O cliente de e-commerce está cada vez mais exigente com relação a sua experiência de consumo na loja virtual, no marketplace ou outro canal de vendas. É preciso alguns cuidados, e também algumas estratégias para que a experiência do cliente seja a melhor possível, seja na compra ou seja no momento de entrega do produto. A fidelização de um cliente não é uma tarefa fácil, em um ambiente de compra onde o concorrente está a um clique de distância, mas é possível quando o consumidor sente confiança no produto, no atendimento e pode fazer as suas escolhas com relação ao tempo de entrega. Neste artigo, vamos explorar um pouco mais a experiência de compra do cliente no e-commerce. Continue a leitura para conferir:

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    A experiência de compra online

    Quando pensamos em experiência de compra online, precisamos entender que o consumidor terá que ter as informações bastante claras, já que diferente de uma loja física não há um vendedor para auxiliar nas vendas. Por isso, a loja virtual deve conter informações estratégicas:

    • Fotos dos produtos em diferentes ângulos;
    • Informações completas e claras sobre o produto, material, durabilidade, usabilidade;
    • Importante ter um chat sempre aberto para dúvidas de atendimento;
    • Dar opções de preço de frete e tipo de entrega (mais rápida e com preço mais elevado ou mais demorada e com preço melhor);

    Sempre pense que o cliente de e-commerce não pode ficar com dúvidas, tanto em relação ao produto em si, quanto às regras e valores de entrega. Essa primeira experiência dará ao consumidor a segurança para voltar a comprar na sua loja em nova oportunidade.

    Como fazer o cliente se sentir seguro na compra online?

    Com tantas opções de compra online é preciso dar ao cliente a segurança que o seu canal, além de ter um preço competitivo, também oferece vantagens na experiência de compra. Seguem algumas dicas para a sua loja ter:

    Poder de escolha

    Dar o poder de escolha ao consumidor de e-commerce é a melhor estratégia possível para que a experiência de compra seja positiva. Quando o cliente se sente fazendo as escolhas, seja no preço e tempo do frete, seja na forma de pagamento (boleto, pix, parcelado no cartão), ele também sente que a sua decisão prevalece durante a jornada de compra e as chances de haver reclamações também diminui.

    Portanto, pequenas tomadas de decisão na mão do cliente são cada vez mais importantes para que a experiência de compra seja positiva no e-commerce.

    Presença de marca

    A pesquisa sobre o produto a ser comprada é seguida da pesquisa sobre a loja e o vendedor. Se a sua marca trabalhar a sua presença de marca em diversos canais de venda, o cliente terá uma melhor percepção do que o lojista que está somente em um ponto de venda. Isso porque quanto mais canais estiver inserido, mais vendas o lojista realiza e mais possibilidade de retornos de clientes, avaliações positivas poderá ter para poder mostrar aos outros consumidores.

    Pense em mimos e vantagens

    Já como uma estratégia de vendas, o preço do produto já não é mais o único fator decisivo na compra de um produto. Cupons de desconto, mimos na entrega e principalmente vantagens como frete grátis acabam sendo definidores para fechamento de carrinho no e-commerce.

    Automatize a gestão

    Quando a gestão do negócio está integrada aos canais de venda, com a sincronização de dados possível através de um ERP, também é possível entregar uma melhor experiência de consumo ao cliente. Dessa forma, é possível evitar erros nos pedidos e entregas.

    experiência de compra online

    Logística de entrega: dicas para oferecer uma boa experiência

    Como citamos, a experiência de compra no e-commerce passa diretamente pela entrega, seja pela agilidade, seja pelo preço e opções dadas ao cliente. Algumas dicas são importantes para fazer da logística de entrega um fator decisivo para os seus clientes terem a melhor experiência possível na compra online:

    Ofereça opções de frete

    Se o cliente quer pagar mais barato mas pode esperar pela entrega ou se deseja pagar um frete mais ágil deixe sempre à escolha do cliente. Isso demonstra flexibilidade e deixa a decisão nas mãos dele.

    Conte com bons parceiros de logística de entrega

    Tanto para garantir a eficiência na entrega, quanto para conseguir melhores negociações de preço é importante contar com diferentes parceiros de logísticas para não centralizar a operação, mas que sejam de total confiança do lojista.

    Pense na logística reversa

    O consumidor tem o direito de trocar ou devolver a compra, e para que isso ocorra no e-commerce é preciso ter uma logística reversa estruturada, a fim de garantir boa experiência também nesta etapa da venda.

    Gestão integrada para vender mais e melhorar a experiência de consumo online

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