E aí, galera tudo bem? Chegamos a mais um ano e agora é 2023. Olha como as coisas passam rápido né? E como todo início de ano é interessante a gente falar sobre as coisas que marcaram os últimos anos e vão continuar relevantes no ano que começa. Então, antes de tudo um feliz 2023 para você e sua família, desejo que você tenha tido uma virada sensacional. E vamos que vamos para nosso conteúdo sobre mercado de programação.

Realmente em 2022 algumas das coisas que mais marcaram foram coisas ligadas à inteligência artificial e, em especial duas coisas chamam mais atenção e creio que vamos explorar bastante isso em 2023.

Navegue pelo índice

    1) GitHub Copilot

    Utilizando bilhões de linhas de código de repositórios do GitHub para ser treinado, o GitHub Copilot é uma solução que usa a inteligência artificial para trabalhar como se fosse um pair programming para você.

    Basicamente, enquanto você digita o seu código, ou escreve comentários no código, utilizando a funcionalidade, ela te sugere as definições de funções, variáveis, parâmetros, retornos e muito mais. Tudo isso utilizando o OpenAI Codex, um modelo de inteligência artificial, desenvolvido pela OpenAI, que analisa a linguagem natural e gera um código de resposta. Realmente quando você utiliza essa funcionalidade o sistema parece que lê a sua mente e sugere realmente o que você precisa para resolver os algoritmos que você precisa desenvolver.

    Você pode utilizar a funcionalidade dentro da plataforma do GitHub, e além disso também na sua IDE ou editor de código favorito.

    Em 2022, a funcionalidade saiu do beta aberto, onde era gratuito e passou a ser pago. Porém, algumas pessoas que a utilizaram durante o período de testes e também algumas pessoas que contribuem para o open source continuaram com a possibilidade de utilizá-la gratuitamente.

    2) ChatGPT

    Também desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é uma espécie de guru da era moderna. É uma inteligência artificial em forma de chat ao qual pode desde responder desde uma pergunta normal sobre algo histórico, como criar algoritmos para resolver problemas computacionais complexos.

    A princípio, a interface parece bastante com um aplicativo de chat normal, porém, a ferramenta é capaz de desenvolver diálogos complexos, bem semelhantes aos que temos com algumas pessoas mesmo.

    No exemplo abaixo perguntei como poderia achar o determinante de uma matriz utilizando a linguagem de programação PHP.

    exemplo Chatgpt php

    Além de perguntar esse tipo de coisa, você pode utilizar a inteligência artificial para, por exemplo, reescrever um pedaço de código de uma linguagem para outra. Ou, usar até para desenvolver para você um trabalho de pesquisa mais complexo, rs.

    3) Metaverso

    Embora ainda seja um mundo de extrema hype, o Metaverso parece que veio para ficar. Metaverso é a palavra utilizada para indicar uma espécie de mundo virtual que tenta simular a realidade.

    A ideia que muitos dizem ter iniciado com o Second Life, jogo produzido pela Linden Lab para criar uma realidade paralela onde usuários podiam, realmente, simular a vida cotidiana, seja socializando por exemplo, em festas, trabalhando dentro dessa realidade, fazendo compras, etc.

    De todo modo, as tecnologias de realidade virtual e aumentada estão em franca expansão. Novos óculos VR estão chegando ao mercado e muitas empresas estão apostando em mundos virtuais seja para proporcionar mais inclusão para pessoas com certas limitações físicas, seja para desenvolver soluções de entretenimento.

    4) Web 3.0

    O ano de 2022 começou como mais um ano em que as NFTs e criptomoedas iriam hypar até o infinito, mas, no fim do ano percebemos que não foi bem assim. Muitos jogos NFT, por exemplo, foram de mal a pior. Porém, os pilares da Web 3.0 ainda estão sendo construídos, sendo assim, aquelas pessoas devs que já tem familiaridade com as tecnologias que a alimentam, sairão na frente.

    Blockchain, smart contracts, Tokens, DAO, NFT, IPFS e Jamstack, são alguns nomes interessantes de tecnologias que você deveria estar aprendendo em 2023. Essas tecnologias poderão ajudar a criar uma internet mais participativa para as pessoas que a utilizam.

    A ideia da Web 3.0 é criar um ambiente em que tudo que trafega na internet seja descentralizado e que as pessoas sejam donas de todo tipo de conteúdo que elas criam. Indo um pouco contra o conceito que temos de internet hoje, onde poucas empresas monopolizam basicamente tudo e que as pessoas acabam sendo o negócio.

    mercado de programação 2023

    5) DevSecOps

    Outra área que é interessante toda pessoa dev ficar de olho em 2023 é a área de DevSecOps. Em 2022, tivemos muitos problemas de grandes vazamentos de dados e até problemas de hackers que criptografaram bancos de dados de grandes empresas e pediram bitcoins como resgate.

    A automação de processos de deploy, bem como a automação de processos de segurança de aplicações e de dados como um todo estão sendo fundamentais para o crescimento exponencial da área de desenvolvimento.

    Ao meu ver toda pessoa dev (principalmente back-end) deveria saber como subir e manter uma aplicação de ponta a ponta na tecnologia que utiliza. Sendo assim, ficaria muito mais fácil conversar com as pessoas que cuidam da infra em caso de algum tipo de falha no processo de novas releases, por exemplo.

    Bem galera, desejo que vocês tenham curtido o artigo de hoje sobre o mercado de programação em 2023, um grande abraço do Pokemaobr.

    Quer ter maior performance nos seus projetos? Conheça o VPS Locaweb!

    CLIQUE AQUI