Quem tem um e-commerce sabe a necessidade de fazer uma gestão assertiva e cuidadosa do negócio, não é mesmo?

O crescimento expansivo dos comércios online nos últimos anos e o boom deste tipo de negócio ocorrido durante a pandemia estreitou os laços das pessoas com as compras virtuais, deixando a desconfiança em segundo plano.

Portanto, se você tem uma loja virtual, também necessita de uma gestão do seu e-commerce que esteja alinhada com os princípios e objetivos da sua empresa, já que este é um passo essencial para atingir sucesso nas ações de atração e fidelização da clientela.

Aí após ler isso, pode surgir aquela pergunta – como uma pulga atrás da sua orelha: Será que a gestão do seu e-commerce é boa “mesmo”? Sim? Não? Talvez?

Se a sua resposta foi negativa ou mesmo um “talvez” –  ainda não é razão para se preocupar – pois no artigo de hoje falaremos exatamente desse assunto, ou seja é seu dia de sorte!

Vamos dar o caminho das pedras para você fazer uma boa gestão do seu e-commerce e  tirar todas as dúvidas sobre o assunto, de forma que ao fim da leitura você esteja fazendo uma gestão de excelência da sua loja virtual.

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    Mas, afinal, o que é a gestão de e-commerce?

    A gestão de e-commerce trata-se de um rol de atividades que compreendem o planejamento de um negócio de vendas online, a execução e também o monitoramento das atividades da empresa.

    Esse processo de gerenciamento precisa ocorrer sob a supervisão de um gerente de e-commerce e em geral reúne cinco diferentes setores do e-commerce:

    • estoque
    • financeiro
    • logística
    • marketing
    • tecnologia

    Mas porque esses setores em específico? Pois devido a suas características e responsabilidades nas atividades cotidianas eles são como peças na engrenagem do e-commerce – ou seja – caso um deles apresente problemas, os demais terão falhas concomitantes.

    Conheça abaixo quais são essas responsabilidades e como elas atuam na gestão da loja online.

    1. Setor do controle de finanças

    A área financeira existe por definição para controlar os recursos monetários do e-commerce e analisar como tais recursos estão sendo utilizados, portanto a  responsabilidade deste setor inclui:

    • Delimitar o orçamento anual dos demais setores;
    • Estabelecer as metas para alcance do ROI – retorno sobre o investimento – visando que este seja positivo;
    • Definir as métricas de acompanhamento do negócio, por exemplo: taxa de conversão, ticket médio,custo de aquisição de cliente, etc…
    como fazer a gestão de um ecommerce

    2. Setor do gerenciamento de estoque

    O departamento que cuida das demandas referentes ao estoque tem por responsabilidade gerenciar a distribuição dos produtos do ecommerce e entre seus afazeres, listamos: 

    • Escolher  local adequado para o depósito – que seja de fácil acesso para agilizar e facilitar os trajetos e trâmites logísticos;
    • Organização da área de armazenagem;
    • Coordenar entrada e saída dos produtos;
    • Avaliar se há acúmulo excessivo de mercadorias

    3. Setor de Logística

    Este setor, por sua vez, é responsável pelo processo de entrega das compras aos clientes do e-commerce e recomenda-se que esta equipe fique responsável por:

    • Manter-se em contato  constante com os fornecedores;
    • Avaliar os meios de frete disponíveis – Correios e/ou transportadoras – para definir qual torna-se mais viável, eficiente e econômico;
    • Estar sempre acompanhando os prazos de envio a fim de evitar atrasos;
    • Estabelecer as melhores rotas das entregas de acordo com a localização do estoque físico da loja.

    4. Setor de Marketing

    A área do marketing tem por função a divulgação da marca do e-commerce e oferecer valor aos clientes que já conhecem o negócio e também de clientes em potencial. Para atingir tais objetivos, suas responsabilidades são:

    • Criação de conteúdos nas mídias digitais que gerem engajamento para a marca;
    • Desenvolvimento de estratégias orgânicas a fim de que o e-commerce ganhe visibilidade nos mecanismos de busca;
    • Estabelecer e definir valores para investimento em anúncios pagos (seja em buscadores ou redes sociais) visando  atingir potenciais compradores de forma  mais assertiva;
    • Avaliar o comportamento do público-alvo do e-commerce;
    • Analisar resultados de campanhas e identificar alternativas para melhorá-las, caso os números obtidos não sejam satisfatórios.

