Começar um negócio é uma excelente oportunidade de utilizar suas habilidades profissionais para oferecer ao mercado um trabalho de qualidade. Porém, apesar de ter claro a vontade de empreender, muitos não sabem por começar ou como oferecer serviços para o mercado web.

Muitos profissionais de desenvolvimento e tecnologia encontram no mercado digital uma nova oportunidade de gerar receita. Em uma das opções de maior destaque, podemos citar as agências digitais – as quais oferecer serviços de criação de sites e aplicativos, marketing digital ou full service.

Quer entender o que é preciso para se tornar uma agência digital? Continue lendo o nosso artigo!

Navegue pelo índice

    5 passos para criar uma agência de serviços web de sucesso

    O ponto de partida é sempre ser um especialista. Afinal, se você entende do assunto, já é muito mais fácil se destacar e conquistar mais jobs. Mas isso não é o suficiente para se tornar uma agência de serviços web e no dia a dia, é preciso conciliar processos e estratégias que vão te ajudar a profissionalizar seus serviços e realizar entregas de valor.

    Mesmo sendo um profissional autônomo ou que realiza freelas, é preciso estar por dentro de alguns critérios essenciais para o mercado, principalmente se este é um projeto a médio e longo prazo. Vamos conhecer 5 passos para começar a atuar como uma agência digital. Veja só::

    1. Escolha e estude o segmento

    Em qual ramo de negócio você pretende atuar? Quais segmentos você pretende atender? Ao se tornar uma agência, é importante que tenha foco no que pretende comercializar, adicionando soluções eficazes ao seu portfólio e oferecendo novas opções de serviços para seus clientes.

    Supondo que você é atua no mercado de desenvolvimento, faz sentido se tornar uma agência de criação de sites, manutenção e design.

    O primeiro passo é mapear os projetos que você já desenvolve e identificar suas especialidades. A partir disso, construir um portfólio que agregue valor ao seu trabalho facilite suas demandas, baseando-se nas suas próprias habilidades.

    2. Organize seus jobs por expertise e background

    No mercado de desenvolvimento web, diversos profissionais conciliam múltiplos conhecimentos e background para desenvolver aplicações – principalmente na criação de sites. Geralmente numa rotina de agência, é comum existir áreas e departamentos que atendem demandas específicas do projeto.

    Se você atua ainda como freelancer ou autônomo e não possui uma equipe ou realiza seus todos os seus jobs sozinho, é preciso ter em mente que sua rotina precisará ser adaptada. Seja para aprimorar e se aprofundar em técnicas complementares ou para gerenciar projetos.

    Existem duas opções para que você organize seu background:
    Selecionar trabalhos dentro de um único escopo: neste caso o maior impacto começa nas escolhas dos trabalhos e limita-se a somente um escopo. Dessa maneira, se sua principal expertise é no desenvolvimento back-end, seus projetos precisam corresponder a este backlog, visando facilitar suas entregas – principalmente em um cenário de trabalho freelancer, onde você provavelmente ainda não conte com outros profissionais e equipes.

    Trabalhos divididos entre parceiros e outros profissionais: para atender um projeto completo como a criação de sites, é preciso aliar outros conhecimentos e até mesmo outros profissionais. O maior benefício desse modelo é justamente a distribuição de tarefas – assim como uma rotina de agências. Dessa forma, você poderá prestar um serviço completo e distribuir jobs entre outros profissionais, como em uma sociedade.

    É importante destacar que geralmente a precificação do serviço contabiliza o repasse de custos entre as pessoas envolvidas. Outro cuidado fundamental é em relação a escolha dos seus parceiros.

    Seja lá qual for a sua escolha neste momento, lembre-se que mais importante do que conquistar novos jobs, é entregar projetos de qualidade. Você não pode — e nem deve — fazer tudo. Seguindo a situação hipotética sobre uma agência de serviços web que lida com sites, você irá precisar saber, pelo menos, desenvolver múltiplos serviços. Isso servirá para aprimorar ainda mais suas aplicações e entregas, organizando uma rotina compatível ao que você poderá oferecer.

