Fortalecer a marca, atrair mais clientes, se posicionar no mercado e divulgar produtos e serviços. Essas são apenas algumas das possibilidades que o marketing nas redes sociais proporciona às empresas.

O Brasil já é o país da América Latina com o maior número de pessoas que acessam essas plataformas, o que significa que seu negócio também precisa estar por lá. Mais do que isso: é preciso executar campanhas e ações de marketing. Para que essa atuação seja eficiente é preciso fazer da maneira certa. Saiba como a seguir!

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    A importância do marketing nas redes sociais para as empresas

    Se as pessoas estão nas redes sociais, certamente seu público-alvo estará por lá, então é indispensável marcar presença e aproveitar essa chance de se comunicar de maneira correta.

    O marketing mudou muito, e hoje o digital é o ambiente principal. As redes sociais entenderam isso e disponibilizaram recursos para que empresas pudessem divulgar suas marcas por meio de campanhas. Os resultados são precisos, já que é possível segmentar essas ações para atingir exatamente quem interessa.

    É possível falar com quem interessa, usando o tom adequado e tratando de assuntos realmente relevantes. O resultado é a maior proximidade e envolvimento do público com a sua empresa.

    Essa audiência qualificada está sempre pronta para receber conteúdos interessantes, interagir com eles e, quem sabe, ser convencido a consumir. Para converter, no entanto, é preciso de planejamento e do uso dos recursos certos.

    O planejamento de marketing para redes sociais

    O sucesso no uso dessas plataformas depende de uma estratégia bem executada. O que sua empresa pretende ao fazer marketing nas redes sociais? Se você sabe onde quer chegar, não perderá tempo em ações pouco efetivas, muito menos vai desperdiçar investimentos.

    Definir objetivos é fundamental

    Há diferentes possibilidades como resultado de uma estratégia de marketing. Entre as principais e mais eficientes é possível destacar:

    • fortalecer a imagem da marca;
    • construir engajamento com o público;
    • aumentar a visibilidade da empresa;
    • otimizar o atendimento ao cliente;
    • lançar um novo produto;
    • aumentar o número de acessos no e-commerce;
    • aumentar o número de seguidores.

    Uma empresa pode ter somente uma dessas metas ou ter todas elas de uma só vez. O importante é saber exatamente o que se pretende atingir, assim é possível agir com parâmetros adequados. Se a empresa sabe seus objetivos, adotará as estratégias corretas de marketing para atingi-las.

    As melhores redes sociais para fazer marketing

    Há muito mais redes sociais do que o público imagina. Entretanto, é natural que algumas delas são mais acessadas e apresentam mais chances de interação entre marca e público. A seguir, conheça as principais e veja algumas boas ações para executar em cada uma delas.

    Facebook

    • analise sempre as métricas e entenda de onde estão as pessoas que interagem, quais seus hábitos e interesses no Facebook. Assim você pode direcionar campanhas segmentadas com maior precisão;
    • responda os comentários no post, já que isso gera engajamento e mostra que a página está sempre ativa;
    • no post, evite ultrapassar os 20% de texto dentro das imagens, assim você não diminui o alcance da entrega;
    • impulsione os posts estratégicos, como os de lançamento de um novo produto, por exemplo.

    WhatsApp Business

    • automatize mensagens para ter respostas instantêneas quando alguém interagir. Você pode configurar saudações com o tom adequado;
    •  cheque as métricas de uso do aplicativo;
    • use as etiquetas para identificar clientes de acordo com seus respectivos status diante da empresa;
    • envie ofertas interessantes, mas sem exagerar na frequência de mensagens.

    YouTube

    • produza vídeos tutoriais para ensinar a usar os produtos da marca;
    • crie conteúdos de storytelling, mostrando depoimentos de pessoas que já aderiram ao produto ou serviço;
    • crie campanhas criativas, com a linguagem adequada e as associe a outros conteúdos correlatos, através dos video Ads.

