O marketing digital tem grande presença nas atividades onlines atuais. O programador é parte desse processo, por mais que nem sempre ele tenha consciência. Seu trabalho tem influência direta no desempenho de ações, campanhas e na visibilidade de websites, por exemplo.

Uma vez que o desenvolvedor entende isso, sua atuação será cada vez mais precisa, oferecendo resultados eficientes aos seus clientes. É importante que ele saiba em que momento e como seus serviços ajudam a desenvolver estratégias de marketing digital realmente produtivas.

Este post vai mostrar melhor como ser um desenvolvedor adequado ao cenário digital atual, fortalecendo o marketing dos clientes, Confira!

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    O projeto precisa pensar no marketing digital desde o início

    O trabalho do programador em relação ao marketing digital precisa começar cedo. Todos os serviços devem ser pensados sob diretrizes para que os resultados sejam obtidos mais à frente, quando o cliente vai conduzir as aplicações.

    Por exemplo, se você está em um projeto de desenvolvimento de um site, pensar nas adequações ao marketing digital é fundamental. Assim, essa página terá os requisitos fundamentais para desempenhar bem, de acordo com o ranqueamento do Google.

    Ao executar seus trabalhos pensando nessas melhorias, o programador presta um serviço melhor e mais completo. Apesar de serem áreas distintas, programação e marketing digital se encontram quando os projetos estão prontos.

    Especialmente para quem atua como freelancer, ter uma atuação completa é fundamental. Seus trabalhos tendem a desempenhar bem em longo prazo, favorecendo ferramentas e recursos de marketing digital. Isso mudará a sua posição no mercado de trabalho!

    O domínio de pontos importantes faz toda diferença

    É importante pontuar em quais questões o desenvolvedor pode fazer a diferença. Há alguns conceitos básicos do marketing digital que, quando atendidos, oferecem resultados satisfatórios aos clientes.

    Porém, você sabe em quais deles o desenvolvedor tem realmente a influência necessária para oferecer um projeto completo? Conheça-os a seguir!

    Search Engine Optimization (SEO)

    O SEO é onde o programador pode influenciar mais durante o desenvolvimento de um website. Tratam-se de práticas de otimização de uma página para que ela tenha melhores resultados nas buscas do Google. Muitas dessas intervenções têm relação com a programação e a disposição do site.

    O desenvolvedor que tem noções de SEO executa projetos já totalmente adaptados aos padrões de exigência do Google. Assim, quando o site chega ao cliente, uma grande parte da otimização já foi feita, permitindo que essa página já tenha um ranqueamento eficiente no seu primeiro momento.

    E-mail marketing

    O e-mail marketing também faz parte da rotina profissional dos programadores, que desenvolvem plataformas de automação. Essa é uma estratégia básica e muito recorrente, que oferece ciclos de alimentação entre empresas e clientes, gerando uma proximidade.

    Sabendo disso, o profissional desenvolvedor pode trabalhar em estruturas de e-mails com maior capacidade de engajar. Desde o design até a arquitetura, tudo pode ser pensado para desempenhar melhor ao chegar no usuário, aumentando as chances de conversão.

    Google Adwords

    O Adwords é a ferramenta voltada para anúncios da web. Seja em sites relacionados, seja na busca do Google, a publicidade está lá, precisando sempre de otimização. O desenvolvedor pode ter papel fundamental ao adequar páginas para que esses banners e anúncios tenham maior visibilidade, livres de qualquer erro.

    Além disso, o Adwords trabalha com links personalizados, que também tem a ver com otimização para as buscas do Google. Essa é mais uma tarefa importante que pode ser desenvolvida pelo programador, fazendo diferença no serviço prestado.

    Google Analytics

    O Analytics é a ferramenta voltada à mensuração de métricas. Ela permite entender todo desempenho de um site, por exemplo, oferecendo números relacionados às interações dos usuários. Naturalmente, é possível observar o que desempenha bem e o que não tem surtido tanto efeito.

    Quando o desenvolvedor tem esse conhecimento, ele estará sempre pronto para fazer as otimizações necessárias nas páginas. Ele entende o que performa bem, com melhor aceitação de quem acessa, além de saber o que não funciona. O acompanhamento frequente gera insights para mudanças positivas.

    Design

    O design é parte fundamental da programação, com o trabalho de front-end. Uma interface agradável tende a promover uma experiência de navegação completa. Para isso, é preciso trabalhar em uma estrutura que funcione bem, seja intuitiva e descomplicada.

    Isso tem muito a ver com o marketing digital, no que diz respeito às taxas de permanência nas páginas, por exemplo. Se alguém visita um site e ele se mostra complexo, com um design ruim e uma navegação prejudicada, a tendência é que essa pessoa encerre a experiência mais rápido.

    O desenvolvedor que une conhecimentos de marketing digital e design é capaz de criar as melhores interfaces. Ele trabalha constantemente nessa otimização, melhorando as taxas da página.

    Os benefícios de conhecer o marketing digital são inúmeros

    Você já entendeu em quais pontos principais há o intercâmbio entre marketing digital e o trabalho de programação. O desenvolvedor que entende esse caminho tende a colher os frutos que o mercado oferece. A seguir, veja as vantagens obtidas!

    Profissional mais completo

    A capacidade de desenvolver projetos com otimizações para marketing digital é um diferencial e tanto. Se você entende isso, naturalmente se torna um profissional mais completo. Você pode até mesmo vender seu trabalho com essa especificação a mais.

    Mais oportunidades de trabalho

    O programador mais competente tem mais oportunidades. Essa é uma questão simples e que vai se mostrar para você. A diferença será vista tanto para os freelancers quanto para quem busca uma posição em uma empresa.

    Melhor reconhecimento de mercado

    O mercado busca programadores que participem de mais etapas de projetos. Se você é capacitado para pensar no marketing digital desde o início, certamente o mercado verá você de outra forma. Essa é mais uma diferença para seu currículo que realmente tem destaque no exercício das suas atividades.

    Participação de longo prazo nos projetos de clientes

    Os conhecimentos em marketing digital tornam o programador mais útil aos projetos. Qualquer tipo de alteração ou ajuste futuro ficará a cargo do profissional, que será solicitado com mais frequência. Isso garante parcerias de sucesso e um fluxo de trabalho mais frequente.

    Capacidade de desenvolver projetos prontos e completos

    A principal vantagem é a capacidade de entregar projetos completos e inteiramente eficientes. O desenvolvimento pensando no marketing é o que as empresas precisam, para reduzir o trabalho futuro e melhorar para elas o custo-benefício.

    Viu como saber mais sobre marketing digital pode ser importante? Os conhecimentos básicos ajudarão no seu desenvolvimento como programador.

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