O advento da pandemia mundial de Coronavírus no ano de 2020 gerou diversas mudanças no cenário do mercado de trabalho global. Dessa forma, a demanda por prestadores de serviços que conseguissem auxiliar nesse processo aumentou consideravelmente, fazendo com que profissionais de tecnologia e agências digitais tivessem que reformular seus negócios e mudar suas estratégias para conseguir atender essa procura e ao mesmo tempo se destacar em meio a tal cenário.

Esse desafio foi constatado na primeira edição do evento Locaweb Pro, onde foi realizada uma pesquisa com os participantes com perfil de desenvolvedores, agências e revendedores, questionando qual era o maior obstáculo para sua empresa na atualidade e 52% informaram que era conquistar mais clientes. O mesmo sentimento foi detectado na 7ª edição da pesquisa Censo de Agências 2021 realizada pelo Operand, no qual 57,6% dos respondentes relataram como maior dificuldade de gerenciamento a prospecção de novos clientes.

Uma forma eficaz para conquistar novas oportunidades na internet, é estar cadastrado nos principais marketplaces para freelancers e agências digitais – ou seja, plataformas que ajudam a se conectar com novos leads na busca por prestação de serviços digitais.

Foi com esse intuito que a Locaweb Pro decidiu reestruturar sua plataforma Profissionais de Internet e fornecer aos seus parceiros um ambiente focado em geração de leads.

Continue a leitura do artigo e conheça os 5 recursos disponíveis na plataforma para te ajudar a aumentar sua receita!


Entenda como o Profissionais de Internet funciona

O site Profissionais de Internet é um marketplace que conecta profissionais de tecnologia aos clientes finais que necessitam de apoio com serviços de internet para seus negócios. Dentro da plataforma, o parceiro consegue incluir seu portfólio de serviços, seus conhecimentos e suas informações de contato. O profissional vai receber demandas de clientes, analisar e enviar propostas. Com o aceite da proposta, consumidor e prestador de serviço estão livres para seguir a dinâmica de execução e desenvolvimento do projeto da forma que melhor entenderem fora da plataforma.

Para se ter um perfil de destaque dentro do Profissionais de Internet, basta realizar os seguintes passos:

1)  Construa o seu perfil profissional

Para aproveitar as oportunidades e conexões que a plataforma oferece, basta criar uma conta como profissional ou cliente. Em seguida definir seus serviços prestados ou o que está procurando.  

Seu acesso se torna permanente e você poderá utilizar frequentemente para encontrar novos profissionais ou conquistar novos Jobs regularmente.

 2)  Mencione e destaque hacks e conhecimentos

Seja para clientes ou profissionais, a descrição completa de jobs e habilidades é imprescindível para encontrar o melhor match entre a sua necessidade e a base de contatos.

Para ajudar nessa tarefa, basta preencher o relatório disponível na plataforma. Se você optar por ser um profissional cadastrado, basta destacar seus principais hacks e conhecimentos no seu portfólio. Caso você seja cliente, utilize o recurso para descrever as suas principais prioridades e expectativas no projeto.

3)  Alinhe expectativas e defina orçamento

Como cliente, sabemos o quão comum é encontrar prestadores digitais e variedade de preços ao contratar um profissional. Ao utilizar a plataforma, basta pesquisar pelos perfis indicados e encontrar uma seleção mais compatível com o que você deseja investir.

Para aqueles que desejam oferecer seus serviços, uma das principais preocupações é quanto cobrar por um site, por exemplo. O Profissionais de Internet oferece uma variedade de parceiros certificados, servindo de benchmarking e tornando-se uma ferramenta essencial para uma jornada de precificação.

4)  Mantenha contato com o cliente regularmente

Após firmar o projeto, briefing e orçamento, as informações de contato para clientes e profissionais ficam acessíveis para reuniões de alinhamento e atendimentos regulares.

No dia a dia você poderá ter mais flexibilidade para a abordagem com clientes e oferecer atendimento personalizado de acordo com o perfil.

É importante destacar ainda que a entrega do projeto, pagamentos e recebíveis deve ser seguida a partir da troca de contatos, respeitando os fluxos e processos do seu negócio.

Dessa forma, a plataforma te ajudará a encontrar e se conectar com novas oportunidades para evoluir em nível comercial com a sua empresa.

5)  Estimule o feedback

Uma das melhores formas de se destacar no mercado começa com indicações e experiências positivas, não é mesmo? Pensando nisso, inclua e solicite feedbacks para seus clientes após a entrega de projetos.

Isso poderá te ajudar a se destacar nas plataformas (de forma geral), reforçando o compromisso do seu negócio e a qualidade nas entregas.


Conclusão: hora de ativar seu cadastro!

Através desses sites para desenvolvedores e agências, os profissionais têm acesso a um público que não possui conhecimento técnico para codar seus sites, criar suas lojas virtuais, gerenciar servidores e backups, entre outros. É justamente nesse momento em que os profissionais de tecnologia entram em ação para ajudar esses clientes a tornarem seus projetos realidade.

E se você chegou até aqui, aproveite para fazer seu cadastro gratuito da plataforma e comece a aumentar seus ganhos no mercado digital.