Se você atua ou deseja investir em estratégias para crescer na internet, já deve ter notado o avanço da tecnologia nos últimos meses. Com os novos recursos e plataformas, é possível criar estratégias cada vez mais eficazes para conectar novos contatos à uma marca e aumentar o potencial competitivo de uma empresa.

A Inteligência Artificial é uma das principais ações para garantir aumento de conversões online. Por meio dela, é possível que sejam feitas análises de mercado utilizando Big Data, por exemplo.

Com a IA, a gestão de marketing e vendas de sua empresa se torna mais competitiva, já que é possível criar experiências personalizadas e atraentes, além de prever resultados comerciais para gerar mais lucratividade.

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    O que é Big Data

    O termo significa a captação, análise e gestão de informações em larga escala. Ou seja, é um conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas.

    Cada vez mais os negócios têm reunido esses registros para entender comportamentos, avaliar históricos, traçar perspectivas e, de uma forma geral, tomar decisões.

    Os dados são gerados por diversos meios, como redes sociais, softwares, planilhas, documentos, relatórios e muitos outros, sendo estruturados ou não.

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    Como utilizar Big Data e Inteligência Artificial para aumentar conversões

    Diariamente, são gerados diversos dados pelas empresas, principalmente por meio das redes sociais. Porém, o volume de informações é tão grande que as técnicas tradicionais de processo e análise de informações são incapazes de lidar com ele.

    É aí que entra a Inteligência Artificial. A IA faz com que a máquina seja dotada da capacidade de aprendizado. Por meio de códigos, é realizada uma varredura em grandes quantidades de dados em busca de padrões.

    Entre os softwares possíveis para esse fim, pensando no aumento das conversões, estão:

    • softwares para automação de Marketing;
    • softwares para gestão de leads (LRM);
    • softwares para gestão de vendas (CRM).

    Possibilidade de utilização dos dados

    Como já mencionado, é possível utilizar dados para lidar com diversas atividades do negócio, que vão desde a experiência do cliente, até análises avançadas para previsão de lucro.
    Entre os insights que podem surgir com seu uso, podemos citar os exemplos:

    • desenvolvimento de produtos: a Netflix e Procter & Gamble usam Big Data para antecipar a demanda dos clientes, por meio de análises de comportamentos passados, conseguem detectar padrões, o que melhora a experiência do usuário.
    • eficiência operacional: é possível analisar e avaliar a produção, os comentários e as devoluções de clientes. Dessa forma, reduzir interrupções e antecipar demandas futuras.
    • fraude e conformidade: há a possibilidade de identificação de padrões em dados que indicam fraudes, além de agregar grandes volumes de informações para tornar os relatórios regulamentares muito mais rápidos.

    como utilizar big data e inteligência artificial

    Como aplicar a Inteligência Artificial em um negócio online?

    Se você possui uma página na internet, suas chances já existem. Páginas como blog, sites institucionais e e-commerces podem aplicar gatilhos que identificam comportamentos, criando interações personalizadas com cada usuário.
    O principal objetivo está em oferecer as melhores experiências de acordo com os dados de navegação. Entre as principais estratégias e gatilhos para se integrar, podemos considerar:

    • Segmentações comportamentais;
    • Testes ABCDE;
    • Data Analytics;
    • Recomendações de produtos;
    • Email marketing e automação de marketing;
    • Ativação de vitrine inteligente;
    • Behavior Targeting para campanhas de marketing (BTG);
    • SMS, Push e demais notificações.

    Atualmente, qualquer estratégia de marketing pode se beneficiar e utilizar Big Data – seja para estabelecer contato, mostrar ou vender produtos e serviços para públicos altamente segmentados para o seu negócio.

    Para adotar a estratégia e integrar ao seu modelo de negócio, é necessário conhecer a fundo a jornada de clientes da sua empresa, mapear quais tecnologias você já utiliza e quais são os principais canais de interação com a sua marca. Dessa maneira, o investimento em softwares e soluções poderá ser otimizado e pensado sob medida para o seu negócio.

    E para conhecer o que é mais compatível para o seu negócio, acesse o site da All iN Marketing Cloud e descubra como dar o próximo passo para compreender, personalizar e engajar novos contatos – gerando conversão, recompras e fidelização.

    Gostou de saber como a inteligência artificial e o Big data podem aumentar suas conversões? Continue acompanhando o blog da Locaweb para mais conteúdos.