    5. Setor de Tecnologia da Informação

    O setor de tecnologia, por sua vez, tem por incumbência zelar pela estrutura da página do e-commerce, portanto ele deve:

    • Ter conhecimento na área do TI;
    • Acompanhar tendências de mercado.

    Observação: aqui destacamos que se o seu negócio online for em plataforma de e-commerce, não é  necessário contar com uma equipe exclusiva de TI, pois tal serviço já gerencia por conta própria toda a parte técnica: código-fonte, hospedagem, meios de pagamento…

    Como fazer a gestão do seu e-commerce de forma assertiva

    Depois de saber o que é a  gestão de e-commerce e quais setores implicam diretamente nela, vamos te passar estratégias e dicas para administrar sua loja virtual, passo a passo.

    Passo 1: Elaborar um planejamento

    Toda e qualquer atividade econômica precisa ser planejada, pensada a fim de gerir o negócio com eficiência.

    A maneira como sua empresa é gerida faz toda a diferença nos resultados obtidos. Então, se preocupar com uma boa administração oferece ao seu negócio maiores vantagens competitivas.

    A gestão de e-commerce necessita de um planejamento estratégico para que as operações sejam realizadas e criem-se estratégias que orientem as ações a serem feitas para obtenção de resultados positivos.

    Ao ter um planejamento adequado no seu negócio virtual, você consegue:

    • escolher as melhores ferramentas para o seu negócio;
    • otimizar os gastos;
    • construir uma marca consolidada;
    • elencar ferramentas e recursos de forma mais democratizada;
    • colocar sua marca em destaque;
    • deixar os concorrentes pelo caminho
    o que é ecommerce

    Passo 2: Organização do estoque

    Quando o assunto é e-commerce, agilidade é palavra de ordem – portanto, desde o momento da compra até a entrega, aconselhamos que os processos sejam simples, ágeis, ordenados e livres de “enrolation” para entregar a melhor experiência para seu cliente.

    Para fazer boas entregas a  primeira providência a ser tomada é ter uma  boa gestão de estoque – repondo constantemente os produtos e controlando entradas e saídas.

    Além de melhorar o processo de venda, separação e entrega, uma organização eficiente do estoque ainda colabora no controle das finanças, pois ao monitorar cuidadosamente o estoque você consegue ter uma previsão sobre:

    • número de vendas
    • dados acerca da receita
    • necessidade de reposição de produtos
    • produtos que mais vendem em determinada época
    • preparação da loja para eventos sazonais

    O ideal aqui é ter esse processo 100% automatizado e integrado aos sistemas de vendas, emissão de nota fiscal, envio de produto etc… pois isso evita erros humanos e atualiza os dados em tempo real – evitando incongruências.

    Passo 3: Estudo do  mercado

    Fazer uma boa gestão do seu e-commerce assim “no escuro” é impossível – diga-se de passagem.

    Sugerimos aqui optar pelo modelo de gestão baseado em dados, através do benchmarking, ou análise da concorrência.

    Afinal este é um processo necessário para que seu negócio entenda o que outras empresas similares a sua estão fazendo em suas estratégias – observando o que deu certo e o que precisa ser readequado – ou seja, aprender com o mercado e adaptar-se a ele.

    Passo 4: Cuidar da comunicação entre equipes

    Um gerente de e-commerce deve organizar reuniões periódicas que apresentem o cenário atual do ecommerce e facilite o diálogo entre as equipes.

    Este tipo de comunicação sempre que possível precisa ser registrada para que todos os colaboradores estejam cientes dos caminhos a serem definidos e também para que possam consultá-los sempre que surgirem dúvidas.

    Passo 5: Organização do fluxo de caixa

    O fluxo de caixa é a parte do negócio responsável pelo acompanhamento de entradas e saídas de dinheiro,  na gestão de e-commerce.

    É o mecanismo que regula todos os rendimentos (especialmente o lucro obtido pelas vendas) e as contas a pagar (impostos, salários de colaboradores, custos operacionais, etc)

    Com base nas informações do caixa é possível  controlar as finanças do negócio, otimizar gastos, preparar sua loja virtual para sazonalidades, cumprir suas obrigações legais, entre outros…

    Passo 6: Avaliação dos meios de pagamento

    As entradas para o fluxo de caixa dependem do bom funcionamento dos meios de pagamento do seu e-commerce, já que é por meio deles que você obterá os valores recebidos pelas vendas.

