Se você é um microempreendedor e ainda não vende seus produtos on-line, provavelmente está vendo tudo acontecer à sua volta e está se perguntando como vender pela internet, certo?

É inegável que esse é, hoje, um dos melhores caminhos para você divulgar seus produtos e atingir mais clientes. Por isso, neste artigo nós vamos te ajudar a entrar de cabeça no comércio online e vender muito!

Como vender pela internet? — o começo de tudo 

Quando você pensa em como vender pela internet, as redes sociais parecem um caminho mais simples, certo? E ok, elas são. Mas há um ponto importante aí: ter um site.

Portanto, a nossa primeira dica para você começar a vender on-line é montar uma loja virtual, com um site totalmente funcional e adaptado ao seu tipo de produto. 

Seu primeiro investimento deve ser um domínio próprio, escolha um, assim você pode ter um espaço com a sua cara, um logo, sua identidade e todos os aspectos que desejar, principalmente relacionados à segurança. 

Além disso, esse ponto é essencial para que você possa gerar identificação com seus potenciais clientes, e que eles sintam que sua loja virtual é confiável.

Mas nada de sair das redes, hein? Ser multicanal (ou omnichannel) é mais que necessário nos dias de hoje e não esqueça de produzir conteúdos em todos os canais, sempre que puder!

Planeje a logística 

Loja criada. E agora, quais são as opções de entrega dos seus produtos? A logística é um ponto muito importante e não há como vender pela internet sem ter esse cuidado. 

Se for possível contratar uma transportadora, pode ser uma boa solução. Caso contrário, sempre programe os envios com antecedência pelo correio, e leve em conta todos os valores para cobrar os fretes (mas sem preços abusivos!).

A maioria dos microempreendedores em início de carreira costumam investir em outros , como ciclistas ou empresas de logística colaborativa. São mais baratas e podem, então, reduzir os preços de fretes e trazer mais clientes.

Anuncie e monitore as vendas 

Assim que conseguir uma receita razoável com suas vendas, é hora de reinvesti-la em seu negócio! A melhor maneira de fazer isso é com anúncios em redes sociais. É simples de fazer e você pode trabalhar com uma boa segmentação para atingir novos públicos. 

E não se esqueça, claro, de monitorar as vendas para descobrir o quanto os anúncios estão surtindo efeito. Veja por meio de sua plataforma de e-commerce o tráfego e acompanhe as suas vendas e conversões. Isso é muito bom para realizar melhorias!

Para mais dicas como essa, acompanhe o blog da Locaweb!