    Instagram

    • utilize o stories para mostrar os bastidores da empresa, explore recursos da ferramenta (enquete, boomerang…) pois engajam com facilidade.
    • os vídeos produzidos para o YouTube também podem ser utilizados no IG TV. Lembre-se de que devem ser verticais;
    • invista em até 5 hashtags por post para alcançar novos usuários;
    • use a ferramenta de anúncios para patrocinar posts;
    • Explore as transmissões ao vivo em momentos realmente interessantes;
    • Use a ferramenta de anúncios para patrocinar os posts.

    Twitter

    • use mensagens objetivas e direcione para outros conteúdos com links;
    • controle o número de tweets diários;
    • se aproprie dos #trends para produzir conteúdos.
    • use hashtags, mas sem exagerar e apenas as relacionadas ao tweet;
    • explore gifs e imagem, eles costumam engajar!
    • retweetar e engajar é fundamental.

    As práticas de marketing mais eficientes

    Executar o marketing nas redes sociais depende de estratégias e recursos com alto poder de conversão. Eles são os mais comuns e que apresentam resultados satisfatórios.

    Links patrocinados

    Campanhas pagas e segmentadas, ou seja, as empresas investem em anúncios que encontrarão pessoas interessadas no seu serviço. Os links patrocinados têm boa visibilidade, se destacando perante outros posts comuns.

    Transmissões ao vivo

    As transmissões ao vivo geram muitas interações, além de aproximar o cliente. O público se sente mais envolvido com a empresa e também tem acesso a um conteúdo exclusivo, que chama a atenção.

    Enquetes

    No Instagram, as enquetes são uma ferramenta com alto poder de engajar. Elas permitem conhecer mais o consumidor, algo fundamental para executar boas estratégias de marketing.

    Posts com questionamentos

    É comum ver empresas criando posts que tragam questionamentos, seja no Facebook, seja no Instagram. É natural que o público responda, se envolvendo com o assunto e se aproximando mais da empresa, ou seja, se engajando.

    Conteúdos ricos

    Não há estratégia eficiente se os conteúdos não forem interessantes. Vídeos, peças publicitárias, fotos, textos e o que mais for publicado deve ser interessante. Esse é o principal parâmetro que o usuário avalia para seguir uma página.

    Os erros que devem ser evitados

    Praticar o marketing nas redes sociais não é uma atividade tão simples quanto se pensa. A estratégia é a base de tudo, então é necessário estar atento a possíveis deslizes. Os usuários têm cada vez mais se posicionado com opiniões, sempre questionando pautas diversas da sociedade.

    Errar na hora de se posicionar pode ser fatal, custando seguidores e engajamento. Falar de qualquer coisa também causa insatisfação. É importante manter o diálogo sobre assuntos correlatos às atividades da marca.

    Outro ponto fundamental é o atendimento. Se seu negócio se propõe a realizá-lo pelas redes sociais, é indispensável executar com qualidade. Não cumprir com isso pode custar caro ao engajamento e à imagem da empresa diante do público.

    A importância de mensurar e otimizar os resultados

    Campanhas de marketing precisam ser avaliadas para entender o quanto elas chegaram perto dos objetivos. Mensurar é fundamental, avaliando as métricas que as ações e os anúncios geraram e analisando o que isso trouxe de positivo ao negócio.

    Só assim é possível trabalhar sempre na otimização das estratégias. É fundamental entender o desempenho das ações, para que cada vez mais elas sejam produtivas e atinjam os objetivos definidos no planejamento.

    Esse é um trabalho contínuo e indispensável. Todas as redes sociais que você viu neste post têm ferramentas integradas de métricas. Nelas você observa o desempenho das campanhas e dos posts, para assim entender quais caminhos precisa seguir.

    O marketing nas redes sociais é uma realidade e deve ser encarado como recurso primordial. Posicionar seu negócio nessas plataformas trará cada vez mais frutos positivos, como a ampliação da marca, a conquista de mais público e o aumento das vendas.

    Você já tem posicionado sua empresa nas redes sociais? Conte nos comentários quais resultados está obtendo!