Ano novo, estratégias novas. Com o novo comportamento de consumidores e avanços tecnológicos e digitais, é essencial começar uma revisão geral no seu e-commerce, buscando identificar melhorias e funcionalidades que podem conectar novos clientes à sua marca na internet. 

Esta é uma etapa muito importante, já que é possível identificar as tendências e ações necessárias para se destacar em relação aos concorrentes e conquistar novos leads.

Afinal, saber como vender na internet requer um aprendizado constante. A cada momento surgem novas tendências, hábitos de consumo, demandas, ferramentas ou mesmo redes sociais que podem mudar a forma como seus clientes se relacionam com a sua marca.

E para garantir sucesso, é preciso construir um planejamento de marketing anual e conhecer a fundo todas as tendências e novidades para o segmento, aumentando a previsibilidade e inovação do negócio. 

Pensando nisso, preparamos um checklist com 12 estratégias para você adotar no seu e-commerce e começar o ano da maneira correta!

1. Revise sua plataforma de e-commerce

O primeiro passo para garantir resultados na internet é apostar em segurança e infraestrutura de qualidade para e-commerces. Também deve ser estabelecida uma rotina para acompanhamento e revisões frequentes para garantir a performance da sua página. 

A hospedagem de sites utilizada precisa estar compatível com a sua quantidade de acessos, diminuindo a taxa de instabilidade e protegendo as informações ali armazenadas. Hospedagens dedicadas e cloud estão entre as principais apostas para sua operação. 

Outro cuidado fundamental é quanto a sua própria plataforma de e-commerce. No dia a dia é preciso contar com recursos integrados para personalizar, administrar pedidos, gerenciar estoque, integrar meios de pagamentos e se conectar a marketplaces e redes sociais de apenas um lugar. 

A Tray E-commerce oferece uma plataforma completa para novas lojas físicas ou online, migração e expansão do seu e-commerce.

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2. Gestão de fretes

A gestão de fretes em um e-commerce é considerado ainda um dos maiores desafios para empreendedores. Além de interferir diretamente na logística de um negócio, também é responsável por desistências e abandonos de clientes. 

Por isso, uma das principais estratégias é automatizar a geração de fretes e oferecer instantaneamente fretes para pedidos. 

Com a Melhor Envio é possível oferecer cotações simultâneas, contar com múltiplas transportadoras, integrar sistemas de rastreio e ainda contar com funcionalidades extras para identificação e envios com parceiros.

Para começar, basta criar uma conta gratuita e começar a encontrar fretes competitivos com economias de até 75%. 

3. Múltiplos meios de pagamento

Os meios de pagamento de um e-commerce são responsáveis por oferecer mais comodidade e segurança para transações online.

Se você possui um e-commerce, aposte ainda em gateway e intermediadores de pagamento para assegurar a troca de dados automática entre instituições financeiras, lojistas e clientes. Recursos como sistemas antifraude e checkout transparente também são funções importantes para quem atinge altas taxas de venda. 

Com a Yapay é possível ainda desenvolver sistemas de pagamento online para serviços de assinaturas e recorrências – para produtos e serviços.

4. Integração com Marketplaces

A atuação em marketplaces é fundamental para expansão de um negócio, principalmente para quem quer vender de multiplataformas e ainda conectar novos clientes. 

Para garantir a conexão com marketplaces com e-commerces, use um integrador para replicar produtos, importar e gerenciar anúncios. 

5. Gestão de redes sociais

As redes sociais são fundamentais para conectar novos contatos e ainda estimular novas interações com uma marca na internet. Entre os principais benefícios estão o impulsionamento de campanhas, social e-commerce e tracking como Pixels para campanhas segmentadas e personalidades. 

Entretanto, para garantir a formação de estratégias sólidas é necessário planejamento e centralização de redes – principalmente se você possui contas em diversas redes sociais. 

