As marcas já aprenderam que para fazerem sucesso no ambiente online, a primeira tarefa é investir em novas ações para aumentar o seu alcance na internet. Afinal, mais de 134 milhões de pessoas só no Brasil estão online e passam em média 3h39 minutos por dia, navegando.

Diante disso, é preciso acertar na escolha dos canais e plataformas nas quais sua empresa poderá investir.

Uma das opções que mais ganham espaço são as redes sociais, que oferecem recursos de vendas, construção de marca, interações real time e mais conhecimento sobre seu público-alvo.

Com uma porção de funcionalidades e atualizações cada vez mais constantes, as redes sociais podem exigir um planejamento sólido para introdução e desenvolvimento de estratégias para o dia a dia.

Dessa forma, as marcas que desejam se consolidar de maneira profissional, precisam estar por dentro de cuidados que envolvem a atuação e gerenciamento de redes sociais da sua empresa

Para te ajudar a aproveitar seu espaço e aumentar seus resultados nas redes sociais, acompanhe o nosso artigo e descubra 6 recursos para começar o gerenciamento de redes sociais com a Etus. Vamos lá?

“Estou começando agora nas redes sociais… O que devo fazer?”

Antes de criar apenas uma conta comercial é preciso estudar o seu segmento e ramo de atuação, buscando identificar quais seriam as oportunidades existentes para o seu negócio e em quais redes sociais seu público pode estar.

Diferentemente de outras estratégias, a atuação nas redes sociais requer frequência e constância – afinal de contas, seguidores não seguem marcas e contas fantasmas. 

Após definir seus objetivos e o posicionamento adotado em cada uma das redes, faça um levantamento sobre o comportamento da sua persona e quais práticas podem ser inseridas para garantir alcance e públicos em potencial. 

Dicas para escolher suas redes sociais

Essa talvez seja uma das questões mais frequentes: quais redes sociais fazem sentido para o meu negócio? Devo estar em todas? E a resposta é: não necessariamente. 

Diferentes plataformas estimulam diferentes comportamentos. Dessa forma, os seguidores do Instagram podem ser completamente diferentes dos seus seguidores no Facebook, exigindo certo esforço e ações compatíveis para performance em cada canal. 

Por isso, o próximo passo é aprender a identificar quais oportunidades as redes sociais trazem para a sua marca. Em resumo, podemos destacar os níveis de alcance x rede social:

  • Facebook: possui 127 milhões de pessoas ativas mensalmente 
  • WhatsApp: 120 milhões de pessoas estão ativas, com exceção de contas comerciais registradas oficialmente;
  • YouTube: 100 milhões de pessoas ativas mensalmente e com potencial de atingir 64% dos consumidores antes de fechar uma compra, sendo substancial para 80% do tráfego em vídeo na internet;
  • Instagram: possui 65 milhões de contas ativas com 90% do público com menos de 30 anos;
  • LinkedIn: atualmente está com 45 milhões de pessoas ativas mensalmente só no país com possibilidades para atuação B2B e B2C.

Quando aliadas ao custo-benefício e oportunidades, as mais lucrativas se tornam Instagram e Facebook. 

E se você chegou até aqui, está na hora de descobrirmos como expandir o potencial dessas plataformas e otimizarmos o gerenciamento de redes sociais da sua empresa de forma eficaz. 

O que é preciso saber antes de apostar nas redes sociais

Ações orgânicas e campanhas de mídia paga estão entre as opções mais exploradas dentro das redes sociais.

Na prática, essas ações podem se diferenciar em alguns aspectos e influenciar  as taxas de entregabilidade e alcance, dependendo dos algoritmos de cada rede. 

Vale destacar ainda que para ter uma performance de alto nível na internet, é preciso construir ações complementares a outros canais como sites, lojas e blogs, servindo para minimizar o impacto que os algoritmos podem trazer a curto prazo. 

Por isso, após definir quais redes sociais farão parte do seu planejamento, faça uma pesquisa para identificar como os algoritmos operam e quais práticas podem servir para o seu negócio, levando em conta qualquer investimento.

Conheça agora os 6 recursos essenciais para começar o gerenciamento de redes sociais

Agora que você já sabe por onde começar, aproveite para conhecer os 6 recursos da ferramenta de gestão para redes sociais Etus e ative aqui 7 dias grátis para adotar todas as estratégias em uma única plataforma.

1. Agendamento de posts

A rotina de publicações para as redes sociais – seja de uma marca ou pessoa -, exige certa frequência. 

