Do clássico e-mail marketing a uma estratégia baseada nos dados de relacionamento com os clientes, fique de olho nestas maneiras de conquistar o consumidor e nessas ideias para vender mais no Dia das Mães.

O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas do varejo. Certamente, é o pico de vendas para a maioria das categorias no primeiro semestre do ano. Por isso, é uma oportunidade imperdível para usar as melhores estratégias digitais e impulsionar suas vendas.

Para vender mais no Dia das Mães, o e-commerce pode utilizar uma série de ferramentas. O objetivo é claro: atrair mais clientes, mostrar claramente os benefícios dos seus produtos e levar o consumidor à conversão. Nos mais variados momentos da jornada do cliente, você pode usar essas ferramentas digitais para levar aquele consumidor que está só “dando uma olhadinha” a colocar produtos no carrinho e fechar a compra.

É hora de conferir 5 ideias para vender mais no Dia das Mães usando estratégias digitais!

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    1) Faça campanhas por e-mail marketing

    O e-mail marketing continua sendo a forma mais simples, prática e eficiente de alcançar seus atuais clientes, mostrar seu posicionamento de mercado e fazer promoções que geram resultado. Com uma estratégia de e-mail marketing bem desenvolvida, seu e-commerce consegue criar segmentações e montar réguas de relacionamento com seus clientes. Dessa forma, os contatos com os clientes passam a se basear no comportamento do público e conseguem ser cada vez mais assertivos. Nada como oferecer para o cliente exatamente o que ele pode querer comprar, em vez de ofertas genéricas.

    Boas plataformas de e-mail marketing permitem criar campanhas de sucesso de forma fácil e rápida, com acompanhamento em tempo real dos resultados das ações. Dessa maneira, seu e-commerce pode realizar ações de reforço ou ajustar a comunicação rapidamente.

    Entre as principais vantagens do e-mail marketing estão:

    • Gerar identificação com os clientes por um canal direto de marketing;
    • Baixo custo de envio, otimizando os investimentos em comunicação;
    • Segmentação total, com agrupamento dos contatos por características em comum que estão relacionadas ao comportamento do cliente;
    • Praticidade na gestão das bases de dados, na criação das campanhas e no desenvolvimento de cada peça de e-mail marketing.

    2) Construa landing pages de Dia das Mães

    Landing pages são um recurso importante para chamar a atenção do cliente para temas específicos. Afinal de contas, páginas diretas e objetivas que promovem produtos específicos podem criar uma experiência de compra simples e rápida, que aumenta a conversão.

    Boas landing pages são capazes de receber o tráfego que clicou em um e-mail marketing, banner, link patrocinado ou resultado de busca e levar o visitante a tomar uma ação específica: se associar ao programa de benefícios do e-commerce, conhecer as promoções de Dia das Mães ou comprar um produto.

    Existem 8 passos essenciais para estruturar e criar landing pages de alta conversão. Use essas dicas e impulsione as vendas no Dia das Mães!

    ideias e estratégias para vender mais no dia das mães

    3) Transforme o WhatsApp em um canal de vendas

    Durante a pandemia, o WhatsApp se transformou em um aliado de todo varejista. Lojas físicas que estavam fechadas, mas tinham estoque, passaram a usar o aplicativo para ir atrás dos clientes e fechar vendas. Ao mesmo tempo, clientes que mantiveram o isolamento social passaram a usar ainda mais o app.

    O WhatsApp também é uma grande ferramenta para aprofundar o relacionamento com os clientes e vender mais. Aliado ao e-commerce, ele pode aprimorar o contato com consumidores, oferecer uma possibilidade extra de tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos e pode ser um canal adicional para saber as novidades e receber, em primeira mão, informações importantes.

    O WhatsApp ainda traz outros benefícios, como a possibilidade de coleta de dados dos clientes (de forma autorizada) para uso em campanhas de e-mail marketing, Google Ads e redes sociais. Além disso, é um canal que pode ser ativado offline, com o uso de QR Codes em materiais impressos – de cartões de visitas a anúncios em revistas.

    4) Desenvolva uma estratégia de redes sociais

    As redes sociais são um dos principais meios de atração de clientes, que depois podem ser fidelizados a partir de ações de e-mail marketing e WhatsApp. Posts orgânicos e impulsionados no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outras redes permitem que você apareça para os clientes em momentos relevantes e se posicionem de maneira consistente.

    A solução de gestão de redes sociais da Locaweb é usada por mais de 100 mil marcas e funciona não somente como um canal de divulgação de produtos, mas também como um SAC 2.0, como um sistema de gestão de projetos para seu time e como uma máquina eficiente de captação de leads para seu negócio.

    O uso de uma ferramenta de gestão de redes sociais, hoje em dia, é essencial para dar mais produtividade à sua estratégia digital e fazer sua marca aparecer no cotidiano do seu público. Dessa forma, você consegue criar momentos de interação e aumentar a conversão em vendas.

    Tenha a melhor gestão das suas redes sociais em uma única ferramenta!

    SAIBA MAIS!

    5) Defina um calendário de comunicação

    Sua estratégia de comunicação precisa direcionar o cliente para fechar uma primeira compra e impulsionar vendas adicionais. Para isso, é preciso construir um calendário de comunicação, de acordo com sua estratégia de atração e retenção de clientes. Esteja atento, por exemplo, aos momentos em que os clientes têm mais possibilidade de compra: os dias em que o salário do mês caiu na conta e os últimos dias antes do Dia das Mães são gatilhos importantes de conversão.

    Outra dica é construir relacionamentos, em vez de focar em vendas pontuais. Utilize as informações coletadas em cada contato do cliente para desenvolver e-mail marketings, landing pages e ações promocionais diferentes para grupos diferentes de consumidores. Seus clientes VIP, por exemplo, podem ter acesso a condições promocionais exclusivas, ou mesmo produtos em primeira mão. As possibilidades são muito amplas – e entender o comportamento do cliente do seu e-commerce faz toda a diferença para vender cada vez mais.

    O Dia das Mães é uma grande oportunidade para reforçar o relacionamento com seus clientes, oferecer o produto certo com o atrativo correto e acertar na comunicação para gerar mais vendas. Não apenas para a data comemorativa, mas para que o cliente seja seu por mais tempo.

    A Locaweb possui uma série de soluções que aumentam a conversão do seu e-commerce e geram ideias para vender mais no Dia das Mães. De ferramentas de e-mail marketing à gestão de redes sociais, passando por landing pages e WhatsApp, confira o que podemos fazer para ajudar você a vender cada vez mais.