendendo a linguagem e posteriormente usando o framework é para que tipo de projeto o framework é mais indicado do que a linguagem pura. Existem projetos em que utilizar um framework gastará mais tempo e até mesmo será mais dificultoso em relação à códigos que a linguagem pura.

    Saiba usar o framework com sabedoria e com certeza sua produtividade será bem alta.

    3) Atualize seu código para a última versão estável da linguagem que você utiliza (sempre que possível)

    Linguagens de programação em geral, como tudo na área de tecnologia, não param no tempo. A cada período, uma nova versão é lançada e com ela surgem algumas novas funcionalidades, são modificadas maneiras de escrever algum método, a performance da linguagem é aprimorada, problemas de segurança são corrigidos. De modo que o desenvolvimento de muita coisa fica facilitado e até mesmo possível dependendo da versão da linguagem que você está utilizando.

    Em muitos casos, as empresas para as quais trabalhamos não conseguem fazer essa migração de versão rapidamente, por diversos motivos: seja por causa de licença, ou por problemas de compatibilidade, ou só por preguiça mesmo. Mas, nós como devs, devemos estar sempre em sintonia com as linguagens que trabalhamos. Então, se você não sabe quais as novas funcionalidades e/ou qual é a última versão da sua linguagem, procure saber disso agora, com certeza você verá que algo que você usa no dia a dia está facilitado.

    Sendo assim, sempre que possível atualize seus projetos para a última versão da linguagem e se acostume a utilizar as novas funcionalidades. Você melhorará muito como dev e poderá até mesmo compartilhar com a comunidade coisas que muita gente não presta atenção.

    dicas pessoa dev mais produtiva

    4) Se preocupe com as regras de negócio

    Muitas pessoas desenvolvedoras se preocupam extremamente em ter um código limpo, coeso, em utilizar o framework da moda, a linguagem da moda, em ter uma performance muito boa na aplicação. Porém, às vezes esquecemos que somos pagos não para escrever código bonito, mas sim, para resolver problemas.

    Não estou dizendo que se preocupar com o código é algo ruim. Na verdade é algo necessário. Mas, para ir além como dev, é muito importante você agregar valor ao produto e/ou serviço no qual você está trabalhando. Entender como as áreas se conversam, como as funcionalidades nos sistemas se integram, qual o tipo de cliente que utiliza o produto, o que as pessoas especialistas do negócio na empresa falam sobre ele, entre outras coisas.

    É muito mais fácil treinar uma pessoa para aprender um novo framework. E é muito mais difícil achar uma pessoa dev que realmente se preocupa com o que está sendo desenvolvido na empresa. Seja a pessoa que se preocupa e tenho certeza que sua carreira irá ser bem mais valorosa. Utilize sua criatividade para melhorar a sua empresa. Nem todo problema é resolvido com código e isso te faz uma pessoa dev mais produtiva!

    5) Saiba se comunicar com outras pessoas dev

    Já se foi a época em que víamos as pessoas desenvolvedoras como pessoas que ficavam em um porão, isoladas do mundo digitando sem parar em seus terminais. Cada dia mais é necessário a integração entre todas as pessoas de um time de desenvolvimento para que o trabalho diário seja realizado com mais facilidade e integração.

    Porém, por mais que tenhamos que falar com outras pessoas dev, não fazemos isso da melhor maneira possível. Há desencontros, às vezes não queremos realmente dar ouvidos ao que as pessoas falam, ou sugestionam. E outras vezes somos muito egoístas para entender devidamente uma crítica construtiva que outras pessoas fazem sobre o nosso trabalho.

    Os códigos são escritos por pessoas. E essas pessoas dependeram de outras pessoas para conseguir desenvolver, a comunicação não é só a questão de falar e sim também de se fazer entender seja através da fala, escrita e até mesmo através do código. As demandas vieram de alguma maneira e essa maneira em geral se utiliza de comunicação.

    A comunicação é uma via de dois lados e, quando você aprende a fazê-la de maneira correta, muito tempo é economizado e conflitos são evitados. Uma boa pessoa dev mais produtiva deveria estudar o mínimo sobre comunicação.

    Espero que tenha gostado das dicas e te vejo numa próxima oportunidade.

    Desejo que tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

    Tenha a melhor performance com a Hospedagem Dedicada da Locaweb!

    CLIQUE AQUI!