Todo desenvolvedor também pode ser um empreendedor, certo? Mas para isso, é necessário encontrar formas para começar a empreender com seus projetos.

Nos últimos dias, por exemplo, a imersão de novas empresas na internet fez gerar uma alta demanda para Devs.

E mesmo aqueles que já atuavam como freelancers, podem encontrar novas formas de manter ou aumentar sua receita, gerando a recorrência de clientes.

Hoje vamos conhecer 3 dicas para gerar ou aumentar sua receita. Confira!

Navegue pelo índice

    1. Revenda produtos digitais

    Muitos desenvolvedores ao começarem na área encontram oportunidades para realizar jobs e freelas nos próprios meios digitais.

    Entre as formas mais comuns estão a revenda de hospedagem de sites, revenda de e-mail marketing, e até a instalação ou manutenção de alguns serviços para empresas que querem estar online ou que já tenham seu espaço na internet.

    A revenda de produtos digitais oferece diversas vantagens para um desenvolvedor.

    Existem ainda duas formas de revender produtos digitais como desenvolvedor:

    • Você pode desenvolver o projeto, instalando ou executando em uma ferramenta e cobrar apenas pelo serviço prestado.
    • O desenvolvedor também pode se tornar o próprio prestador do serviço. Além de desenvolver o projeto, poderá cobrar mensalmente pela plataforma, aliando manutenções e atualizações para um faturamento recorrente.

    Seja lá qual for a sua escolha, lembre-se de estabelecer um plano de negócios que assegure parceiros confiáveis, qualidade nos serviços e um atendimento ao cliente transparente e eficaz.

    +Conheça: Como se tornar um Desenvolvedor Pro!

    2. Faça freelas correlacionados

    Todo desenvolvedor precisa aliar alguns conhecimentos ao seu portfólio e é cada vez mais necessário, possuir uma visão geral ou habilidades básicas de outras áreas para enriquecer mais o seu trabalho.

    Existem conhecimentos estratégicos para o desenvolvedor e que vão muito além do front ou back-end.

    Se você lida com o desenvolvimento de sites ou outras aplicações, também precisa conhecer alguns conceitos básicos sobre designer e experiência do usuário.

    Dessa forma, além de entregar mais valor ao seu cliente e melhorar seus projetos, você também poderá oferecer um serviço mais completo, dinâmico e estratégico.

    Além disso, se você possui habilidades extras que se relacionam com essas áreas, também poderá prestar serviços focados e encontrar mais oportunidades.

    Conheça os melhores planos e ofertas de web hosting

    3. Ofereça auditorias para aplicar melhorias

    Se você já desenvolveu um site ou atende clientes que procuram por serviços digitais, já deve ter notado que na maioria das vezes o principal objetivo é a busca por resultados na internet.

    De toda maneira, existem alguns conceitos e estratégias básicas para melhorar o desempenho e a performance de um site na web.

    Para isso, é preciso aliar a estrutura de desenvolvimento com uma estratégia para encontrar melhorias recorrentes.

    Listamos abaixo 3 medidas de negócios para integrar ao seu portfólio. Confira!

    Instalação de certificados de segurança

    Desde que o Google adotou o uso de certificados de segurança como fatores de ranqueamento, diversos sites perderam posições nas pesquisas. Ao instalar um certificado de segurança, o site se tornará seguro e os dados daquela página tornam-se criptografados.

    Instalação e atualização de plugins 

    Existem alguns plugins que ajudam no dia a dia e na automação de alguns recursos importantes. As opções podem variar de acordo com a plataforma de gerenciamento de um site, além de oferecer opções diferenciadas para páginas institucionais ou e-commerce.

    Por isso, certifique-se qual plataforma será utilizada e busque a loja de plugins para conferir o que está disponível.

    Melhorias de SEO 

    Os cuidados de SEO para ranquear um site exige algumas práticas para adotar desde o código de um site, até as imagens utilizadas.

    Como desenvolvedor, você poderá oferecer uma auditoria de SEO para sites e lojas virtuais para avaliar quais melhorias podem ser aplicadas.

    Lembre-se de pesquisar mais informações e estratégias no nicho dos seus clientes e encontre boas oportunidades para oferecer e aplicar!

    +Aproveite: Confira o Guia completo de SEO para e-commerce!

    E agora, por onde começar?

    Antes de tudo, estude os conceitos e ferramentas que reunimos neste post. O melhor aliado de um desenvolvedor são seus conhecimentos. Por isso, conheça a fundo todas as estratégias.  

    A dica para iniciantes é, primeiramente, desenvolver seus conhecimentos e testar todas as ferramentas que irão envolver seus projetos. Dessa maneira, você poderá oferecer qualidade e propriedade para o que estará desenvolvendo – seja um site, uma loja virtual ou outras aplicações.

    Se você já tem uma carteira de clientes, faça um levantamento de quais são as informações dos projetos e quais ferramentas estão sendo utilizadas. Dessa forma você poderá criar propostas segmentadas e personalizadas, indo de acordo com as melhorias mais eficazes para seus clientes.

    Não se esqueça de adicionar as novas alternativas no seu portfólio e atraia ainda mais clientes e novos projetos.

    Gostou desse conteúdo? Então aproveite para baixar o “Guia de Sobrevivência Dev” e conheça todas as estratégias para gerar negócios na área!