Agora, imagine ter que postar manualmente os conteúdos em todas as redes sociais de uma empresa? Isso certamente iria demandar tempo, organização e até variáveis que impactam em prazo e qualidade das publicações. Afinal, todas as redes sociais possuem especificidades que demandam atenção (quantidade de caracteres na legenda, formatos e dimensões das imagens e etc).

Ao ativar o agendamento de posts, você poderá atuar com mais planejamento e previsibilidade, podendo automatizar as publicações em todas as redes sociais e ainda explorar recursos, formatos e criar com a personalização ideal para cada rede social. 

Além de ganhar tempo e aumentar a produtividade, você poderá investir em um cronograma de postagens sem interferir nas demais rotinas. 

2. Impulsionamento de publicações

E não é só com agendamento de posts que se aumenta a produtividade nas redes sociais. 

Antigamente, era preciso entrar em todas as redes e aplicar configurações específicas para impulsionar publicações e campanhas. Com a ferramenta de gestão para redes sociais da Etus, é possível fazer o impulsionamento completo dos seus posts, através de um único painel. 

Basta selecionar o recurso e escolher o período de ativação da campanha, orçamento destinado e público-alvo de sua escolha. 

3. Análise de relatórios de público e canais

Um dos maiores benefícios das redes sociais para empresas é a possibilidade de identificar resultados, métricas e indicadores em tempo real. Entretanto, para criar relatórios consistentes é preciso identificar quais taxas são importantes para o seu negócio e estabelecer uma rotina para acompanhamentos frequentes. 

Muitas empresas ainda precisam centralizar informações e identificar de forma automática todos os resultados por trás das timelines, stories, seguidores, alcance, considerando determinados períodos e canais. 

Para isso, basta configurar a função de relatório ilimitados e selecionar suas redes sociais com as métricas que deseja acompanhar. Seus relatórios poderão ficar personalizados para todas as redes sociais e serão emitidos de forma automática semanalmente, mensalmente ou quando quiser. 

4. Atendimentos centralizados

Atuar nas redes sociais pode aumentar consideravelmente sua demanda de atendimento e interações. Além disso, comentários e mensagens privadas podem surgir a qualquer momento e exigem agilidade entre as interações.

Quando atuamos em várias plataformas é necessário adotar padrões para otimizar e gerenciar os atendimentos que podem surgir. O SAC centralizado é um dos recursos mais essenciais, pois permite responder tudo através de uma única caixa de entrada, diminuindo a espera e aumentando a qualidade no atendimento de qualquer rede social. 

Para seus seguidores e clientes a experiência sempre vai ser a mesma: ao interagir em uma das suas redes, as suas mensagens e respostas irão corresponder na mesma interface. 

5. Gestão de projetos e campanhas

Na rotina de quem trabalha com redes sociais e atua com outros profissionais, agências ou múltiplas demandas, é preciso produzir e aprovar peças para cada uma das publicações.  

Além disso, entre uma demanda e outra é necessário criar briefings, enviar e anexar arquivos, registrar históricos de interações e compartilhar para aprovações internas e externas. 

Com a ferramenta de gestão para redes sociais Etus, você poderá fazer a gestão de projetos, criar demandas e funções individuais para cada membro da conta, centralizando atendimentos e projetos em uma única plataforma. 

6. Captação de leads

Imagine criar máquinas de captura para novos contatos? Seja de um site, e-commerce ou blog, a captação de leads é uma das estratégias mais essenciais para quem atua na internet, permitindo novas conversões e aumento da base de contatos de uma empresa. 

Com a ferramenta de gestão para redes sociais Etus, é possível criar formulários, landing pages, pop-ups e ainda integrar ferramentas de e-mail marketing para o envio de mensagens personalizadas diretamente aos novos leads.

No dia a dia é mais uma praticidade para integrar canais e operações de marketing, profissionalizando processos e garantindo recursos ideais para qualquer negócio. 

Aumentando seus resultados nas redes sociais

Para garantir um gerenciamento de redes sociais na prática é preciso estabelecer planejamento, ações e condições para postagens, adequando o perfil do seu negócio e adotando o monitoramento constante de todas as suas ações. 

Ao utilizar uma ferramenta de gestão para redes sociais é possível ainda simplificar processos, garantir frequência, aumentar a eficiência e apostar nos melhores recursos de cada rede social, sem complicações. E com as múltiplas funcionalidades e integrações, você se dedica ao trabalho estratégico e relevante de cada canal.

Para garantir todas as estratégias, aproveite para ativar 7 dias grátis com a ferramenta de gestão para redes sociais da Etus. Clique aqui para começar o seu teste e aproveite as condições especiais de um dos melhores softwares para redes sociais!
E então, curtiu nosso conteúdo? Então aproveite para conhecer 5 práticas da gestão de redes sociais para a sua empresa.