Por isso, considere utilizar uma plataforma de gestão para redes sociais para agendamento de posts, social ads, relatórios personalizados e muito mais. 

6. Automação de marketing 

E por falar em gestão, o uso de tecnologias é fundamental para automatizar ações e processos, aumentando a eficiência operacional, escalabilidade de marketing e personalização para jornada de clientes. 

Entre os principais recursos de softwares para e-commerce, podemos citar:

  • Envios automáticos de e-mails e notificações transacionais;
  • Segmentações comportamentais;
  • Geração de leads;
  • Recomendações de produtos;
  • Ativação de vitrine inteligente;
  • Behavior Targeting para campanhas de marketing (BTG);
  • SMS, Push e demais notificações;
  • CRMs;

7. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) para e-commerce é cada vez mais possível, independente do tamanho do seu negócio. A combinação de algoritmos e dados de navegação permite adquirir cada vez mais conhecimento sobre o comportamento e perfil de cada usuário. 

Reconhecendo padrões é possível criar ações inteligentes e integradas para refinar a experiência de visitantes, leads e clientes. 

O primeiro passo para dar o upgrade nessa estratégia é encontrar soluções compatíveis e personalizadas para o seu negócio. 

+LEIA MAIS: Afinal, como utilizar Inteligência Artificial?

8. Growth Marketing

Podendo ser utilizado por qualquer empresa, o Growth Marketing está ganhando cada vez mais espaço entre e-commerces. A principal ideia por trás é aplicar testes e experimentações que visam um crescimento e feedbacks ágeis. 

A adoção de Growth Marketing no universo de vendas online pode ser iniciada em SEO, mídias pagas, remarketing dinâmico, gatilhos mentais para conversão, entre outros.

9. Apps e mobile

Com consumidores cada vez mais digitais, a criação de aplicativos próprios podem oferecer a chance de um novo canal para empresas na internet. Afinal, estar acessível a qualquer cliente é um dos objetivos por trás do investimento em tecnologia. 

Para começar, aposte no uso de Softwares as a Service (SaaS) como a Delivery Direto para personalizar e organizar a sua operação de delivery. A plataforma ainda oferece mais de 15 funções de marketing para aumentar vendas, gerenciar pedidos e fidelizar clientes. 

10. ERPs e sistemas de gestão 

E para quem atua no segmento de alimentação, uma das principais apostas está no investimento de ERPs (ou Enterprise Resource Planning), que significa sistemas de gestão integrados de uma empresa. 

Ao utilizar ERPs é possível gerenciar estoque, contas a pagar, envio e recebimento de notas e relatórios gerenciais para o controle da sua empresa. 

Outros sistemas como PDV, também são apostas para padronizar operações e aumentar o controle de vendas. 

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11. Gestão e automação de atendimento

O atendimento ao cliente é um dos principais processos a serem otimizados e organizados por uma empresa. Para quem vende online é preciso ainda identificar pontos de interação em multiplataformas como e-mail, sites, redes sociais e chats e adotar medidas padronizadas para a experiência e jornada dos clientes. 

Para isso, a gestão de atendimento é fundamental para profissionalizar sua marca, administrar atendimentos e aumentar suas conversões. 

A plataforma de atendimento Desk360 é uma das melhores opções para centralizar e organizar uma operação de atendimento. Além disso, você poderá ativar recursos para chat, helpdesk e CRMs – automatizando fluxos e respostas automáticas em qualquer canal. 

12. Tecnologias dedicadas

O investimento em tecnologia pode ser fundamental para a expansão na internet em qualquer fase e estágio de um negócio.

Com o crescimento no mercado Be Online, Commerce e SaaS, diversas empresas podem anotar e desenvolver sistemas cada vez mais personalizados para aumentar a capacidade tecnológica e garantir a inovação. 

Para garantir a rápida adoção de novas tecnologias é necessário mapear sua operação e contar com parceiros e fornecedores com ampla diversidade de recursos e ferramentas. 

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