Existem muitos serviços de nuvem no mercado, que se adaptam melhor a necessidades diferentes. Como desenvolvedor você precisa saber identificá-las e oferecer a opção certa para otimizar o trabalho de seus clientes.

Neste artigo vamos explicar como você pode fazer para acertar na decisão e permitir que seu cliente aproveite ao máximo esse serviço. Veja!

Quais os serviços de nuvem corretos para cada tipo de cliente?

Optar pelos serviços de nuvem pode ser um desafio, mas há uma boa maneira de conseguir e fazer a decisão certa: questionar o problema e/ou pensar em melhorias sobre possíveis limitações na operação do negócio.

Veja alguns exemplos e entenda melhor:

“Minha empresa está crescendo rápido e minha infraestrutura de TI não acompanha”

Nesse caso, a melhor escolha entre os serviços de nuvem é o IaaS, principalmente se estivermos falando de pequenas e médias empresas. Isso vai gerar uma redução de custo em relação à montagem de outra infraestrutura, com novos equipamentos.

O serviço ainda permite uma escalabilidade maior, já que o montante de armazenamento contratado pode ser revisto e ampliado posteriormente de acordo com as novas necessidades.

Aqui, vale somente o cuidado de verificar as condições de armazenamento e limites de desempenho, ok? Assim você garante que seu cliente não fará uma escolha errada!

“Preciso manter uma plataforma de desenvolvimento online e agilizar o trabalho de dev”

Essa situação necessita de um serviço PaaS, em que somente a programação do software desenvolvido fica a cargo da equipe de DEV. Enquanto isso, toda a parte de manutenção, gerenciamento e atualização da estrutura estão à cargo da fornecedora.

Uma nuvem como essa não só facilita o uso por parte da empresa, mas também agiliza o desenvolvimento (pois permite que a equipe tenha mais tempo para dedicar a isso) sem a necessidade de novas contratações ou aumento de carga de trabalho de desenvolvedores.

Assim como o IaaS, o PaaS também exige cuidados. Não é indicado para quem precisa de personalização avançada, com hardware ou softwares específicos para testar ou até mesmo desenvolver.

Dependendo da linguagem proprietária, também, o serviço pode dificultar possíveis migrações no futuro.

“Fico muito tempo fora e preciso que tudo esteja acessível para mim, em qualquer lugar, e para toda a equipe”

Para esse problema, a solução é o SaaS. Ele permite acesso a dados via web por qualquer dispositivo, centraliza o gerenciamento e ainda facilita a visualização e edição de qualquer arquivo por parte da equipe. Além disso, ainda permite integração com APIs.

Softwares de CRM, e-mails, agendas e videoconferências ganham muita eficiência com o uso desse serviço!

Entretanto, para que sua utilização seja efetiva ela precisa estar de acordo com os preceitos e políticas da organização. Isso principalmente no que diz respeito às restrições de acesso a arquivos, compromissos e outras informações, ou de armazenamento delas fora da empresa.

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