Indicadas para todos os tipos de negócio, criar uma Landing Page bem estruturada pode aumentar a geração de leads, melhorar a divulgação de um produto e aumentar as vendas.

Quem atua no mundo digital precisa sempre estar atento às principais estratégias de marketing usadas para atrair público e, consequentemente, alavancar vendas. As landings pages, por exemplo, são muito usadas para divulgar ofertas e aumentar o número de conversões. Diretas e objetivas, elas podem servir para promover produtos de forma direta, oferecer descontos e captar informações importantes de possíveis compradores.

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    O que é uma landing page?

    Landing page é a primeira página que um visitante acessa após clicar em um banner, link patrocinado, resultado de busca ou e-mail marketing. A landing page pode ser uma página específica do seu site ou uma página separada, criada especificamente para uma campanha.

    Uma landing page é desenhada para direcionar os visitantes a tomar uma ação específica, como comprar um produto, baixar um material, preencher um formulário, assinar uma newsletter ou até mesmo participar de uma promoção.

    Pensando nisso, construímos um passo a passo para você seguir na hora de criar uma landing page de sucesso e atrair mais clientes para a sua página:

    1) Determine o objetivo da estratégia

    Geralmente, os visitantes de uma landing page gastam apenas alguns segundos para descobrir se o que está sendo oferecido na página atende às suas necessidades. Se os visitantes não conseguem encontrar o que estavam procurando, ou se o seu site não funciona corretamente ou tem problemas de usabilidade, os visitantes irão abandonar sua página sem executar uma ação.

    Para que isso não aconteça, faça desses preciosos segundos de atenção dos seus visitantes valerem a pena e responda as questões que eles normalmente estão procurando por respostas:

    • As informações são suficientes para sanar as minhas dúvidas?
    • Posso confiar nesse site?
    • Quanto tempo leva tudo isso?

    A sua landing page deve atrair os seus visitantes e fazer com que eles permaneçam na página e completem a ação desejada da campanha para gerar uma conversão.

    2) Crie um título chamativo

    O título da página é parte mais importante. Se um visitante clicou em um anúncio, o título deve corresponder com o texto que o levou até a página. Por exemplo, se o um banner ou link patrocinado estiver dizendo: “Download gratuito e-book sobre transformação digital”, essa frase também deve estar no título da sua landing page.

    3) Escreva um conteúdo direto

    Independente do modelo de landing page escolhido, é preciso ficar atendo a uma série de detalhes importantes. Entre eles, estão o cuidado com o visual e o conteúdo oferecido na página, que precisam ser idealizados para atrair um visitante da melhor forma possível. As landings pages devem ter informações como título chamativo, apresentação da oferta em questão e descrições breves, uma boa tática é organizar os pontos principais em tópicos e bullets points. Sem excessos, as páginas também podem trazer fotos que representam bem a empresa e produtos.

    4) Mantenha as características da sua marca

    É muito importante que a sua landing page esteja representando de forma efetiva a sua marca. Manter o padrão de cores e fontes usados em seu material de marketing ajuda a passar a mensagem e reforça o relacionamento de confiança com o cliente.

    criar uma landing page

    5) Foque em uma ação

    Deve haver apenas uma ação possível para o visitante executar, por exemplo, se você está incentivando a compra de um determinado produto, não misture o conteúdo com a assinatura de uma newsletter. Não ofereça mais de uma opção para que a sua conversão e resultados não sejam afetados.

    Remova todos os links, menus e botões que não tenham a ver com a sua campanha. O intuito é evitar que o visitante ignore a sua mensagem navegando para outra parte do seu site. Foque os seus esforços no objetivo da estratégia que foi desenhada para essa landing page.

    6) Aposte em um bom CTA

    Na hora de criar uma landing page, a ação que você determinou que o visitante execute deve estar em evidência. Insira um formulário e um botão CTA (Call-to-action) que leve o visitante diretamente para a ação. Uma dica de design é mesclar as cores da landing page, se você utilizou cores frias para criação do layout, os botões devem ser criados com cores quentes para que sejam bem destacados na página.

    7) Proporcione uma navegação responsiva

    Assim como os próprios sites das empresas, as landings pages precisam ser criadas com base em diferentes tipos de navegação. Quem acessa a página pelo celular, por exemplo, precisa ter uma experiência tão boa quanto a de quem usa o navegador em um desktop. Esse é um item crucial, já que mais de 50% dos acessos de sites são feitos por meio de dispositivos móveis.

    8) Não esqueça da LGPD

    Antes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), um lead que se cadastrava em uma landing page, fornecia seus dados em um determinado formulário, a empresa por sua vez, tendo os dados em mãos, poderia usá-los para outros fins, como envio de ofertas, novidades e assuntos relacionados a marca. Agora com a LGPD em vigor, esse tipo de ação não é mais possível.

    O visitante da sua página tem que saber exatamente para qual finalidade seus dados estão sendo destinados e consentir o uso deles para outras ações. Utilizar os dados sem o consentimento prévio do visitante pode gerar penalidades e até multas para a empresa.

    Criar uma landing page bem estruturada, ajuda a coletar informações de pessoas interessadas no conteúdo da sua página. É por meio de uma landing page que conseguimos fazer com que os visitantes interajam pra valer com um website, então, o ideal é fazer um planejamento da sua ação para que possa chegar ao resultado esperado.

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