    Avalie qual deles oferece as melhores formas de pagamento para o seu público alvo, bem como as taxas por transação e prazos de liberação de créditos e escolha aquele que seja mais vantajoso para sua loja.

    Passo 7: Categorização dos produtos

    Elaborar um inventário das mercadorias e organizar o ambiente físico do estoque, pois este pode ser o diferencial em momentos de recebimento de reposições e despacho de encomendas.

    Isso porque sabendo onde cada categorias de produtos está, consequentemente os fluxos de distribuição e entrega ficam mais simples e ágeis.

    Os métodos de gerenciamento de estoque são bem variados – mas os mais conhecidos são:

    • PEPS – primeiro a entrar, primeiro a sair
    • UEPS – último a entrar, primeiro a sair
    • Just in time – na hora certa – se armazena uma quantidade mínima de produtos

    Analise as possibilidades para compreender qual é a mais viável para seu e-commerce.

    como vender pela internet

    Passo 6: Investir em marketing digital

    Para uma gestão de e-commerce que obtenha pleno sucesso é imprescindível  investir no marketing digital – com estratégias orgânicas e/ou pagas – que são os pontos de partida para conquistar o público.

    Sua loja virtual precisa desenvolver abordagens pautadas em SEO – que tratam-se de conteúdos otimizados com foco em palavras-chave e temas que seus potenciais clientes têm interesse e irão buscar na web para então achar a sua loja.

    Investir nas estratégias pagas, seja no Google ou nas redes sociais, são muito importantes, mas demandam alinhamento direto com o setor financeiro, pois será necessário investir dinheiro nestas campanhas.

    Aqui vale avaliar qual o modelo de cobrança  vale mais a pena para o seu tipo de divulgação:

    • por cliques
    • ou por impressões

    Passo 7: Escolher uma plataforma de ecommerce

    Se seu negócio optar por uma plataforma de e-commerce saiba que ela pode facilitar muito a gestão da sua loja virtual, já que com ela, você não precisará de uma equipe interna de tecnologia, como dito anteriormente no texto.

    Para escolher a melhor plataforma, recomendamos que alguns requisitos básicos sejam oferecidos:

    • Produtos, vendas e visitas com quantidade ilimitada;
    • Integração aos meios de pagamento e frete;
    • Gama de temas customizáveis e preferencialmente gratuitos;
    • Integração à canais de vendas online e offline;
    • Loja de aplicativos para personalização da sua loja virtual;
    • Integração com marketplaces.

    Passo 8: Integrar a gestão do ecommerce com um sistema ERP

    Contar com as ferramentas certas para auxiliar na produtividade do seu e-commerce. E aqui a dica é ter um sistema ERP que integre toda a gestão da loja, com funcionalidades que ofereçam:

    • agilidade
    • registrar e gerir dados
    • organização de estoque
    • praticidade
    • controle de caixa
    • economia
    • opções de política integrada
    • automatização de tarefas
    • menor chance de erros

    Essa é uma questão determinante para uma boa gestão de e-commerce, pois um software assim integra o gerenciamento empresarial e em geral são vinculadas a plataformas de e-commerce.

    Atualmente o mercado possui ampla oferta de ERPs, mas nossa sugestão é usar aquele que dispõe de mais funções por um preço justo.

    E para você testar o melhor  sistema do mercado,  os clientes LOCAWEB tem 3 meses grátis para usar o ERP da Bling sem custos. É só inserir o cupom: #locaweb e aproveitar.

    Certamente você irá comprovar como um sistema desses é imprescindível para uma boa gestão do seu e-commerce.

    Essa oferta é válida apenas para novas contas e infelizmente não acumula com outras promoções. Use este link, que já carrega o cupom automaticamente, assim você começa imediatamente a desfrutar dessa super oferta.

    Gestão de e-commerce – ficou tudo entendido sobre o assunto?

    Conforme abordado no texto a gestão de e-commerce é fundamental para que sua empresa online seja saudável financeiramente (e em todos os aspectos) e que ela seja sustentável.

    É por meio de uma gestão eficiente que as principais frentes do seu negócio são alinhadas, articuladas, pensadas, para posterior execução. E ao ser bem feita, essas ações repercutem com efeitos positivos.

    Então sem desculpas para organizar seu e-commerce, começando hoje mesmo usando essas dicas e aproveitando a oferta da Bling!  Você tem tudo para dar certo!