Acompanhando as tendências dos últimos anos, já se pode prever que em 2022, o e-commerce novamente será uma aposta certeira para quem quer apostar em novos negócios. Mas dentro do universo online, alguns nichos podem ser mais explorados, indo ao encontro das mudanças de comportamento de consumo do cliente, aliando tecnologia e o dia a dia. Neste artigo, separamos algumas das principais tendências de negócios para 2022, confira:

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    O contexto de mercado

    Ainda estamos atravessando anos de pandemia, onde a instabilidade da economia, do consumo, e a hibridização das experiências de compra acontecem cada vez mais. Por isso, se está pensando em um novo negócio, ou mesmo remodelar a sua empresa, é preciso levar em conta o contexto de mercado atual. O consumidor está cada vez mais envolvido pelo universo online, e é preciso se fazer presente nas redes sociais, e-commerce e marketplaces para que a sua marca esteja engajada no dia a dia do cliente. A seguir, listamos alguns tipos de negócios que são tendências em 2022:

    Fintechs

    As chamadas fintechs, são empresas que trabalham na área financeira com processos totalmente baseados em tecnologia. Seu mercado está aquecido, por conta da necessidade de produtos específicos para a gestão dos negócios e com a tendência dos aplicativos para gestão financeira.

    Clube de assinatura

    O que já era uma tendência no início do ano passado, e cresceu 32% no primeiro semestre, volta com ainda mais força em 2022. Os clubes de assinatura na verdade são serviços de curadoria por algum produto de desejo: livros, vinhos, músicas, filmes. Dentro dos negócios online também se pode esperar o crescimento de vendas outbound, ou seja, aquelas vendas com atendimento consultivo, com profissionais para atender e fazer o cliente realizar compras mais assertivas.

    Robôs colaborativos

    Após o sucesso de robôs colaborativos como é o caso dos aspiradores de pó e das assistentes virtuais, cada vez mais o mercado de robôs colaborativos vai ganhar espaço na vida das pessoas. Por isso, vale a aposta no mercado, seja na venda, na manutenção, na interação e até na criação de conteúdo sobre o assunto.

    Mercados autônomos

    As experiências de consumo fora do lar ficarão cada vez mais autônomas. Seja em mercados onde o cliente realiza e finaliza a sua compra sem passar por atendentes, seja em cafés e restaurantes onde a intervenção de serviço humano será cada vez menor. Se o seu negócio é na linha de alimentos e bebidas, esteja atento a essa tendência. Pedidos direto no aplicativo e pagamento em totens são exemplo de serviço autônomo.

    Ferramentas de planejamento online

    Com o trabalho remoto sendo uma opção bastante definitiva para algumas pessoas, criou-se um nicho de mercado para atender o público que precisa de organização, planejamento e estratégia para trabalhar em casa. Ferramentas e aplicativos de organização e planejamento online são apostas para quem quer desenvolver algo digital.

    No e-commerce, quando falamos em tendências para quem já está inserido no mercado, é importante atentar para as vendas por aplicativo, e atendimento por chat, whatsapp, etc, assim como as vendas em tempo real através das Live Commerces, que mesclam entretenimento e vendas. A experiência de consumo online exige, cada vez mais, uma entrega rápida e eficiente, por isso, é importante se cercar de bons parceiros na área de logística.

    O mercado pede novas experiências, e com tantos concorrentes é preciso estar atento às novidades e oferecer o que há de melhor para o cliente.

    Oportunidades da gestão integrada

    Para criar novas oportunidades de negócio é importante estar atento ao mercado nacional e internacional e acompanhar as mudanças e tendências de comportamento do consumidor. Para quem já está inserido no e-commerce, vale manter a integração dos seus canais e contar com ferramentas de gestão para tornar o trabalho cada vez mais fluido e, desta forma, alcançar novos mercados.

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