Aumentar as vendas de um negócio não é uma questão de mágica, mas de uma boa estratégia de marketing. Porém, além de planejar e executar esse tipo de ação, a equipe precisa recorrer a ferramentas de mensuração de resultados de marketing. Só assim ela conseguirá avaliar o que foi efetivo para aperfeiçoar as campanhas e otimizar novos investimentos.

Quer saber por que medir seus resultados em marketing e quais são as melhores ferramentas para isso? Confira este post! Vamos abordar todos esses tópicos e tirar suas principais dúvidas sobre esse tema.

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    Por que mensurar os resultados de marketing?

    Por mais que as generalizações sejam perigosas, não há dúvida sobre um fato: toda empresa precisa medir o retorno de seus investimentos. Afinal, ela precisa entender quanto cada ação que ela realiza — abrir uma nova loja, expandir suas operações para o e-commerce, contratar um funcionário — impacta em seu faturamento e na lucratividade do negócio.

    Isso também acontece com o marketing. Suas ações não só são um investimento, como estão entre os principais que uma organização pode fazer. Logo, a percepção sobre o sucesso ou não de uma campanha não deve ser subjetiva. Ela precisa ser baseada em dados, para que a empresa saiba exatamente qual foi o resultado gerado.

    Porém, a importância de medir os resultados de marketing vai além de entender os retornos das campanhas. Aqueles relatórios, cheios de informações que assustam a maioria das pessoas são, na verdade, uma espécie de diagnóstico.

    Quando analisados atentamente, os relatórios não mostram apenas “qual” foi o resultado, mas principalmente “o que” deu certo e o que não funcionou. Assim, sua equipe sabe para onde direcionar os recursos nas próximas campanhas, tornando-as cada vez mais certeiras e efetivas.

    Vamos dar um exemplo prático. Suponha que sua loja virtual está realizando uma liquidação e você anunciou no Facebook e no YouTube. Os relatórios mostrarão qual dos canais levou mais clientes ao site e o custo de cada uma dessas aquisições. Dessa forma, em uma próxima ocasião, será possível concentrar recursos na melhor opção.

    Como fazer a mensuração de resultados de marketing?

    Quando se fala em como mensurar resultados de marketing, é necessário ter dois fatores em mente. O primeiro é conhecer ferramenta que fornecem esses dados, que devem ser analisados para obter insights relevantes e otimizar as campanhas.

    O segundo diz respeito à mentalidade de quem está fazendo essa análise. As ferramentas que vamos falar daqui a pouco trazem uma série de métricas, e algumas são aclamadas pelo mercado. Porém, isso não significa que todas elas são importantes para sua avaliação.

    A escolha das métricas precisa estar diretamente relacionada aos objetivos da sua campanha. Então, foque nos dados que mostram o resultado da ação em relação à sua meta ou o desempenho nos passos que levam a ela.

    Por exemplo, se a sua equipe formulou um e-mail marketing para vender um determinado produto, como um curso online. Em primeiro lugar é preciso analisar a taxa de conversão. Entre as pessoas que receberam a mensagem, quantas realizaram a compra?

    A taxa de conversão mostra principalmente a força da sua oferta e a adequação dela ao momento do consumidor na jornada de compra. Em um primeiro momento, ela é a análise essencial. Depois, a empresa pode começar a analisar outros aspectos também.

    mensuração de resultados de marketing

    Você pode, por exemplo, passar a verificar quantas pessoas clicaram no link para conhecer melhor o curso. Também é possível descobrir qual é a taxa de contatos que sequer abriram o seu e-mail. Qual é a importância dessas análises? Mostrar em qual ponto dessa cadeia sua ação foi fraca para melhorá-la.

    A baixa taxa de abertura de e-mails mostra que o título pode estar pouco atraente e precisa ser pensado com mais cuidado, para despertar o interesse do lead. Uma taxa de cliques desfavorável também revela uma série de problemas, que vão desde uma base de contatos “fria”, que ainda não está pronta para receber uma oferta até uma mensagem não convincente, que não passou o senso de urgência ao leitor.

    Então, a métrica útil é aquela que indica o que sua equipe precisa fazer. Ela permite “costurar esses furos” na estratégia para não deixar nenhum possível cliente escapar da próxima vez.

    Quais são as principais ferramentas para mensuração de resultados de marketing?

    Depois que você já entendeu a importância de analisar dados e os cuidados para isso, vamos falar sobre as ferramentas que a empresa pode utilizar para coletá-los. Conheça-as logo abaixo.

    1) Google Analytics

    Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar os fluxos de navegação e interações nas páginas de uma empresa, como seu site ou blog. O relatório mostra a origem dos visitantes, o que acessam com maior frequência, fluxo até a compra, entre outros dados.

    2) Scup

    Essa é uma ferramenta que permite monitorar o que as pessoas dizem sobre suas marcas e produtos no ambiente digital. O usuário insere os termos desejados e o Scup mostra o que estão dizendo a respeito dele em sites, blogs e redes sociais. Além de ser um termômetro para avaliar a percepção de bens e serviços, pode ser usado para obter insights valiosos sobre como interagir com o público.

    3) Facebook Insights

    Se o seu objetivo é avaliar a reação do público às suas interações no Facebook, essa é a ferramenta ideal. Ela mostra o alcance das suas publicações, quantidade de interações (comentários, curtidas, compartilhamentos) e a performance do conteúdo.

    4) MOZ

    A MOZ é uma grande aliada para quem quer transformar seu conteúdo em um verdadeiro ímã para atrair consumidores. Ela mostra quais são as palavras-chave ideais para usar em suas campanhas, colocando sua empresa ou canal no topo dos rankings de busca.

    5) RD Station

    A plataforma RD Station monitora os resultados dos diferentes canais utilizados na campanha. Ela não só permite a automação do marketing, mas garante uma visão precisa da interação do público, como número de visitantes, de leads, conversões, entre outras.

    6) Adservers

    Se a sua empresa também investe em anúncios na rede, os Adservers são ferramentas que fornecem um relatório detalhado dos resultados de campanhas. Você consegue ver qual delas obteve maior número de cliques, os formatos que chamam a atenção dos usuários, conversões etc.

    Tão importante quanto analisar as métricas é identificar que ações podem ser feitas para otimizar as campanhas. Sem essa visão, por melhores que sejam as ferramentas de mensuração de resultados de marketing, a empresa não conseguirá explorar todo o potencial dos investimento realizados.

    Gostou do post? Que tipo de métrica você costuma analisar no seu negócio para avaliar os resultados de suas ações de marketing? Conte para nós nos comentários e participe da conversa!

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