    Vale ressaltar que consequentemente, o aumento da sua carteira de clientes e o faturamento da sua empresa, poderá demandar processos financeiros e comerciais.

    De toda forma, lembre-se de desenvolver novas estratégias para aprimorar seus conhecimentos e conquistar oportunidades sólidas.

    3. Construa um portfólio e estabeleça a precificação dos seus serviços

    Se você chegou até aqui deve estar se questionando quais são os principais serviços oferecidos por uma agência digital. Neste caso, encontrando seu nicho e ramo de atuação, você conseguirá ser específico no que irá oferecer, cobrindo demandas recorrentes que surjam no segmento. De forma geral, agências digitais podem oferecer alguns serviços para empresas e clientes que queiram construir uma presença digital com algumas soluções, como:

    • Hospedagem de sites;
    • Criadores de sites e lojas virtuais;
    • Plataformas de e-commerce;
    • Aplicativos para empresas;
    • Soluções de e-mail;
    • Certificado de segurança;
    • Registros de domínio web;
    • Sistemas de telefonia e gerenciadores de atendimento;
    • Intermediadores e gateway para transações online;
    • Ferramentas para automação de marketing e etc.

    E afinal, por quanto você vai cobrar pelos serviços? O primeiro passo é montar uma precificação de serviços que contemple todos os gastos com valores que possam cobri-los, totalizando em uma margem de lucro.

    Defina quanto cada tipo de trabalho vale e também faça combinações para vender pacotes de serviços completos aos seus clientes.
    Alguns profissionais freelancers e agências digitais podem ainda estabelecer serviços mensais e recorrentes ou ainda, lucrar com atualizações de sistemas e novas integrações, por exemplo.

    4. Faça parte de um programa de parcerias

    Locaweb Pro é um programa que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor digital. A plataforma criada para desenvolvedores, agências, revendedores e freelas dá suporte aos parceiros para gerir o seu negócio.

    Segmento definido, serviços digitais selecionados e portfólio construído. Qual o próximo passo? Para se destacar na área de desenvolvimento e tecnologia é preciso contar com parceiros de qualidade e que ofereçam um amplo portfólio. Afinal, com o crescimento do seu negócio, novas demandas podem surgir e você precisará estar antenado ao mercado, certo?

    Outro fator importante na definição de parceiros é a cobrança e pagamento dos serviços. É comum no mercado web, serviços de hospedagem de sites e cloud tenham o pagamento em dólar. Se comparado a médio e longo prazo, isso poderá impactar na variação dos seus serviços e aumentar gradativamente os custos fixos.

    Faça uma pesquisa e encontre parceiros que facilitam a sua rotina de agência com suporte especializado, serviços em maior volume e quantidade, capacidade de armazenamento expandida e benefícios para te profissionalizar ainda mais no mercado.

    A Locaweb Pro, unidade de negócios do Grupo Locaweb, é uma das pioneiras no mercado web para Devs, freelancers, agências digitais e revendedores. Aproveite para conhecer as vantagens do programa de parceria e fique por dentro dos benefícios que podem te ajudar a acelerar seus resultados no mercado.

    5. Trabalhe sua presença digital

    A presença digital da sua empresa é seu novo cartão de visitas. Crie um site para colocar suas informações, descrição de serviços, principais cases e todos os contatos oficiais da sua marca.
    É importante destacar que novas demandas podem surgir com a sua presença digital e tornam sua imagem ainda mais profissional no mercado.

    Aproveite os insights e escopo de serviços para clientes para aprimorar ainda mais seu alcance e taxas de conversões. Seja como freelancer ou agência digital, você também poderá usufruir e colher os frutos de uma estratégia sólida na internet.

    Escolha quais redes sociais serão utilizadas pela sua empresa e conte com uma estratégia de conteúdo para impactar potenciais clientes.

    Entre no site da Locaweb para encontrar soluções para vender serviços web!