O sistema de gestão ERP passa, cada vez mais, a ser conhecido como uma ferramenta que auxilia o lojista em integrações, vendas e entregas, principalmente quando se fala em e-commerce. Mas o que muitas vezes não se leva em conta é a organização financeira, desde frente de caixa, até emissão de notas fiscais. Neste artigo, vamos abordar as vantagens que o sistema de gestão traz ao seu negócio através do planejamento financeiro. Confira!

Navegue pelo índice

    Antes de tudo, entenda o que é um planejamento financeiro:

    O processo na teoria é fácil: planejamento financeiro significa organizar os recursos do negócio e distribuir entre as necessidades e contas a pagar. Quando a operação se multiplica em canais diversos, esse planejamento precisa estar sincronizado para funcionar, fazendo a separação dos custos fixos e variáveis. Entenda a diferença:

    • Custos fixos são aqueles menos suscetíveis às situações externas do mercado e da empresa, como por exemplo: aluguel, pagamento de salários, impostos, limpeza e manutenção. São custos que o negócio vai ter independente se tiver vendas. O cálculo dele define a quantia de dinheiro necessária para a operação continuar existindo mensalmente.
    • Custos variáveis: aqueles que sofrem alteração de acordo com as vendas e demandas de clientes. Geralmente, os custos variáveis de um negócio são gastos com suprimentos e matéria prima, estoque, mão de obra temporária, logística e distribuição.

    O planejamento financeiro também é uma forma que o empreendedor tem de analisar o negócio de maneira mais abrangente, podendo fazer planos de investimentos e novos passos para o negócio dependendo do cenário que se apresenta.

    Qual é o objetivo do planejamento financeiro?

    O planejamento financeiro tem o papel de traçar metas para serem alcançadas dentro de determinado período. Ele é um dos processos mais importantes do negócio pois delimita prazos para finalizar o pagamento de determinada dívida ou alcançar um determinado faturamento desejado para que os resultados da empresa sejam os melhores possíveis.

    Manter um bom planejamento financeiro significa dar segurança e proteger o patrimônio da empresa, mantendo o negócio ativo.

    Como fazer o planejamento financeiro da empresa?

    Cada negócio, dependendo do seu ramo de atuação, formato, nicho de mercado, pode ter diferentes métodos para seguir um planejamento financeiro. Em linhas gerais, é possível iniciar o planejamento financeiro através dos seguintes passos:

    1) Entenda o cenário financeiro atual

    Tanto de maneira mais macro (mercado, economia, etc), quanto no contexto do seu negócio. O primeiro passo é sempre analisar o mercado, as expectativas para ter em mãos dados possíveis que possam dar um direcionamento necessário para o gestor.

    2) Diagnóstico financeiro

    O segundo passo é fazer um diagnóstico financeiro do seu negócio: como estão as entradas, as saídas, quanto de valor está comprometido com pagamento de dívidas ou investimentos, mão de obra e custos de operação. A partir disso, também será possível entender quanto é o capital de giro do negócio e como fazer os melhores planos a partir desse contexto. 

    planejanemto financeiro sistema de gestão ERP

    3) Defina objetivos

    Nesta etapa é possível fazer o planejamento de metas e objetivos através do planejamento financeiro. Por exemplo, se o negócio está em uma boa projeção de vendas e o gestor deseja fazer um investimento, é possível definir um objetivo a ser cumprido até determinado período. É uma forma de o negócio ganhar impulso para fazer o direcionamento correto das verbas e crescer com segurança financeira.

    4) Automatize a gestão

    Quando a gestão do negócio é feita através de um ERP, a sincronização das informações ocorre de maneira natural, e o gestor passa a ficar mais tranquilo quanto a entradas e saída de valores, assim como pagamento de contas e emissão de boletos de cobrança. Através do ERP é possível identificar facilmente os números do negócio e entender o ritmo de crescimento.

    Outras formas que o ERP auxilia no planejamento financeiro do seu negócio:

    O sistema de gestão auxilia o gestor mais do que automatizar as cobranças e pagamentos. Com armazenamento em nuvem, ele também é uma ferramenta útil para frente de caixa, assim como para o controle de estoque, ambos processos totalmente interligados ao financeiro da empresa.

    O ERP é uma ferramenta útil para o planejamento financeiro, já que a ampla visão que ele possibilita dá ao empreendedor a possibilidade de arriscar ou segurar em determinadas situações, em projetar crescimento e planejar novos futuros. O lucro do negócio é importante, mas ele é uma consequência de uma gestão eficiente e  com planejamento financeiro calculado, através de um um sistema de gestão online que é aliado do seu negócio. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #locaweb e entenda como a gestão pode ser descomplicada e o planejamento eficiente quando se conta com tecnologia para facilitar os processos do dia a dia, e consequentemente, vender mais!