Executivo destaca estratégias da marca e expectativas para o futuro

Inovação, resiliência e contato com o público são alguns dos fatores que colaboram para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas. João Branco, VP de Marketing do McDonald’s Brasil, fala sobre como a marca mudou suas estratégias de marketing durante a pandemia e revela suas principais expectativas para o futuro.

Como as estratégias de marketing digital do McDonald’s precisaram ser adaptadas ao longo da pandemia?

Tivemos muita cautela e analisamos profundamente nossos movimentos durante esse período. No começo, a principal preocupação foi comunicar para os clientes as mudanças em nossa operação. Fechamos o salão e passamos a operar somente com delivery e drive-thru. Também reforçamos os protocolos de segurança e higiene e implementamos o programa McProtegidos, que visava comunicar todas as nossas ações de cuidado e prevenção.

Como isso se desenvolveu depois desta primeira etapa?

Em um segundo momento, passamos a focar nossos esforços em destacar a praticidade, segurança e conveniência de nossos canais de entrega e retirada de refeições. Eventualmente, retomamos nossas campanhas voltadas para produtos e lançamentos. Mas a todo momento estávamos acompanhando o sentimento de nossos clientes e suas interações. Isso foi essencial para as principais tomadas de decisão.

Após os esforços durante a pandemia, o que podemos esperar do marketing digital para os próximos anos?

Estamos apenas começando. A internet 5G mudará significativamente a capacidade de conexão dos clientes, abrindo muitas possibilidades de contato com o público. As novas tecnologias vão facilitar processos, mas, mais importante do que ser uma empresa que segue tendências e adota as novidades tecnológicas, é conhecer profundamente o seu público. Não existe marketing digital. Existe marketing. Seja em um aplicativo, no metaverso ou em uma mercearia do bairro, o fundamental é ter a capacidade de satisfazer o que o consumidor espera e deseja.